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Àrea Tecnica => Mecânica Geral => Tópico iniciado por: Artur em 28 de Outubro de 2009, 22:37 pm
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VALORES DE MANUTENÇÃO: DESCRIÇÃO
Ferramenta especial indispensável
Grampo para introdução de êmbolos nos estribos de travões.
Fre. 1190-01
Maleta de chaves de velas 16 & 21 mm binário 1,75 & 28 N.m + adaptador quadrado 9-9,52 para chave Ele. 1086
Ele. 1382
Chave para extracção do filtro de óleo, diâmetro de 66 mm.
Mot. 1330
Chave de velas de 14 mm.
Ele. 1382-01
Chave (quadrada de 8 mm) para mudança de óleo de motor.
Mot. 1018
1. RECAPITULATIVO DE MANUTENÇÃO DO MOTOR
Nota:
(*) Qualidade e viscosidade do óleo do motor aplicáveis exclusivamente nos seguintes países:
Alemanha, Andorra, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grã-Bretanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Islândia, Itália, Letónia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Noruega, Países Baixos, Polónia, Portugal, República Checa, Eslováquia, Eslovénia, Suécia, Suíça, Croácia, Israel.
Atenção: para os veículos a circular em países que não constem da lista anterior, consultar a Nota Técnica 6013A (consultar Óleo de motor: Características) .
ÓLEO
Qualidade do óleo do motor (*)
RN0700
Viscosidade do óleo (*) em função da temperatura exterior
t > -20 ˚C 10W40
t > -25 ˚C 5W30 ou 5W40
t > -30 ˚C 0W30 ou 0W40
Capacidade do óleo do motor com substituição do filtro de óleo
4 litros
TAMPA DE ESVAZIAMENTO
Ferramenta
Chave (quadrada de 8 mm) para mudança de óleo de motor. (Mot. 1018)
Binário de aperto
20 N.m
FILTRO DE ÓLEO
Ferramenta
Chave para extracção do filtro de óleo, diâmetro de 66 mm. (Mot. 1330)
Binário de aperto
3/4 de volta manualmente após contacto
VELAS
Ferramenta
Maleta de chaves de velas 16 & 21 mm binário 1,75 & 28 N.m + adaptador quadrado 9-9,52 para chave Ele. 1086 (Ele. 1382) e QUADRADO ARRASTO 3/8". Chave de velas de 14 mm. (Ele. 1382-01)
Binário de aperto
28 N.m
Afastamento dos eléctrodos
0,8 a 1 mm
LÍQUIDO DE REFRIGERAÇÃO
Qualidade do líquido de refrigeração
GLACEOL RX tipo D
Capacidade do circuito de refrigeração
5 litros
2. RECAPITULATIVO DE MANUTENÇÃO DO CHASSIS
RODAS
Binário de aperto
105 N.m
ASRESP
Líquido de travões
Qualidade do líquido de travões
DOT 4, ISO CLASSE 6, Norma RENAULT: 03-50-006
SSESP
Líquido de travões
Qualidade do líquido de travões
DOT 4, ISO CLASSE 6, Norma RENAULT: 03-50-006
DOT 4, ISO CLASSE 4, Norma RENAULT: 03-50-005
TRAVÕES DIANTEIROS
Ferramentas
Ferramenta
Grampo para introdução de êmbolos nos estribos de travões. (Fre. 1190-01)
Binário de aperto
Parafusos dos discos dianteiros
15 N.m
Parafusos das guias dianteiras
32 N.m
Parafusos do suporte do estribo dianteiro
105 N.m
Medições
Diâmetro dos discos dianteiros
260 mm
Espessura mínima dos discos de travão dianteiros
19,8 mm
Espessura mínima das pastilhas de travão dianteiras
8 mm
Para veículos equipados com travões traseiros de tambor
TRAVÕES TRASEIROS
Binário de aperto
Porca dos tambores traseiros
175 N.m
Medições
Diâmetro dos tambores traseiros
203,2 mm
Diâmetro máximo dos tambores traseiros
204,4 mm
Espessura mínima das guarnições traseiras
2,4 mm
Para veículos equipados com travões traseiros de disco
TRAVÕES TRASEIROS
Ferramentas
Ferramenta
Grampo para introdução de êmbolos nos estribos de travões. (Fre. 1190-01)
Binário de aperto
Porca dos discos traseiros
175 N.m
Parafusos das guias traseiras
32 N.m
Parafusos do suporte do estribo traseiro
105 N.m
Medições
Diâmetro dos discos traseiros
240 mm
Espessura mínima dos discos de travão traseiros
7 mm
Espessura mínima das pastilhas de travão traseiras
7,5 mm
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Epa, oh Artur, só tenho uma coisa a dizer por isto...Menos de 6 estrelas é pouco! :cheesy: :cool:
Só tenho uma duvidazita, que se refere a isto:
VALORES DE MANUTENÇÃO: DESCRIÇÃO
Ferramenta especial indispensável
(...)
Maleta de chaves de velas 16 & 21 mm binário 1,75 & 28 N.m + adaptador quadrado 9-9,52 para chave
Ele. 1086
Mot. 1330
Chave de velas de 14 mm.
VELAS
Ferramenta
Maleta de chaves de velas 16 & 21 mm binário 1,75 & 28 N.m + adaptador quadrado 9-9,52 para chave Ele. 1086 (Ele. 1382) e QUADRADO ARRASTO 3/8". Chave de velas de 14 mm. (Ele. 1382-01)
Consegues explicar-me melhor o que se trata essa maleta de chaves. Se conguires uma foto da dita ferramenta completa é mais eu ver/saber do que se trata... :tongue:
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eh pah , até te ajudava ..... se soubesse lololol
isto é retirado de notas tecnicas , com alguns valores a que ninguem por norma liga nenhuma ( binarios de aperto ) e copiei as notas tecnicas e postei aqui ...
mas vou tentar descobrir o que é e se conseguir , aviso te :wink:
pena estes valores existirem em nota tecnica só de 2005 em diante , antes disso , é mais complicado lá chegar
mas julgo que a mecção a maleta de chaves de vela , será , digamos que , um caixa com um conjunto variado de adaptadores de chaves de velas
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Pois eu da minha curta sabedoria em termos de mecânica mais avançada, também interpretei isso, mas se qualquer maneira conseguires averiguar, melhor, e agradeço desde já.
Isso dos binários, por acaso apesar de até nas oficinas Renault não ligarem, tenho que ver se aquando da próxima revisão do Clio, a oficina que irei fazer a revisão tem pelo menos a de velas dinamométrica para medir a força de aperto.
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há certas coisas que o aperto binario não é relevante para o funcionamento da viatura . eu pessoalmente , acho que tudo o que tenha a ver com perifericos de motor , não acho necessario aperto binario desde que , quem faça o trabalho , esteja habituado a faze lo e tem concerteza percepção do que está a fazer . agora a nivel de motor , isso deve mesmo levar os apertos binarios correctos , mas já vi fazer se tanta coisa ......
desde cabeças apertadas a olho binario , já para não falar em filtros de oleo de elemento , que quando dão o aperto ao plastico , apertam até estalar , carteres partidos/estalados por excesso de aperto de bujon , etc .....
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Sim, sei de alguns casos desse tipo do "aperta até 1/4 antes (ou depois) de partir", por causa de terem receio que fique mal apertado. Tanto em bicicletas como em motas e alguns desenrrascansos para os bólides do pessoal nunca tive nenhum problema desse tipo até porque até tenho boa sensibilidade para saber até onde ir no aperto.
Mas tratando-se do meu bólide, que tenciono estimá-lo enquanto cá estiver, se nada de mal acontecer, prefiro dar valor a certos preciosismos como este, do que correr o risco de a longo prazo ter problemas, fruto de alguns erros de manutenção, à custa da minha pouca experiência em certas coisas.
Assim sempre poupo uns valentes trocos em relação a ir à Renault e sempre tenho a minha confiança na qualidade do que realmente é feito na revisão. À Renault irá só para fazer um tratamento/correcção/actualização da centralina.