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Àrea Tecnica => Mecânica Geral => Tópico iniciado por: filipeleite221 em 08 de Janeiro de 2025, 17:03 pm
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Boas pessoal.
Agora virei -me para uma Renault Scenic a gasóleo de 2004, ao qual agora queria ver se aos poucos conseguia por mim próprio arranjar, alguns pontos que preciso de ajuda:
- ao dar pisca para a esquerda não acende, nem a luz, nem no quadrante, mas ao ligar os 4 piscas já dão todos.
O da direita funciona normalmente.
- máximos também não funcionam
- luzes de nevoeiro, tanto da frente como da traseira também não funcionam.
- Na mala, perto do pneu suplente, tem um tipo de alavanca, já procurei no manual mas não encontrei nada a referir isso.
- os bancos traseiros deviam ser rebatíveis ou depende do modelo da Scenic?
Se alguém me poder dar umas luzes agradeço
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As falhas nas luzes poderá ser a própria manete que esteja avariada. No meu Peugeot 307 (chamada COM2000) já troquei uma vez e reparei uma segunda vez. As "palhetas" de metal deixam de fazer contacto, ou ganham sujidade, ganham folga e perdem força. Pode ser algo diferente, mas é uma possibilidade.
Quanto à "manete" na traseira, os manuais são, muitas vezes, genéricos a modelos diferentes, ou diferentes versões, portanto, poderá ser algo de uma versão diferente.
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As falhas nas luzes poderá ser a própria manete que esteja avariada. No meu Peugeot 307 (chamada COM2000) já troquei uma vez e reparei uma segunda vez. As "palhetas" de metal deixam de fazer contacto, ou ganham sujidade, ganham folga e perdem força. Pode ser algo diferente, mas é uma possibilidade.
Irei ver, porque o pisca da direita, mínimos e médios acendem normalmente, pisca da esquerda, máximos e nevoeiro não funcionam
Quanto à "manete" na traseira, os manuais são, muitas vezes, genéricos a modelos diferentes, ou diferentes versões, portanto, poderá ser algo de uma versão diferente.
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Tendencialmente, como a manete para a esquerda, "cai", danifica mais facilmente. Pode ser, ou não, mas se eletronicamente não houver nenhum erro, faz sentido que seja por aí.
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Tendencialmente, como a manete para a esquerda, "cai", danifica mais facilmente. Pode ser, ou não, mas se eletronicamente não houver nenhum erro, faz sentido que seja por aí.
Irei ver é no manual uma coisa que ainda não verifiquei, que são os fusíveis. No tablier por baixo é de facil acesso, pior é no motor que acho que tenho que tirar a bateria fora para aceder á caixa de fusiveis.
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agora aos bocados, estou a ver os problemas, quase tudo elétrico que vão aparecendo, como por exemplo os vidros elétricos, funcionam todos, á exceção do passageiro que nem abre, nem no comando de 4 botões, como na própria porta, outro vidro elétrico traseiro esquerdo, tanto sobe quando carrego no botão como não.
Buzina, mal se consegue ouvir (som fraco).
Quando fui buscar a carrinha estava a marcar de consumo 5.4/5.5/100, com autonomia ainda para 136 km, por descargo meti 10 euros de gasóleo, onde não se mexeu os traços mantiveram-se na mesma, mas com autonomia para 242 km, de um momento para o outro o consumo passou para os 12.5/100 com autonomia apenas para 36km.
De manhã tem alguma dificuldade em pegar, para aí na 2 tentativa lá pega, fica sempre em garagem e aconteceu 2 vezes em andamento desligar com a mensagem Bateria Carga Insuficiência8( acho que é assim).
Tirando isso, depois de pegar anda bem, puxa bem, sem fumos.
Desculpem tanta coisa , mas como o carrinho está gostaria de mante-lo por bastante tempo
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Começar por verificar os fusíveis, embora, no caso das luzes, não me pareça. Se os piscas funcionam e com a manete não, parece ser daí o problema.
A carga da bateria, carro parado não carrega a bateria. Logo, se está parado algum tempo, é normal que a bateria vá descarregando.
Quanto ao consumo, 10 euros hoje em dia pouco dá, só com um valor maior se verá se o ponteiro está a funcionar. O consumo, também só se consegue acertar ao final de umas centenas de km's. Qualquer carro, reiniciando consumos, nos primeiros km's, vai mostrar consumos de 10, 12, 15.... por aí, porque está a controlar todas as acelerações feitas e não um trajeto longo em que há um consumo mais constante.
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Começar por verificar os fusíveis, embora, no caso das luzes, não me pareça. Se os piscas funcionam e com a manete não, parece ser daí o problema.
A carga da bateria, carro parado não carrega a bateria. Logo, se está parado algum tempo, é normal que a bateria vá descarregando.
Quanto ao consumo, 10 euros hoje em dia pouco dá, só com um valor maior se verá se o ponteiro está a funcionar. O consumo, também só se consegue acertar ao final de umas centenas de km's. Qualquer carro, reiniciando consumos, nos primeiros km's, vai mostrar consumos de 10, 12, 15.... por aí, porque está a controlar todas as acelerações feitas e não um trajeto longo em que há um consumo mais constante.
Boas verifiquei todos os fusíveis e estão todos ok, possivelmente o problema estará mesmo na manete.
O vidro elétrico do passageiro é que nem abre nem fecha, pode ser do próprio motor?
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Começar por verificar os fusíveis, embora, no caso das luzes, não me pareça. Se os piscas funcionam e com a manete não, parece ser daí o problema.
A carga da bateria, carro parado não carrega a bateria. Logo, se está parado algum tempo, é normal que a bateria vá descarregando.
Quanto ao consumo, 10 euros hoje em dia pouco dá, só com um valor maior se verá se o ponteiro está a funcionar. O consumo, também só se consegue acertar ao final de umas centenas de km's. Qualquer carro, reiniciando consumos, nos primeiros km's, vai mostrar consumos de 10, 12, 15.... por aí, porque está a controlar todas as acelerações feitas e não um trajeto longo em que há um consumo mais constante.
No caso da bateria a melhor opção é colocar nova?
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No caso da bateria a melhor opção é colocar nova?
O vidro elétrico deve ser motor ou entalamento. Mas penso que o ideal será começar por verificar mesmo se o motor está bom.
Quanto à bateria, é possível carregar. Um carregador hoje em dia é barato, ligado à tomada durante a noite (sempre com o cuidado de desligar os bornes da bateria do carro), de manhã estará carregada. Tive uma bateria que acabou por durar mais uns dois anitos, assim.
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O vidro elétrico deve ser motor ou entalamento. Mas penso que o ideal será começar por verificar mesmo se o motor está bom.
Boas relativamente ao vidro traseiro direito que abria ao contrário, desfardei a porta e reparei que já tinha sido mexido, virei o motor ao contrário e ficou a funcionar, do lado esquerdo deve ser o mesmo problema no módulo, com um spray de limpeza de contatos irei fazer o mesmo procedimento. Já o do passageiro nem se ouve o motor.
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Já deve ter entregue a alma ao criador.
No entanto, lembro-me de ver alguns vídeos de pessoal a por motores a funcionar sem grande custo. É uma questão de ver o youtube.
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Já deve ter entregue a alma ao criador.
No entanto, lembro-me de ver alguns vídeos de pessoal a por motores a funcionar sem grande custo. É uma questão de ver o youtube.
Obrigado pela atenção e ajuda prestada 
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Já agora uma outra questão, fui á sucata ver umas peças e o tipo falou que eu poderia abrir as portas sem chave e sem carregar no comando, que bastava ter a chave no bolso e carregar num dos botões que tem nos puxadores, mas já fiz isso e não há forma de funcionar, terei que ativar alguma função?
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Desconheço se é algo que funcione em todos os modelos, mas é possível fazer isso, sim. Se não funciona, pode estar algo desprogramado.
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Já agora uma outra questão, fui á sucata ver umas peças e o tipo falou que eu poderia abrir as portas sem chave e sem carregar no comando, que bastava ter a chave no bolso e carregar num dos botões que tem nos puxadores, mas já fiz isso e não há forma de funcionar, terei que ativar alguma função?
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Verifique se existe uma espécie que quadradinho de plástico escuro no puxador da porta na parte da chapa, se tiver, significa que tem o sensor de abertura sem chave, a primeira coisa a fazer é, inserir o cartão na carrinha e pôr a trabalhar pois essas carrinhas por norma desativam por segurança o sistema de no-card ao fim de 3 dias de não ser usado, desligar a carrinha e trancar usando o botão do cartão, esperar +/- 30segundos e colocar a mão no puxador da porta e ver se destranca sem usar o cartão (o cartão tem de estar próximo á carrinha), se não destrancar, na parte interior do puxador da porta tem uma espécie de uma moeda pequenina limpar bem com a ajuda de alguma coisa que permita raspar mas sem riscar (um palito ou uma palha de plastico de mexer o café ou algo assim) e verificar se já destranca ao pôr a mão no puxador. Se não funcionar, fazer este procedimento em todas as portas e ver se funciona em alguma pois pode ser o sensor de apenas uma porta avariado ou então poderá ser as antenas que não estão a receber o sinal do cartão. Existe 1 antena na consola central mesmo por baixo do selector de mudanças e pelo menos mais uma por baixo dos bancos traseiros
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Boas pessoal.
Agora virei -me para uma Renault Scenic a gasóleo de 2004, ao qual agora queria ver se aos poucos conseguia por mim próprio arranjar, alguns pontos que preciso de ajuda:
- ao dar pisca para a esquerda não acende, nem a luz, nem no quadrante, mas ao ligar os 4 piscas já dão todos.
O da direita funciona normalmente.
- máximos também não funcionam
- luzes de nevoeiro, tanto da frente como da traseira também não funcionam.
- Na mala, perto do pneu suplente, tem um tipo de alavanca, já procurei no manual mas não encontrei nada a referir isso.
- os bancos traseiros deviam ser rebatíveis ou depende do modelo da Scenic?
Se alguém me poder dar umas luzes agradeço
Alavanca amarela?! Isso é o desbloqueio de emergência do travão eléctrico, ao puxar essa alavanca o cabo vai soltar o travão eléctrico (como se fosse o travão de mão) só deve ser puxada mesmo em último recurso pois as scenic 2 são algo conhecidas por alguns problemas no travão eléctrico.