Forum RenaultPT
Àrea Tecnica => Combustiveis => Tópico iniciado por: jpcanta em 19 de Maio de 2012, 20:56 pm
-
Olá ao fórum,
Comprei recentemente uma carrinha Laguna III 2.0 DCI INITIALE Cx automática de 150 Cv para substituir uma VW Passat Highline 2.0 TDI DSG de 140 CV que infelizmente foi vítima de um acidente violento com perda total.
A Renault proveio da Leaseplan, empresa que gere frotas de renting e leasing. A carrinha está bastante bem conservada, com interiores praticamente novos, e apenas com pequenas marcas na pintura próprias de um automóvel com 4 anos.
No geral a carrinha satisfaz bem: motor com boa resposta, boa dinamica e requinte qb.
A minha surpresa veio da parte do consumo. A carrinha é conduzida habitualmente pela minha mulher, e as médias dificilmente baixam dos 10 l/100 Km. Na Passat o consumo habitualmente rondava os 7,6 a 8 l/100 Km.
Agradecia ajuda, no sentido de saber se estes consumos são normais para esta viatura.
Bem sei que existem muitos factores que influenciam o consumo, mas de facto só andando a 80 Km/h em 6ª é que talvez eles baixem um pouco: será que tenho algum problema? Sei que o antigo proprietério/utilizador fazia essencialmente cidade (Lisboa). Será esse facto suficiente para que exista algum problema na carrinha?
Obrigado pela atenção.
Cumprimentos
-
já fizes te reset ao cb ?
-
Artur,
cb significa "computador de bordo"? Desculpa a pergunta básica.
Caso seja isso, claro, faço resets a cada atesto.
A carrinha puxa relativamente bem, embora estivesse à espera de um pouco mais de alma nos 150 Cv, o que me leva a crer que nao existe nenhum problema mecânico ou electrónico!
A comparação que faço entre a Passat e a Laguna, é com a mesma condutora e trajectos semelhantes: um pouco de cidade e AE entre 130 e 140 Km/h.
Tenho outras viaturas, inclusivamente e a título de exemplo, um Jaguar XF 3.0 V6 D Portofolio S com 275 cv, que faço em situação semelhante entre 9 e 10 l/100 Km, mas é um carro com quase o dobro da potência, mais 2 cilindros e 1 vez e meia de cilindrada!
-
o motor 2.0 dci não é muito economico em relação aos vags, eu na minha 2.0 dci 175 cv faço na casa dos 8 litros ( caixa manual )
-
A cx automatica faz aumentar o consumo em 2 litros??
A carrinha está com 52000 km. Uma repro pode melhorar os consumos de forma notória?
-
Primeira pergunta, sim. Segunda, não, pois 2 litros com uma repro acho muito, ainda para mais nesse motor que tem boa disponibilidade em baixas rpms de origem.
-
a caixa automatica e o peso , a minha é uma laguna II
-
Hoje fiz uma pequena viagem de 60 Km com a Laguna e fui eu a conduzir para tirar dúvidas:
Ida: 10,4 na casa dos 110/120
vinda: 8,6 na casa dos 90/100
Devo dizer que na vinda vim a pisar ovos. Com o meu MINI Cooper D (110 Cv) com este tipo de condução faço 4/4,5 ! Na passat fazia 7. Portanto esta laguna gasta cerca de 2 litros a mais aos 100 do que a passat de 140 DSG! Não fazia ideia que as diferenças poderiam ser tão evidentes.
Continuo à espera que alguém do forum com um laguna 2.0 dci cx auto dê o seu testemunho.
Obrigado
-
continua a espera então ...... acho que é a unica por cá
-
Como estão as revisões? Filtros? Óleo que lá tem?
-
Se calhar também ficou um longo período parada (antes se ser comprada)
Não sei se isso se pode levar em conta porque realmente os consumos são exagerados.
-
nas specs da carrinha vem anunciado 9,5lt consumo urbano
-
Realmente…
Velocidade que ele mencionou, aparentemente a média é em autoestrada.
-
Um pequeno promenor.. já fizeste uma revisão completa?
-
Boas!
Aqui em casa temos a mesma laguna III dCi 2.0 150cv cx auto.
As médias andam sempre por volta dos 7.6/8.0l aos 100km
Tenho aqui uma fotos para veres que estou a falar verdade!
(http://img706.imageshack.us/img706/3121/dscf0521d.jpg)
(http://img600.imageshack.us/img600/9277/dscf0703h.jpg)
-
Boas a todos,
Relativamente à manutênção:
A carrinha era de um contracto de renting, e tanto quanto me foi dado a conhecer, a carrinha fez o programa de revisões que a marca aconselha. Está agora com 52900 Km, pegamos nela com 51000 Km, e o último dono/utilizador diz que fez uma mudança de óleo ao abrigo do contracto de renting uns dias antes de entregar a carrinha. No computador indica revisão dentro de 20000 e qualquer coisa Kms, portanto parto do principio que está tudo em ordem. A carrinha tem jantes 18, que julgo ser um extra além do nível de equipamento inicial. Contudo no documento único automóvel estava outra medida de pneu/jante, mas a carrinha já fez inspecção no sentido de alterar esse "pormenor" que julgo ter sido um erro de "papel".
Há outro dado importante: apesar de não ser acelera com o carro cheio com família, já fiz um pequeno ensaio de velocidade máxima, e carrinha tem dificuldade em superar os 190 Km/h, longe dos 210 anunciados!
Agradeço no entanto o manifesto do Ricardo que mostrou valores completamente diferentes daquilo que alcanço, e que de facto indicia que estou com problemas! Os valores de consumo que publiquei há pouco foram porta/porta, com 2/3 do percurso em AE.
A nossa média nos três depósitos que já fizemos tem sido sempre superior a 10 l/100 Km, isto tendo algum cuidado com o pé. Sei bem o que isso significa, pois para além de ter mais 5 carros sou grande fã de tudo o que diz respeito a automóveis/motos e até algum conhecimento de mecanica (apenas por hobbie).
Por exemplo, a cerca de 110/120, e com o pé levantado e em plano, o consumo instantâneo é cerca de 10 L !!!!!!
Peço ao Ricardo para confirmar que o modelo da Laguna que tem é com caixa automática, pois se sim, esta semana não me resta outra opção que não ir a um concessionário Renault para verificar esta situação. Já agora e ainda para o Ricardo, fizeste alguma reprogramação) Penso que a minha está de origem.
Cumprimentos
JPCanta
-
pois, bem me parecia que querias ouvir uma resposta do genero , estás com problemas ...
até poderás realmente estar , mas agora disses te muito ... Jantes 18 ...
Para teres uma ideia , a laguna III do caçoilauto ronda os 9 litros urbano de consumo , com jantes 18 , caixa manual .
Portanto , fazeres mais 1 litro com caixa auto , é perfeitamente e absolutamente normal .
A minha é uma laguna II , jantes 17 , e raramente anda abaixo dos 8 litros .
A do cunhado do ricardo , julgo ter jante 17 , alem disso , a mesma encontra se no luxemburgo , local mais direito e sem praticamente subidas e descidas ( sim , influencia muito ) e com estradas quase sem trafego urbano . Alem disso , não diz quantos quilometros foram feitos e a que medias de velocidades .
Antes de julgares que tens um problema , começa por :
- verificar a manutenção ( duvido de uma revisão feita aos 50 mil km pois a renault não preconiza nada aos 50 mil km, muito menos a leaseplan iria pagar uma revisão para a seguir vender a viatura )
- faz uma media de 800 a 1000km no cb e verifica a media
- faz uma media a unha , atesta , coloca a 0 , anda 100 kms e volta a atestar
Agora se preferes a resposta do carro tem um problema , então ignora o meu post
-
Artur,
O meu desejo é que esteja tudo bem com o carro, por isso pedi a vossa ajuda no sentido de comprovar os consumos que tenho tido.
No entanto vóleo a frisar que estas medias superiores a 10 l são de um deposito completo e no cb. Ainda não fiz a confirmação, mas temos feito 500 e qualquer coisa kms por deposito. E colocamos sempre mais dezenas de litros do que as centenas de kms feitos, por isso mesmo de cabeça se vê que fazemos mais de 10 l aos 100!!!
Se tudo estiver bem com a carrinha, apenas tenho que exprimir o meu descontentamento com este item, pois parece, daquilo que conheço, descabido.
Obrigado
-
Exatamente como o Artur referiu é de jante 17' , e as estradas são completamente diferentes :wink:
Olha, falei agora com o meu conhado o dono da Laguna ele esta a fazer 7.5 e já fez 200 e tal kms.
Ele também me disse, que durante algum tempo andou a fazer 9.0/9.5
E sim, como perguntas-te também é caixa automática :wink:
Olha também uma coisa, certamente deves ter o AC Automático, o problema das médias ao inicio quando o meu conhado comprou a carrinha, era o AC ligado, porque ele nunca reparou, vê isso, existe um botão para por o AC OFF!
Vai dizendo alguma coisa :wink:
-
Obrigado Ricardo,
Estive a ver agora o http://www.spritmonitor.de/en/overview/41-Renault/371-Laguna.html?fueltype=1&fuelsort=1&vehicletype=1&constyear_s=2008&constyear_e=2011&power_s=149&power_e=155&gearing=2&powerunit=2, (http://www.spritmonitor.de/en/overview/41-Renault/371-Laguna.html?fueltype=1&fuelsort=1&vehicletype=1&constyear_s=2008&constyear_e=2011&power_s=149&power_e=155&gearing=2&powerunit=2,) que tem os consumos de laguna 2.0 dci 150 Cv cx automática, e varia de 5,78 a 8,92!
Hoje quando fiz média de 8,6 vim mesmo a pisar ovos, em IC a 90/100, sem subidas ou descidas acentuadas (moro na margem sul do Tejo - Alcochete), portanto julgo ser dificil fazer muito abaixo disso, e muito menos se esse não for o nosso trabalho/preocupação.
Vou colocar consumos médios (e máximos que já fiz) dos meus outros carros para que vejam o tipo de condutor que sou:
1- Jaguar XF 3.0 D Portofolio S (275 Cv): 9,5 (max 11)
2- BMW Z4 3.0i roadster (231 Cv): 10 (max 12)
3- Mini Cooper D (110 Cv): 5,8 (max 6,5)
4- NISSAN Patrol Gr 2.8 TD (115 Cv): 13,5 (max 15)
5- Renault Megane 1.5 Dci (100 Cv): 5,4 (max 7)
-
permite me que te diga que és um pastelão lolololol
no Z4 3.0I que tive , fazer menos de 16 era uma aventura lololol
alias, não descansei enquanto não o despachei, pois odiei a caixa :S lenta como tudo nas passagens e nem os comandos do volante ajudavam
-
Artur agora estives-te bem :laugh:
Mas faz como te digo, vê se por acaso não andas com o AC ligado :wink:
-
O meu Z4 é manual.
Tenho andado com o a/c ligado.
Já viram o spritmonitor.de?
-
já vi o spritmonitor e nunca consegui fazer os consumos mais altos deles lolol
já vi lá A4 tdis a fazerem 4 litros lolol
-
Quando fores abastecer, faz reset ao CB e tenta fazer + ou - 100 kms de AC desligado :wink:
-
Ok, vou tentar fazer alguns Kms sem A/C, sobretudo antes do Verão!
Obrigado pelas dicas.
No entanto, não quero deixar de transmitir que nos restantes itens a carrinha satisfaz bastante: conforto, requinte e sensação de robustez, isto tudo é salientado com o nível de equipamento INITIALE.
-
E se compraste usada, faz-lhe a troca dos oleos e filtros ;)
-
Hoje vou ligar para o concessionário onde a carrinha fez as manutenções para saber se tudo está em ordem.
-
Já falei com o anterior proprietário sobre os consumos.
Disse que 10/11 litros era o que fazia exclusivamente em Cidade. Em estrada ou AE, e não excedendo os 140, disse que fazia entre os 7,5 e 8 l.
Aliás, recordo-me que quando testei a carrinha, ela tinha 7,5 de média no computador, isto sem o proprietário ter feito qualquer referência a esse item.
Aconselhou a levar a carrinha a um concessionário para check up.
-
é lógico que alguns componentes tem influencia, mas o pé direito tem mais, lol por exemplo o meu boss foi de ponte de sor para a golega, com a carrinha com um reboque com 2 cavalos e fez medias de 13l/100km depois eu fiz o percurso inverso e fiz media de 11,5l/100 km, mas é claro que filtros sujos, e outros componentes desafinados ajudam muito às medias a subir lol
-
Já conduzi uma Megane III ST com o 2.0 dci 160cv FAP manual, jantes 17", e realmente estava à espera que fosse mais económica... Eu fiz 4.4 l/100km numa condução completamente irrealista em nas subidas até tinha medo de pisar o acelerador, e nas descidas nem sabia o que era o acelerador... Aquilo numa condução normal, diria em bom português que menos de 7 litros por 100km é para meninos, portanto partindo do pressuposto que esse motor apesar dos seus menos 10cv na Laguna, é idêntico, e como tem bem mais peso para carregar, jantes 18" e cx auto, 9/10 não me parece nada descabido.
O Mini tem motor PSA... Só para teres uma ideia, cá por casa tenho um C4 com esse motor e essa potencia, sem FAP, com jantes 17" e peso superior ao Mini, fez uma média ao fim de 10 000 kms de 4.7, e é carro em que ninguém anda a trabalhar para médias. Há factores para isso, na semana útil faz geralmente cerca de 40kms diários, dos quais 25 são por nacional a velocidades não superiores a 110/120, os restantes em cidade sem congestionamentos ou subidas. Ao fim de semana, algum liga/desliga, percursos citadinos mas relativamente calmos. Não trabalha para médias mas a condução é suave a maior parte do tempo, daí as médias são baixas. Se fosse para Lx, secalhar menos de 5.5/6 aos 100 era complicado.
Resumindo, para além das condições da manutenção do carro, há muitos factores que influenciam os consumos, por isso é difícil fazer comparações conclusivas mesmo entre carros idênticos.
-
Hoje telefonei para a Renault (Beira Rio no Montijo) e o Sr margarido, o chefe de oficina, pediu para levar a carrinha lá porque ao que parece o director da concessão tem uma carrinha igual e os consumos são dentro dos 7/8.
Caros amigos, mais uma vez agradeço os vossos preciosos testemunhos. No entanto, e mais uma vez reforço, sei bem que existem muitos factores que influenciam o apetite das nossas máquinas. No entanto, também é importante notar: o utilizador é o mesmo, o estilo de condução o mesmo e os percursos são exactamente os mesmos. Tenho várias centenas de mil Km no bolso e se um carro faz 5 l aos 100 em "modo" super-económico", acreditem que eu os faço. Ando de moto desde os 3 anos de idade, e normalmente os motards têm uma sensibilidade especial para estas questões.
Neste caso em modo super-económico, na última viagem que fiz, o melhor que consegui foram 8,6. Hoje a minha mulher foi trabalhar na dita carrinha em AE por cerca de 15 Km, e a média subiu para 9,8, o que quer dizer que fez muito acima dos 10 litros. Na Passat o consumo, em circunstâncias semelhantes, era na casa dos 7/8. Acredito que a Laguna seja menos económica que a Passat, mas uma diferença que chega quase aos 3 litros é que não me parece normal.
Falei hoje com o antigo proprietário para expor esta situação e ele disse que quando fazia exclusivamente Lx, de facto o consumo era na casa dos 10 e mesmo 11, mas nessa situação qualquer carro consome bastante mais. Por outro lado disse que fora da cidade facilmente tinha médias na casa dos 7/8, o que já me parece normal.
-
Vejam este comparativo:
http://www.autoportal.iol.pt/testes-e-comparativos/comparativos/renault-laguna-20-dci-cx-auto-volkswagen-passat-20-tdi-dsg (http://www.autoportal.iol.pt/testes-e-comparativos/comparativos/renault-laguna-20-dci-cx-auto-volkswagen-passat-20-tdi-dsg)
Como vêem as diferenças de consumo entre a Passat 2.0 Tdi DSG e a Laguna 2.0 Dci Cx automatica são irrisórias.
-
Acho que fazes bem em levar a carrinha a renault , para tiraras as tuas dúvidas, mas como já disseram pode ser filtros, óleos etc etc..
Depois deixa aqui o teu report, quando tiveres a carrinha entregue.
Deixo aqui só uma pequena anotação que o carro é diferente.
Cá em casa tínhamos um Megane III dCi 85cv, e normalmente as médias eram de 5.8/5.9/6.0l aos 100, e nunca passavam daqui.
Quanto vendemos o carro a pessoa que ficou com ele queixou-se um pouco porque as médias subiram de 5.9 para 6.6 quase 7.0l aos 100, então o carro foi levado a renault, ligaram o carro a máquina, e nada, tudo bem com o carro!
O senhor da renault até disse que era normal, porque o chefe tinha o mesmo carro e nunca tinha conseguido fazer médias abaixo de 6.0l aos 100.
Eu acho que também depende muito da pessoa, a forma de conduzir etc etc...
Abraços :wink:
-
Já conduzi uma Megane III ST com o 2.0 dci 160cv FAP manual, jantes 17", e realmente estava à espera que fosse mais económica... Eu fiz 4.4 l/100km numa condução completamente irrealista em nas subidas até tinha medo de pisar o acelerador, e nas descidas nem sabia o que era o acelerador... Aquilo numa condução normal, diria em bom português que menos de 7 litros por 100km é para meninos, portanto partindo do pressuposto que esse motor apesar dos seus menos 10cv na Laguna, é idêntico, e como tem bem mais peso para carregar, jantes 18" e cx auto, 9/10 não me parece nada descabido.
O Mini tem motor PSA... Só para teres uma ideia, cá por casa tenho um C4 com esse motor e essa potencia, sem FAP, com jantes 17" e peso superior ao Mini, fez uma média ao fim de 10 000 kms de 4.7, e é carro em que ninguém anda a trabalhar para médias. Há factores para isso, na semana útil faz geralmente cerca de 40kms diários, dos quais 25 são por nacional a velocidades não superiores a 110/120, os restantes em cidade sem congestionamentos ou subidas. Ao fim de semana, algum liga/desliga, percursos citadinos mas relativamente calmos. Não trabalha para médias mas a condução é suave a maior parte do tempo, daí as médias são baixas. Se fosse para Lx, secalhar menos de 5.5/6 aos 100 era complicado.
Resumindo, para além das condições da manutenção do carro, há muitos factores que influenciam os consumos, por isso é difícil fazer comparações conclusivas mesmo entre carros idênticos.
deves falar lá em baixo no algarve no circuito dos consumos... eu fiz 4,2 oh menino :P
-
Quando for à Renault deixo aqui as conclusões.
-
Já agora tambem estou curioso :)
-
Vou esta semana à renault.
A minha mulher fez média de 9,9 durante esta semana (300 Km), alguma cidade, mas maioritariamente AE, que nunca passou os 130.
Hoje fiz uma pequena viagem de 20 Km sem AC e a "morrer" (não passei dos 90) consegui uns milagrosos 8,2!!
De qualquer forma deixo aqui a seguinte opinião relativamente aos ACs: de 2004/5 para cá, altura em que a electrónica automóvel alcançou maior fiabilidade e os Ac se tornaram mais eficientes, portanto necessitam de menos energia, as viaturas de cilindrada média/alta (de 2000 para cima) não sofrem grandes oscilações nos consumos com Ac ou sem Ac ligado. Naturalmente que num 1.5 Dci será notório a falta de potência em baixa quando liga o AC, mas num 2000 já não é tão perceptível. Os consumos podem subir mas sempre na ordem das décimas (2 ou 3), e portanto penso que não é esse elemento que está a disparar os consumos da minha laguna.
De qualquer forma quando houver novidades informo.
-
No meu 1.9 Dci de 2004 não noto aumento nos consumos com o A/C ligado, se houver deve ser mínimo mesmo.
-
Pode também ter a ver com a adaptação ao carro, com a forma de conduzir diferentes carros, com a posição de condução adoptada. No meu caso, antes de comprar o Megane andava com um Astra, quando passei para o Megane, os consumos não baixavam dos 6l. Depois de me ir habituando ao carro, arranjar a posição de condução ideal e final e perceber a melhor forma de o conduzir, os consumos andam sempre entre os 4,8 e os 5,3. Acredita que poderá ter alguma influência. Claro que para além disso poderá haver mais alguma coisa com a carrinha. Nada como verificar e confirmar, para ficares descansado.
-
Pois... pode ser adaptação às médias de 10 l..... eheheh.
Claro que quando mudamos de carro existe um processo de "ambientação" natural, não só a posição de condução como também a relação homem-motor-chassis. Admito que tenha de haver habituação.
Estou convicto que não é esse o problema.
Na minha modesta opinião existem 2 possibilidades: 1-ou a carrinha tem de facto um pequeno problema (electrónico ou de filtros ou de actualização de software) ou então 2- não é defeito é feitio (espero bem que não seja esta a situação).
Existem indicadores do primeiro proprietário de que a carrinha em estrada, e sem exageros, faz na casa dos 7/8 l. Aí já me parece mais normal para esta motorização.
Vamos aguardar.
Abraço
-
Já fui à Renault.
Fizeram um teste de estrada e viram o filtro de ar. No teste de estrada tudo normal, o filtro está bastante sujo. Limparam com ar.
Penso que tenho de ir a outra oficina pois pareceu me uma apreciação muito superficial.
Os consumos estão na casa dos 9,5.
-
eu já havia te dito que não consta nenhuma substituição de filtro de ar nos registos dessa viatura
( coisa que a qual nem um obrigado disses te .... )
-
Nunca foi mudado? Então talvez convinha mudar independentemente se se vai alterar os consumos ou não lol
-
Artur,
Tens toda a razão: devo-te um obrigado pela informação relativa ao historial da carrinha, no qual consta a não substituição do filtro.
Contudo, e segundo a oficina onde fui, no plano de manutenção deste modelo o filtro apenas é mudado aos 60000 Km.
Aconselharam a não mudar ainda (a carrinha está com 53500 Km), apesar de eu ter pedido, pois iria "alterar" o plano de manutenção.
No entanto vi o filtro e estava bastante sujo (preto mesmo!).
Apenas com a limpeza do filtro, os consumos baixaram para a casa dos 8,9/9,1 numa utilização normal (com cidade e Ics), o que já me parece um pouco mais razoável.
Outra indicação de que o filtro possa estar a prejudicar as prestações é de que o motor parece não respirar bem em alta, embora este motor tenha boa reputação de subir bem até às 4500 rpm. Neste momento parece que apartir das 3500 rpm o motor não sobe com energia, o que se reflete na dificuldade em ultrapassar os 190 Km/h.
Estou a pensar ir a outra oficina.
Já agora pedia ajuda, qual a oficina renault que aconselham?
-
Autocambota!!!
-
Eu no teu caso mandava de vela essa oficina que foste, e em vez de me ir a outra, pegava em 20/30€ para comprar um filtro novo em qualquer casa de peças (filtro da purflux, mahle, mecafilter...) e trocava eu mesmo. Depois disso era ver como andariam os consumos!
Filtro já preto, mesmo tendo em conta que é motor diesel, é certo que já deve tempo ao lixo!
-
60 mil apesar de estar no plano, é muito tempo e acho que essas "poupanças" são desnecessárias ;)
-
salvo o erro os manuais costumam dizer por exemplo para trocar o filtro de ar de 60000 em 60000, mas em condições mais severas de condução para diminuir o intervalo para metade... em sítios com muito pó por exemplo de certeza que não deves fazer 60000 kms ;)
eu seguiria o conselho do mrc, troca tu mesmo o filtro e pelo menos já sabes se é daí ;)
-
Agradeço a vossa ajuda.
Vou ver se aqui perto de Alcochete ou Montijo consigo comprar um filtro e montar.
Depois digo qq coisa.
-
Tenho uma Norauto aqui perto.
Sabem se os filtros são adequados?
-
Vai ás peças da renault e compra de origem, o preço não é assim tao elevado que se justifique ir a uma norauto comprar. Sinceramente esses filtro a maioria nao presta e desfazem-se.
-
O problema é sempre o mesmo. Os horários de funcionamento das oficinas são até às 17h30, o que torna impossível a quem trabalhe ter acesso, a não ser que se corte no horário de trabalho.
Mas obrigado pela dica!
-
jpcanta, Norauto não recomendo, especialmente se for a marca deles. É mais caro que numa casa de peças e a qualidade é inferior. Cheguei a ver filtros de óleo para Renault D4F da marca Norauto a 13.90€, quando na Renault sem desconto comprei por 14€ e qq coisa, iva incluído. Casas de peças cá no sul costumam estar abertas até as 19h e sábados até às 13h, as que não abrem à tarde, portanto creio que aí em cima deverá ser idêntico e tens tempo para ir buscar isso.
Gonçalo, tiveste uma má experiência com a treta de filtro que puseste há tempos no TCe, mas acredita que comprar um filtro de origem ou cá fora da mesma marca que fabrica para a Renault é igual, com a diferença que na origem dás uns 30 ou mais euros e cá fora fica-te o mesmo filtro por 25€ (mero exemplo). O do meu Clio fui à Renault comprá-lo, e é um Mecafilter, está gravado no próprio filtro. Da próxima vou à concorrência por um Purflux e vou poupar uns trocos ainda. :P
-
Falo de filtros norauto, atenção! Se fores ao projecto do meu clio verás que o ultimo que meti é concorrencia mas de marca :)
-
Sorry, não tinha em mente que tinhas ido à Norauto comprar o tal filtro, é o que dá ter andado por outras "terras". Sendo assim, fica aqui uma má experiência própria da qualidade do material de marca Norauto.
-
loooool ainda não entendeste. Eu na altura comprei o filtro no roady salvo erro, contudo ja presenciei o mesmo desfecho com filtros norauto, o começar a desfazer-se ;)
-
LOL :|
Ok, oh paah falas às metades, e associei que tinhas metido Norauto, mas entendido! :P Btw, Roadys, Norautos e afins, all the same shit man! :S
-
Boas, volto com notícias sobre o consumo da minha Laguna.
Depois de fazer a revisão aos 58000 Km, a carrinha baixou cerca de 1 litro. Antes era impossível baixar dos 9 l/100 e agora, com algum cuidado consigo consumos no 7,8/8,2 l/100Km. Mais ainda, depois do último atesto fiz cerca de 100 Km quase a morrer (tipo 80/90) com velocidades estabilizadas e acelerações no mínimo dos mínimos e cheguei a uns impressionantes 6,7 l/100.
De qualquer forma em condução despreocupada (sempre com um mínimo de atenção nos consumos) estamos a fazer 8,2/8,4 l/100Km.
De facto a carrinha não é económica, mas o consumo antes da revisão era "anormal". Algo se passou na última muda de óleo que o antigo proprietário fez que levou a este comportamento.
Agradeço ao fórum as ajudas com dicas e conselhos bastante úteis.
Obrigado e até breve
-
Igual a tua andar um pouco apressado não passa disto :smiley:
(http://i1166.photobucket.com/albums/q607/ricardoporto/DSCF2501.jpg)
-
Sim Ricardo, 9,0 litros é muitos fácil de alcançar.
-
Boas,
É e não é :wink:
Ela só ficou com está média andar aqui em Portugal para trás e para a frente, a carrinha em Luxemburgo consegue fazer médias bastantes aceitáveis, chega a fazer 7.6l aos 100, claro é o que diz no CB nunca fiz contas a mão, mas um dia só para tirar a teima vou fazer isso e depois relato.
Cumps!
-
Boas,
Ainda sobre este tópico: reparei que a média feita à "mão" é inferior em 0,7 litros (?!). Alguém me pode explicar como pode haver esta diferença? Já fiz por 3 vezes a média manual em depósitos completos, e o erro é sensivelmente o mesmo!
Este problema pode ser solucionado? Ou vou ter de me contentar em descontar este volume nas médias apresentadas pelo computador de bordo?
obrigado
-
Nunca é 100% fiável o CB. No teu caso é superior o do CB. No meu é inferior cerca de 0,5 o do CB. Nada a fazer quanto a isso.
-
Dá sempre um resultado diferente do CB, mas as contas a mão são sempre as que podes confiar :wink:
-
Posso dizer-te que a minha Laguna 175 baixou literalmente 1 litro de consumo depois de lhe fazer a reprogramação, ainda este fim de semana fiz Aveiro-Covilhã e Covulhã- Aveiro sempre na casa dos 140 com a media de 6.8 l/100.