Boa noite a todos,
Conforme referi na minha apresentação (não sei se consegui fazer o post correctamente), em Fevereiro tive um acidente (sem culpa) e a minha querida Scenic 1.9dti de 100cv, de Outubro de 1999, e com 320.000 km, ficou com a frente desfeita, e os airbags dispararam e cumpriram com a sua função, o que prova a fiabilidade dos airbags ao fim de 12 anos
.
A reparação da Scenic ascende aos 10.500€ (na marca), pelo que a companhia de seguros da culpada me deu o valor venal do carro (5.500 euros - muito bem pago se eu estivesse a pensar trocar de carro, mas pouco para comprar algo com a mesma fiabilidade e garantia, ainda mais que pretendia manter o carro por mais 100.000 km, ou 5 anos).
Conclusão, vou ter de comprar um carro (em 2ª mão, que os tempos não estão para festas), e gostava de me manter na Renault. (Confesso que, por questões sentimentais, ainda ponderei mandar arranjar o carro e ir para tribunal, mas não vale o investimento.)
Ponderei uma Grand Scenic com motor 2.0dci de 150cv, de 2006 com 168.000 km por 10.400€, mas pareceu-me muito pastelona, para além de os consumos na volta de teste (cerca de 20 km) terem sido de 9 l/100km, mesmo com uma condução cuidada (o que não é meu hábito - a Scenic fazia consumos mÃnimos de 7 l/100 km nas minhas mãos, sendo normal chegar aos 9 l/100 km, embora com a minha mulher fizesse consumos de 5,5 l/100km - devia ser de propósito para ela me chatear a cabeça
)
Já ponderei comprar uma Grand Scenic ou Scenic com o motor 1.5dci de 105cv, mas tenho ouvido dizer que têm tido problemas com os bronzes das bielas, e têm partido alguns motores.
Quanto às Megane nunca ponderei, porque não gosto do design da carrinha (só das novas).
Recentemente surgiu-me a possibilidade de comprar uma Laguna II de 2007 (ainda imposto antigo) com o motor 2.0dci de 175cv, e menos de 120.00 km, por um preço convidativo.
Estou em comprar, mas tenho receio que os custos de manutenção/utilização sejam elevados. Já sei os custos de revisões na Renault (filtros e óleo - 315€), periodicidade de revisões (15.000 km), mudança de calços de travões (60€ por eixo) e o preço dos pneus (algo por volta dos 200€ por pneu). Tirando os pneus, que são ao dobro do preço, nada que não estivesse habituado na Scenic, incluindo a periodicidade de reviões.
Quanto a consumos, não sei ao certo o que esperar. Sei os consumos do carro do meu pai (Laguna III 2.0dci de 150cv de 2008), que andam na casa dos 6.0 l/100km nas mãos dele, e algo entre os 8 e os 9 l/100km nas minhas mãos. (Acho o motor pouco elástico em baixas, a baixa rotação e a baixas velocidades, o que faz com que tenha tendência para esticar as baixas, fazendo disparar os consumos.)
Já vi aqui no fórum consumos para a carrinha de 175cv de 6.0 l/100km em AE, 7,5 a 8 l/100km em cidade (menos do que a minha querida Scenic), mas também já me disseram que podia contar com 10 l/100km em cidade, e 8 em misto (estrada nacional), com uma condução menos cuidada, mas não muito agressiva.
Tenho noção que com 175cv não há milagres, e que a condução tem de passar a ser mais contida e menos desportiva como fazia na Scenic (era o que desse, e chegou a marcar 195 km/h várias vezes na autoestrada, embora eu saiba que a velocidade máxima era da ordem de 175 km/h - claro que se via o ponteiro do combustÃvel a descer a um ritmo alucinante, mas nessa altura não estávamos em crise, e o gasóleo era "barato").
Se alguém me puder dar uma ideia mais precisa de consumos, custos de manutenção, e fiabilidade (nomeadamente de motor, caixa e embraiagem), fico muito agradecido.
(A outra opção é uma Opel Vectra Caravan 1.9cdti de 120cv. Parece que as de 150cv são muito dadas a problemas no volante bimassa. Em qualquer das duas, os custos de manutenção são mais baixos do que na Laguna, mas não muito, e os consumos da de 120cv andam na casa dos 5.5 em autoestrada e 7 em cidade. A de 150cv mais um litro, o que para os km que faço, não é grave, pelo menos por enquanto
.)