Autor Tópico: stayaway covid APP  (Lida 4346 vezes)

Offline clio2000

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
  • Mensagens: 1231
stayaway covid APP
« em: 05 de Novembro de 2020, 18:16 pm »
hoje recebemos todos o sms do PROCIV sobre as 5 regras no site estamos-on.gov a pedir o favor de instalarmos a app stay away covid
nao sou contra a instalaçao se ajudar no combate a epidemia mas duvidas tenho muitas - é preciso ter dados internet 4G e Bluetooth e GPS ligados 24H?
graças a deus, nao estou infectada nem sintomas na familia e saio de casa logo com mascara e a cada visita a um estabelecimento é logo gel a farta e 2m

desculpem a ignorancia: eis um caso hoje - esta manhã fui a rua e cruzei fila 6 pessoas para o banco que mal tinha 2m distanciamento

- imaginemos que tenho a APP e meu tlm apita... afasto-me logo e ligo para o Saude24 a denunciar alguem contagiado na fila... quem é?
- nessa fila os outros tlm apitam tambem, mas quem é quem? como impedir o contagiado de ir a rua para buscar comida se nao tem ajuda?
- será que grito, aponto do dedo, salto pra cima do contagiado e seguro-o até Saude24 chegar para evitar dele ir mais longe e contagiar outros?
- a app faz pinpoint ao cm para saber quem da fila é o contagiado? isto torna-se perseguição ou apedrexado em publico - isto já parece a PID
- nao tenho medo de ter meus dados tlm expostos mas sim medo da reaçao, medo, perseguicao das pessoas quando estao em panico

o pior é uma pessoa que sabe que está contagiado e manda um fuk the world e vai a rua tipo machoman sem medo de ninguem AKA egoista
« Última modificação: 06 de Novembro de 2020, 11:35 am por clio2000 »

Offline luisnogueira

  • Moderadores
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Parede
  • Mensagens: 2561
  • Garagem : Grand Scenic 3 1.5Dci Luxe 05/2011
Re: stayaway covid APP
« Responder #1 em: 05 de Novembro de 2020, 20:39 pm »
A app precisa de bluetooth ligado e vai precisando de ligação à internet, não necessariamente constante. Caso alguém que tem a aplicação instalada seja detectado como infectado, vai receber um código para carregar na app. Esse código vais despoletar um algoritmo que vai pesquisar quais os telefones com app instalada, que estiveram nos últimos, salvoerro 14 dias na proximidade(salvoerro 2m) desse infectado por um período superior a 15min. E se isso tiver acontecido recebes um contacto a informar que tiveste um contacto de risco.

Ou seja, não é um detector de infectados, que te informa se estás na proximidade de alguém infectado e te manda afastar. Informa-te se alguém com app activa e declarado como covid positivo, esteve próximo de ti. Sendo que o infectado introduzir o tal código é opção do próprio.

Offline clio2000

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
  • Mensagens: 1231
Re: stayaway covid APP
« Responder #2 em: 06 de Novembro de 2020, 11:34 am »
obrigada @nogueira - percebi, mas não concordo com a posiçao do gov.

o SNS emite codigo de infectado ao paciente e manda-o para casa, mas não o OBRIGA a introduzir codigo na app, afim de podermos nos proteger dele se ele decidir sair à rua (ao deixar o tlm com gps em casa, para enganar o sistema) e para a Saude24 saber do paradeiro, se ele de facto não respeitou o confinamento em casa 14 dias.

suponho e espero que haja uma vigilancia presencial ligada a saude, à casa do infectado para esse respeitar o confinamento e se necessario ajudar no abastecimento de bens basicos... mas se estiver infectado e for apanhado na rua, o que acontece: multa? laboro municipal? prisão?

Então tudo depende do bom civismo do infectado em manter distancia, usar mascara e lavar maos quando tem o covid e sintomas leves de febre e sem paladar nem olfato (não a infeçao pulmunar ao ponto de ficar acamado no hospital em isolamento).

Uma medida de vigilancia é possivel, já que fazem isso com a inspeçao do trabalho para um desempregado que recebe subsidio e que tem de ir picar ponto todas as semanas + nao sair do pais + mandar prova de procura de emprego + tirar cursos de formação.
https://www.youtube.com/watch?v=IXs_5NfZAJs
« Última modificação: 06 de Novembro de 2020, 11:34 am por clio2000 »

Offline luisnogueira

  • Moderadores
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Parede
  • Mensagens: 2561
  • Garagem : Grand Scenic 3 1.5Dci Luxe 05/2011
Re: stayaway covid APP
« Responder #3 em: 06 de Novembro de 2020, 12:17 pm »
Basicamente quase tudo depende do bom senso de todos nós.

Quanto à violação do confinamento obrigatório(que é ao que estão obrigados os doentes infectados que estão em casa em tratamento), é considerado crime de desobediência. Ou seja, podem eventualmente ser condenados a pena de prisão. Mas claro... implica sempre que sejam apanhados a violar esse confinamento.

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: stayaway covid APP
« Responder #4 em: 08 de Novembro de 2020, 19:42 pm »
Na minha opinião isso só serve para gastar dinheiro aos contribuintes.
Alem de dar a falsa sensação de confiança, só serve para gastar a bateria do telemóvel.
Como estão em causa dados privados sensíveis, a instalação é facultativa, só ai cai por terra a sua utilidade.
Depois existem outras coisas que tornam a aplicação numa inutilidade. Ainda há dias disseram nos média que foram registados 2000 infectados e só foram gerados 75 códigos. Aqui está um bom exemplo da inutilidade.
Depois há o pressuposto que é necessário estar junto de uma pessoa infectada durante 15 minutos, o que é um incerteza para o contagio, pois pode bastar muito menos tempo que isso para haver um contagio. Não se sabe ou certo, o que causa uma incerteza na eficácia da aplicação.
Depois a aplicação não sabe em que ambiente estás, se existe uma real aproximação ou não. O que pode dar falsos contactos de risco. Imagina o que é estares num sitio a espera de algo, e do outro lado da parede, porta  ou algo que isole o sitio de onde estas e onde possa estar outra pessoa, se ela estiver infectada, vai gerar um falso contacto de risco, porque efectivamente não tiveste contacto com ela.
Quando ligas para a saude 24 porque tiveste um contacto de risco, à partida és "obrigada" a ficar em confinamento até seres contactada pelo delegado de saude. Deixas de poder ir trabalhar ou fazer seja lá o que for por causa de uma incerteza.
Depois, também há falsa sensação de segurança, quando olhas para a app e vês que hoje "não" tiveste nenhum contacto de risco. Mas será verdade? Não sabes!

Resumindo, é inútil! E ainda fica por apurar quais são os dados e com que finalidades vão ser usados e por quem. O costa diz que não são usados dados pessoais nenhuns, no entanto da comissão de protecção de dados dizem que em determinadas alturas há a possibilidade de se conseguir identificar o individuo e por essa mesma razão é que só foi autorizada a instalação facultativa da app.

O melhor é sermos conscientes das nossas acções e tomarmos as devidas precauções. Evitando pormo-nos em risco e aos outros.
Estar atento aos sintomas, pois a infecção não é igual em cada pessoa. E um simples sintoma que dura um ou dois dias, e que se desvaloriza porque não faz parte da lista de sintomas habituais, ser sinal de infecção. Já para não falar nos assintomáticos.

A meu ver a solução passa por aumentar o numero de testes a fim de se identificar os infectados .