Sendo importante nos nossos veiculos e por vezes complicado de se entender o desgaste dos pneus decidi colocar aqui um topico para nos ajudar nessas situaçoes. - A banda de rodagem desgastada na zona central (fig.1 e 3): Um excessivo desgaste na zona central da banda de rodagem é claro sintoma de que o pneumático rodou cheio demais. O excesso de pressão tende, além disso, a fazer o pneumático trepidar sobre o pavimento, o que acelera ainda mais o desgaste, dadas as fortes fricções produzidas cada vez que o pneumático bate no chão depois de um pequeno salto.- Banda de rodagem desgastada nas duas zonas laterais (Fig.2 e 7): Quando o pneumático roda com pressão insuficiente, o apoio da sua banda de rodagem com o solo concentra-se sobre as zonas laterais, que sofrem, por isso um desgaste mais acentuado do que a zona central. Além disso, nessas condições, as maiores flexões sofridas pelo pneu traduzem-se na elevação de sua temperatura de trabalho, o que amolece a borracha e acelera o seu desgaste.- Áreas lisas, sem escultura, mostrando até mesmo a lona interior (Fig.3 e 5): Alguns defeitos mecânicos, como deformações em discos ou tambores de travão, ou folgas excessivas nos rolamentos das rodas, podem encurtar drasticamente a vida de um pneumático. Esses casos em geral manifestam-se por fortes desgastes concentrados em zonas reduzidas de banda de rodagem, que chegam a ficar inteiramente "carecas" enquanto o resto do pneumático se encontra em condições de uso.- Desgaste irregular com rebarba de borracha para dentro ou para fora (Fig.4 e 6): Uma das anomalias que causam um desgaste mais rápido é a falta de paralelismo, ou incorreção dos ângulos de convergência ou divergência. Se as rodas tanto traseiras como dianteiras não guardarem o devido paralelismo entre si, as bandas de rodagem sofrerão uma contínua "esfregadura" transversal contra o solo, que dará lugar a um desgaste muito rápido de borracha.- Desgaste lateral por cambagem excessiva (negativa e positiva) (Fig.5): Um excessivo desgaste na zona lateral - interna ou externa - da banda de rodagem, é freqüentemente motivado por um defeito no ângulo de camber. Quando o camber for excessivamente negativo, o desgaste dar-se-á na parte interna da banda, e vice-versa. Contudo, esse mesmo tipo de desgaste pode ser causado também por um defeito na convergência/divergência.- Desgaste em forma de ondas (Fig.6): Os desgastes em forma de ondas costumam ser causados por descalibragem das rodas, que provoca fortes vibrações dos pneumáticos, especialmente em altas velocidades. Este mesmo desgaste, ou semelhante também pode produzir-se por defeitos nas jantes, como amolgadelas ou empenos, bem como por folgas nos cubos das rodas, elementos da suspensão ou em articulações da direcção.http://img5.imageshack.us/img5/8772/desgaste20de20pneus.jpgComo Identificar Desgaste Irregular dos Pneus*fonte*http://www.pneusdaembra.com/index.php?page=9