Autor Tópico: DCI, TDI etc  (Lida 29053 vezes)

Offline Kovinha

  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 3571
  • Garagem : Peugeot 308 1.6HDi 120cv Allure
Re: DCI, TDI etc
« Responder #15 em: 19 de Fevereiro de 2013, 14:35 pm »
E ainda temos as versões diesel dos modelos Volvo: D2, D3, D4 e D5...

Offline Lipe

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Oeiras
  • Mensagens: 13329
  • Let's do this!
  • Garagem : Seat, Yamaha, Nissan, Seat, Volvo
Re: DCI, TDI etc
« Responder #16 em: 19 de Fevereiro de 2013, 19:22 pm »
exacto.
Mas já agora deixa-me completar essa informação:

D2 - 1.6 diesel 4 cilindros 115cv derivado dos PSA
D3 - 2.0 diesel 5cilindros 136cv
D4 - 2.0 diesel 5 cilindros 163cv
D5 - 2.4 diesel 5 cilindros 215cv
D6 - 2.4 diesel 5cilindros 280cv (215motor diesel + 65cv motor electrico)

Offline Blurr

  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Ponta Delgada
  • Mensagens: 2826
  • Garagem:Clio 2 1.2 RT 98 + Clio 2 1.5dci 80cv 2004
Re: DCI, TDI etc
« Responder #17 em: 19 de Fevereiro de 2013, 19:31 pm »
TDdi - era os Turbo Diesel direct injection..

Os da Land Rover tinha a ver com os cilindros.. TD4 tinha 4 cilindros e o TD5 era de 5 cilindros, ambos em linha.. Acho que se mantem nos TDV6 e nos TDV8 que são V6 e V8

Offline Lipe

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Oeiras
  • Mensagens: 13329
  • Let's do this!
  • Garagem : Seat, Yamaha, Nissan, Seat, Volvo
Re: DCI, TDI etc
« Responder #18 em: 19 de Fevereiro de 2013, 19:34 pm »
correcto também Blurr :)

Offline JD

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Santarem
  • Mensagens: 14
  • Garagem : Santarem
Re: DCI, TDI etc
« Responder #19 em: 22 de Fevereiro de 2013, 15:27 pm »
Obrigado pelas informações malta!
O meu carro é um DCI - injecção directa  mas tambem tem turbo,  então se TDI é Turbo Direct injecção   não vai tudo dar ao mesmo?

Offline Blurr

  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Ponta Delgada
  • Mensagens: 2826
  • Garagem:Clio 2 1.2 RT 98 + Clio 2 1.5dci 80cv 2004
Re: DCI, TDI etc
« Responder #20 em: 22 de Fevereiro de 2013, 15:50 pm »
Mais ou menos.. Os TDi surgiram com uma tecnologia muito diferente dos dci antigamente.

Os TDi usavam uma bomba injectora que fazia de bomba e de injector ao mesmo tempo e era uma para cada cilindro. Os dci usam uma bomba central com injectores em cada cilindro, apesar de os TDI novos também usarem esta tecnologia.

O facto de ter turbo nada tem a ver com a tecnologia dci. De certa forma o teu carro é um Turbo direct injection, mas um TDI antigo não é common rail. Poderias ter um dci sem turbo pois a sigla não significa turbo.

Basicamente hoje em dia são todos iguais entre si...

Offline JD

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Santarem
  • Mensagens: 14
  • Garagem : Santarem
Re: DCI, TDI etc
« Responder #21 em: 25 de Fevereiro de 2013, 19:33 pm »
Ok   :smiley:

Offline Blurr

  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Ponta Delgada
  • Mensagens: 2826
  • Garagem:Clio 2 1.2 RT 98 + Clio 2 1.5dci 80cv 2004
Re: DCI, TDI etc
« Responder #22 em: 25 de Fevereiro de 2013, 23:22 pm »
Não percebeste nada..... não é?

Offline Kovinha

  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 3571
  • Garagem : Peugeot 308 1.6HDi 120cv Allure
Re: DCI, TDI etc
« Responder #23 em: 26 de Fevereiro de 2013, 11:48 am »
Sei que está em espanhol mas está bem perceptivel o tipo de funcionamente do teu motor Dci:

"Diesel Common rail Injection. Sistema de alimentacíon de combustible diesel . Se vasa en un conducto común ( common rail) , que alimenta los inyectores. Es el sistema utilizado por la mayoría de fabricantes , excepto el grupo Audi VW, que utiliza un sistema de bomba de aspiración por cada inyector."


Offline Blurr

  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Ponta Delgada
  • Mensagens: 2826
  • Garagem:Clio 2 1.2 RT 98 + Clio 2 1.5dci 80cv 2004
Re: DCI, TDI etc
« Responder #24 em: 26 de Fevereiro de 2013, 14:14 pm »
Sim está certa mas até a VW já usa este sistema...