Autor Tópico: [DIY]- CLIO II - Descolar pinças do travão de disco (tambem para outros modelos)  (Lida 18389 vezes)

Offline Sls a GPL

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Boas!

Com a [DIY]- CLIO II - Substituir maxilas e bombas dos travões de trás
http://www.renaultpt.com/index.php?topic=9283.0
e com a [DIY]- CLIO II - Substituir fluido dos travões (também para outros modelos)
http://www.renaultpt.com/index.php?topic=9353.0
ficamos com toda a informação necessária para fazer a manutenção aos travões.

Um dos problemas que costuma acontecer com os travões de disco, são as pinças ficarem coladas, alguns dos sintomas deste problema, são o desgaste excessivo de uma das pastilhas de travão, desgaste excessivo de uma das faces do disco de travão, vibrações anormais durante a travagem, etc.

E recomendável fazer sempre uma verificação e respectiva manutenção das pinças sempre que se mudam as pastilhas de travão.
E necessário ter a especial ATENÇÃO, para não contaminar os discos nem as pastilhas com gorduras (óleos, sprays, etc), não deixar o tubo de borracha que esta ligado a bomba, dobrado ou em tensão, verificar se não existem fugas do fluido dos travões durante e depois da operação que se vai efectuar

Desgaste excessivo de uma das pastilhas:



1º Com o auxílio de uma chave de fendas, colocamos, conforme a imagem, a chaves entre a pastilha e a pinça, empurramos a pastilha em direcção a bomba do travão, com dois objectivos. O primeiro para verificarmos se há movimento da pinça, e o segundo é recolher o êmbolo da bomba o mais possível, para facultar a desmontagem do conjunto.
Para verificarmos se a pinça se mexe, olhamos para as borrachinhas que se encontram dos dois lados da pinça e vemos se aumentam de comprimento.




2º Com uma chaves 18, desapertam-se os dois parafusos que fixam a bomba.




3º Retiram-se as pastilhas das pinças. Para retirar as pastilhas faz-se pressão nas pastilhas para baixo e puxam-se para o centro.




4º Se as pinças não estiverem coladas, basta soltar as borrachinhas dos veios da pinça numa das suas extremidades (tanto faz ser do lado da pinça como do lado da bomba), e puxar a pinça, ficaremos com as duas partes soltas uma em cada mão. No caso de uma estar colada, com o auxílio de uma chave 12 desapertamos o parafuso que prende o veio (este parafuso costuma ser substituído por um novo quando se troca de pastilhas.). Para soltar o veio, no caso de não estar colado vamos precisar de uma chaves de bocas 16 para prender o veio, e com a chaves 12 desapertamos o parafuso.
Para facilitar o desaperto dos parafusos, devemos voltar a colocar a o travão no seu lugar e aconchegar os parafusos.




Como podemos ver, temos um veio que estava solto e um que estava colado na pinça.





5º Num torno, com uma chaves 16 de lunetas vamos com movimentos para a esquerda e direita e ao mesmo tempo vamos puxando o veio para tentar soltar o veio da pinça. Para isso, com o parafuso que aperta o veio e com o auxílio de umas anilhas largas, prendemos a chave de lunetas.
Para facilitar a operação devemos utilizar um spray desenferrujante e penetrante, tal como o martelo, mas com cuidado para não empenar o veio nem estragar a pinça.




 6º Depois de soltarmos os veios, vamos proceder à sua limpeza.
Os orifícios da pinça também devem ser limpos.
 Eu utilizei gasóleo e “bala”, mas podem-se utilizar outros produtos mais adequados.






7º Depois de limpos, deve-se colocar a massa de lubrificação especial (eu como não sei qual é, e como não tinha nenhuma, pus umas gotas de óleo de transmissão 80w90) nos orifícios da pinça e nos veios. Se os veios estiverem danificados (empenados, corroídos, etc), devem ser substituídos por novos.
Depois colocamos novamente as borrachas de protecção nos veios, colocamos os veios na pinça, e prende-se as borrachas à pinça. Se as borrachas estiverem danificadas, também devem ser substituídas.





8º Volta-se a colocar a pinça na bomba e com auxílio da chaves 12 e com a chaves de bocas 16 aperta-se os parafusos que fixam os veios a bomba




9º Depois voltam-se a colocar as pastilhas de travão, mas desta vez de forma inversa que no ponto nº3, ou seja, coloca-se a pastilha a no centro da pinça e fazendo força para baixo de forma uniforme dos dois lados da pastilha, e empurra-se para as extremidades da pinça.
As pastilhas devem ser colocadas para que a zona abrasiva das pastilhas fique virada para o disco.
Empurram-se as pastilhas para as extremidades das pinças a fim de facilitar a colocação do travão no seu sítio. Apertam-se os parafusos com a chaves 18 (ver ponto nº2).

Depois de ter os travões montados e antes de voltar a colocar o pneu, devemos verificar se ficou tudo como deve de ser. Ligamos o motor e carregamos no pedal dos travões varias vezes, e natural que nas primeiras pisadelas, o pedal não faça força. Depois engatamos uma mudança e suavemente verificamos se trava, e se não ficou nada solto ou mal montado ou se não a fugas de fluido dos travões. Com o carro desengatado podemos verificar se não existem fugas, se premir-mos o pedal e mantendo a mesma pressão, o pedal mantém-se constante e não se afunda. Depois destas verificações, vamos verificar o nível de fluido dos travões, montamos a roda e vamos verificar o funcionamento dos travões em estrada para garantir que esta tudo correcto.

No vídeo seguinte podemos verificar como e que a pinça ficou leve depois de descolada e lubrificada. O vídeo foi feito sem as pastilhas estarem colocadas. (clicar no vídeo, ou no link para ver)


 [img=http://img96.imageshack.us/img96/4782/file29190.mp4.frm.jpg]
« Última modificação: 24 de Abril de 2012, 15:52 pm por sls »

Offline carlosjcm

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Re: [DIY]- CLIO II - Descolar pinças do travão de disco (tambem para outros modelos)
« Responder #1 em: 03 de Dezembro de 2011, 17:53 pm »
Bom DIY, parabéns, e obrigado pela partilha.

Offline Artur

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Re: [DIY]- CLIO II - Descolar pinças do travão de disco (tambem para outros modelos)
« Responder #2 em: 03 de Dezembro de 2011, 20:30 pm »
boa explicação e bom diy , obrigado pela partilha

Offline leandro

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Re: [DIY]- CLIO II - Descolar pinças do travão de disco (tambem para outros modelos)
« Responder #3 em: 03 de Dezembro de 2011, 20:33 pm »
obrigada pela partilha e vai fazer jeito antes do fim de ano...
eu no meu troco calços mas nunca confirmei as coisas assim tão a fundo...
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Offline scenick

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Re: [DIY]- CLIO II - Descolar pinças do travão de disco (tambem para outros modelos)
« Responder #4 em: 03 de Dezembro de 2011, 20:53 pm »
Mais uma excelente aula de mecânica , obrigado pela partilha

Offline gclio

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Re: [DIY]- CLIO II - Descolar pinças do travão de disco (tambem para outros modelos)
« Responder #5 em: 04 de Dezembro de 2011, 00:24 am »
Obrigada ;) vai dar muito jeito!
Excelente DIY :)
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Offline Richa

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Re: [DIY]- CLIO II - Descolar pinças do travão de disco (tambem para outros modelos)
« Responder #6 em: 15 de Fevereiro de 2013, 18:47 pm »
Muito bom.

As minhas pinças estão com muita folga, de tal forma que em calçada ou a baixas rotações ouço a vibração das mesmas, deverei trocar os parafusos ou o suporte das pinças, pois pelo que vi vendem-se em separado.

obrigado

Offline Sls a GPL

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Re: [DIY]- CLIO II - Descolar pinças do travão de disco (tambem para outros modelos)
« Responder #7 em: 15 de Fevereiro de 2013, 19:01 pm »
Se a folga já for demasiada, deverá trocar-se os pernos, mas é preciso ter em atenção, que há alguns modelos em que são as pastilhas que fazem barulho e não é da folga dos pernos.

Offline Richa

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Re: [DIY]- CLIO II - Descolar pinças do travão de disco (tambem para outros modelos)
« Responder #8 em: 18 de Fevereiro de 2013, 12:38 pm »
É mesmo folga nos pernos, é a pinça que abana e não as pastilhas. A minha duvida é se resolvo o problema trocando apenas os pernos, ou se troco o suportes todo.
« Última modificação: 18 de Fevereiro de 2013, 13:09 pm por carlosjcm »

Offline Sls a GPL

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Re: [DIY]- CLIO II - Descolar pinças do travão de disco (tambem para outros modelos)
« Responder #9 em: 18 de Fevereiro de 2013, 12:59 pm »
A questão é se há pernos para substituir e se houver, tens que ver se a pinsa já não tem folga também.

Offline Richa

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Re: [DIY]- CLIO II - Descolar pinças do travão de disco (tambem para outros modelos)
« Responder #10 em: 18 de Fevereiro de 2013, 15:17 pm »
A pinça não tem folga. Pela net já encontrei tanto conjuntos de pernos e foles como suportes completos



apesar de ser bem mais dispendioso deverei trocar os suportes completos, pois com os pernos poderei estar a gastar dinheiro desnecessariamente
« Última modificação: 18 de Fevereiro de 2013, 15:27 pm por carlosjcm »

Offline Sls a GPL

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Re: [DIY]- CLIO II - Descolar pinças do travão de disco (tambem para outros modelos)
« Responder #11 em: 18 de Fevereiro de 2013, 15:33 pm »
Sim, é daquelas coisas que só analisando, e experimentando, pelo menos com o conjunto completo, ficas descansado, porque acima de tudo a segurança está em 1º lugar!

Offline slipknot03

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Obrigado pelo DIY fis o mesmo as minhas e tavam uma desgraca,tudo xeio de ferrugem,e as pastilhas ja tava o ferodo a soltar-se do ferro....

Offline Kemys

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Re: [DIY]- CLIO II - Descolar pinças do travão de disco (tambem para outros modelos)
« Responder #13 em: 17 de Setembro de 2013, 14:30 pm »
Excelente DIY. Obrigado

Offline Bmxer

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[DIY]- CLIO II - Descolar pinças do travão de disco (tambem para outros modelos)
« Responder #14 em: 24 de Setembro de 2013, 15:26 pm »
Grande post depois desta intervenção a eficiência de travagem aumentou consideravelmente.
Muito obrigado rodinhas pelo post 5 estrelas.