Boas!
Com a [DIY]- CLIO II - Substituir maxilas e bombas dos travões de trás
http://www.renaultpt.com/index.php?topic=9283.0e com a [DIY]- CLIO II - Substituir fluido dos travões (também para outros modelos)
http://www.renaultpt.com/index.php?topic=9353.0ficamos com toda a informação necessária para fazer a manutenção aos travões.
Um dos problemas que costuma acontecer com os travões de disco, são as pinças ficarem coladas, alguns dos sintomas deste problema, são o desgaste excessivo de uma das pastilhas de travão, desgaste excessivo de uma das faces do disco de travão, vibrações anormais durante a travagem, etc.
E recomendável fazer sempre uma verificação e respectiva manutenção das pinças sempre que se mudam as pastilhas de travão.
E necessário ter a especial ATENÇÃO, para não contaminar os discos nem as pastilhas com gorduras (óleos, sprays, etc), não deixar o tubo de borracha que esta ligado a bomba, dobrado ou em tensão, verificar se não existem fugas do fluido dos travões durante e depois da operação que se vai efectuar
Desgaste excessivo de uma das pastilhas:
1º Com o auxílio de uma chave de fendas, colocamos, conforme a imagem, a chaves entre a pastilha e a pinça, empurramos a pastilha em direcção a bomba do travão, com dois objectivos. O primeiro para verificarmos se há movimento da pinça, e o segundo é recolher o êmbolo da bomba o mais possível, para facultar a desmontagem do conjunto.
Para verificarmos se a pinça se mexe, olhamos para as borrachinhas que se encontram dos dois lados da pinça e vemos se aumentam de comprimento.
2º Com uma chaves 18, desapertam-se os dois parafusos que fixam a bomba.
3º Retiram-se as pastilhas das pinças. Para retirar as pastilhas faz-se pressão nas pastilhas para baixo e puxam-se para o centro.
4º Se as pinças não estiverem coladas, basta soltar as borrachinhas dos veios da pinça numa das suas extremidades (tanto faz ser do lado da pinça como do lado da bomba), e puxar a pinça, ficaremos com as duas partes soltas uma em cada mão. No caso de uma estar colada, com o auxílio de uma chave 12 desapertamos o parafuso que prende o veio (este parafuso costuma ser substituído por um novo quando se troca de pastilhas.). Para soltar o veio, no caso de não estar colado vamos precisar de uma chaves de bocas 16 para prender o veio, e com a chaves 12 desapertamos o parafuso.
Para facilitar o desaperto dos parafusos, devemos voltar a colocar a o travão no seu lugar e aconchegar os parafusos.
Como podemos ver, temos um veio que estava solto e um que estava colado na pinça.
5º Num torno, com uma chaves 16 de lunetas vamos com movimentos para a esquerda e direita e ao mesmo tempo vamos puxando o veio para tentar soltar o veio da pinça. Para isso, com o parafuso que aperta o veio e com o auxílio de umas anilhas largas, prendemos a chave de lunetas.
Para facilitar a operação devemos utilizar um spray desenferrujante e penetrante, tal como o martelo, mas com cuidado para não empenar o veio nem estragar a pinça.
6º Depois de soltarmos os veios, vamos proceder à sua limpeza.
Os orifícios da pinça também devem ser limpos.
Eu utilizei gasóleo e “bala”, mas podem-se utilizar outros produtos mais adequados.
7º Depois de limpos, deve-se colocar a massa de lubrificação especial (eu como não sei qual é, e como não tinha nenhuma, pus umas gotas de óleo de transmissão 80w90) nos orifícios da pinça e nos veios. Se os veios estiverem danificados (empenados, corroídos, etc), devem ser substituídos por novos.
Depois colocamos novamente as borrachas de protecção nos veios, colocamos os veios na pinça, e prende-se as borrachas à pinça. Se as borrachas estiverem danificadas, também devem ser substituídas.
8º Volta-se a colocar a pinça na bomba e com auxílio da chaves 12 e com a chaves de bocas 16 aperta-se os parafusos que fixam os veios a bomba
9º Depois voltam-se a colocar as pastilhas de travão, mas desta vez de forma inversa que no ponto nº3, ou seja, coloca-se a pastilha a no centro da pinça e fazendo força para baixo de forma uniforme dos dois lados da pastilha, e empurra-se para as extremidades da pinça.
As pastilhas devem ser colocadas para que a zona abrasiva das pastilhas fique virada para o disco.
Empurram-se as pastilhas para as extremidades das pinças a fim de facilitar a colocação do travão no seu sítio. Apertam-se os parafusos com a chaves 18 (ver ponto nº2).
Depois de ter os travões montados e antes de voltar a colocar o pneu, devemos verificar se ficou tudo como deve de ser. Ligamos o motor e carregamos no pedal dos travões varias vezes, e natural que nas primeiras pisadelas, o pedal não faça força. Depois engatamos uma mudança e suavemente verificamos se trava, e se não ficou nada solto ou mal montado ou se não a fugas de fluido dos travões. Com o carro desengatado podemos verificar se não existem fugas, se premir-mos o pedal e mantendo a mesma pressão, o pedal mantém-se constante e não se afunda. Depois destas verificações, vamos verificar o nível de fluido dos travões, montamos a roda e vamos verificar o funcionamento dos travões em estrada para garantir que esta tudo correcto.
No vídeo seguinte podemos verificar como e que a pinça ficou leve depois de descolada e lubrificada. O vídeo foi feito sem as pastilhas estarem colocadas. (clicar no vídeo, ou no link para ver)
[img=http://img96.imageshack.us/img96/4782/file29190.mp4.frm.jpg]