RuiEduardo, vou partilhar duas experiências que tenho com a agua do radiador, espero ajudar.
Na minha scenic 1.9 tive uma bomba de agua da concorrência que foi mudada com a distribuição
e quase me gripava o motor. A agua baixava pouco e como era pouco havia quem dissesse que era normal
Mas não é nada normal, o circuito de refrigeração é fechado e a agua só entra em ebulição aos 100 graus
Por isso se desaparece ou ha fuga ou está a passar a temperatura normal. No meu caso a bomba de agua perdia agua pelo eixo, pouco de cada vez ate que um dia de repente perdeu mais de metade do total do liquido do circuito, tinha na altura mudado a distribuição à 30000kms.
O meu clio 1.5dci tem uma pequena fuga no radiador à mais de 100000 kms, o liquido leva cerca de 5000 kms para baixar do max ate ao min. A fuga esta na zona onde os favos unem com a lateral do radiador e so a consegui achar de noite com uma lanterna porque o anti congelante brilha, de dia com a luz do sol e praticamente indetectavel .