Autor Tópico: [DIY] Limpeza corpo de admissão D4F  (Lida 23792 vezes)

Offline energyprivilege

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Matosinhos
  • Mensagens: 3175
  • Ford Focus Tdci 109cv
  • Garagem : Clio III Break DCI 85 CV - PH1
Re: [DIY] Limpeza corpo de admissão D4F
« Responder #15 em: 17 de Junho de 2010, 21:33 pm »
Miguel, tens a certeza que nos D4F de primeira Geração ( caso do meu clio), está montado no mesmo sitio a borboleta?

Cumps


De certeza absoluta...

A única coisa que difere este do teu, é a cobertura do motor, em que no teu tem apenas uma pequena tampa que cobre apenas parte do colector de admissão enquanto neste não se o colector vê. :P



Então ajuda-me por favor e indica-me na foto seguinte o que devo desmontar para chegar a borboleta:

Ford Focus 1.6 TDCi 109cv -

MRC

  • Visitante
Re: [DIY] Limpeza corpo de admissão D4F
« Responder #16 em: 17 de Junho de 2010, 22:01 pm »
ora bem, graças ao aviso do energyprivilege, pude confirmar que nos primeiros D4F's, o corpo de admissão está no interior dos colectores de admissão, sendo que para limpar o mesmo, é mais complicado... Há que desmontar os colectores a fim de chegar ao corpo de admissão.

A partir dos Clios II fase III, creio que os D4F passam a ser como nos Clios III, ou seja, com a borboleta no exterior.

Offline tiagojpt

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Mensagens: 373
Re: [DIY] Limpeza corpo de admissão D4F
« Responder #17 em: 18 de Junho de 2010, 12:15 pm »
Bom trabalho, MRC.
Por acaso, tenho me esquecido de fazer isto mesmo. A borboleta do Clio de cá de casa está toda babada de óleo, já são 30000km sem nunca ter sido limpa.

Já agora, reparei que o teu Clio tem um tubo de "pesca" de ar diferente do que o de cá de casa tem, parece-se com os tubos que vinham nos primeiros ClioIII 1.2 de 2005. :grin:

Offline men_on_fire

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Mensagens: 530
Re: [DIY] Limpeza corpo de admissão D4F
« Responder #18 em: 18 de Junho de 2010, 13:33 pm »
Boa malha MRC.....

Tens muita atenção pelo teu carro...continua assim rapaz.

Cumprimentos
By: Renault 21 2L. Turbo & Renault Clio I 1.2

Offline tiagojpt

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Mensagens: 373
Re: [DIY] Limpeza corpo de admissão D4F
« Responder #19 em: 18 de Junho de 2010, 13:39 pm »
A partir dos Clios II fase III, creio que os D4F passam a ser como nos Clios III, ou seja, com a borboleta no exterior.

O D4F-K saiu no ClioII de 2004, não sei se já era o ph3 ou não, comparativamente ao motor anterior, disse-se, na altura, que demonstrava mais genica, mas julgo que também veio com a caixa que se usa nos Modus e ClioIII (mais curta), pelo que as diferenças poderão advir daí.. 

MRC

  • Visitante
Re: [DIY] Limpeza corpo de admissão D4F
« Responder #20 em: 18 de Junho de 2010, 15:28 pm »
Bom trabalho, MRC.
Por acaso, tenho me esquecido de fazer isto mesmo. A borboleta do Clio de cá de casa está toda babada de óleo, já são 30000km sem nunca ter sido limpa.

Já agora, reparei que o teu Clio tem um tubo de "pesca" de ar diferente do que o de cá de casa tem, parece-se com os tubos que vinham nos primeiros ClioIII 1.2 de 2005. :grin:

Este foi limpo perto dos 36 mil kms e estava praticamente limpo, mas como disse, o tipo de andamento que leva e o óleo que leva, são factores decisivos nesse aspecto. Conta agora com 36500 e sempre tranquilo. :P

Quanto aos D4F-K é possível que a genica advenha da caixa mais curta, pois em termos de specs são iguais. Apenas em 2004 com o Modus e mais tarde com o Clio III é que a caixa de 5 velocidades da Nissan chegou, a meu ver mais precisa, mas tipicamente japonesa, ou seja, muito rija, especialmente a frio e é das coisas que mais critico nestes Clios é a caixa por isso, pois prefiro a suavidade das caixas francesas, ainda que sem a precisão destas de origem Nissan.

Boa malha MRC.....

Tens muita atenção pelo teu carro...continua assim rapaz.

Cumprimentos

Sempre amigo... Do que de mim depender, este "rapaz" terá sempre o que há de melhor para ele, sempre de origem e original, pois se nada de mal acontecer, os meus netos ainda o vão conhecer! eheheh  :cool:

Offline tiagojpt

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Mensagens: 373
Re: [DIY] Limpeza corpo de admissão D4F
« Responder #21 em: 18 de Junho de 2010, 18:10 pm »

Este foi limpo perto dos 36 mil kms e estava praticamente limpo, mas como disse, o tipo de andamento que leva e o óleo que leva, são factores decisivos nesse aspecto. Conta agora com 36500 e sempre tranquilo. :P

Quanto aos D4F-K é possível que a genica advenha da caixa mais curta, pois em termos de specs são iguais. Apenas em 2004 com o Modus e mais tarde com o Clio III é que a caixa de 5 velocidades da Nissan chegou, a meu ver mais precisa, mas tipicamente japonesa, ou seja, muito rija, especialmente a frio e é das coisas que mais critico nestes Clios é a caixa por isso, pois prefiro a suavidade das caixas francesas, ainda que sem a precisão destas de origem Nissan.



Eu não gosto muito do tacto desta caixa, não gosto da forma como as mudanças entram, especialmente em reduções. Só é possível engrenar 1ª com suavidade com o carro praticamente parado, para passar de 3ª para 2ª em rotações mais altas também é preciso comer um javali.

Não sei se a questão dos óleos será muito decisiva, relativamente à sujidade da TB. Dando o Clio de cá de casa como exemplo, começou com Elf Competition ST, fez uma troca de óleo pelo mesmo óleo, entretanto foi substituído pelo Visco 5000 e agora anda com um Galp manhoso 5W40.

A borboleta já está um bocado suja e penso que a única forma de tal não acontecer seria anulando a recirculação de gases...

MRC

  • Visitante
Re: [DIY] Limpeza corpo de admissão D4F
« Responder #22 em: 18 de Junho de 2010, 19:10 pm »
A recirculação de gases é necessária a qualquer motor pelo respirador, no entanto os vapores de óleo aumentam quando a qualidade do óleo é mais baixa, especialmente em situações de utilização severa, como altas rotações ou muito pára-arranca.

Experimenta usar um bom 5W30, de marca que melhorará esse aspecto.

Offline OCRAM00

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 154
Re: [DIY] Limpeza corpo de admissão D4F
« Responder #23 em: 14 de Julho de 2010, 11:07 am »
o meu clio 2 tem a tampa igual ao do teu clio 3, pois ja é a ultima fase dos clio 2.
para ja fiquei a saber que tubo da caixa de ar irei comprar para meter a entrada de ar na grelha :p pois no clio 2 está de traz do farol do outro lado.

e como aplico o spray? nas paredes internas do corpo de admissão?

qual o preço do spray e ja agora referencia se tiveres?

MRC

  • Visitante
Re: [DIY] Limpeza corpo de admissão D4F
« Responder #24 em: 14 de Julho de 2010, 17:27 pm »
Sim, como está numa das fotos... Paredes internas e consequentemente a borboleta, claro.

O preço não tendo a factura aqui comigo não te sei precisar nos cêntimos, mas fica-te pelos 9,xx euros.

A referência é: 77 11 236 177 ! ;)

Offline OCRAM00

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 154
Re: [DIY] Limpeza corpo de admissão D4F
« Responder #25 em: 14 de Julho de 2010, 22:27 pm »
obrigado  :wink: