Autor Tópico: ar condicionado  (Lida 31091 vezes)

Offline el_pibe

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Re: ar condicionado
« Responder #30 em: 18 de Março de 2010, 20:25 pm »
se não manda fresco deve ser falta de gás, ou foi de pouco uso, ou tens alguma fuga...
Quando foi o meu tinha uma fuga muito pequena que na altura nem deu para ver, só deu para ver passado 1ano e tal, e aí troquei a peça e já tá...
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El_Pibe

Offline acadilhe

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Re: ar condicionado
« Responder #31 em: 19 de Março de 2010, 07:13 am »
Bom dia é possivel que também seja falta de gás. Ontem fui a um reparador de ar condicionado, ele colocou o ar condicionado a trabalhar e disse que o motor apenas estava a trabalhar em 1ª velocidade. O que vou ter que fazer é levar lá o caro para ele fazer diagnóstico, disse-me que só apara apurar o problema levaria 1 a 2 horas isto uma vez que tem de desmontar o sistema. Custo desta operação : cerca de 40 €. O que vou fazer  para adiantar trabalho é desmontar o porta luvas e mais alguma coisa para que ele possa ter acesso ao sistema assim leva menos tempo e €€€. Isto a realizar será em Maio após a revisão do carro ( correia de distribuição, oleos etc. ) tudo isto já me vai levar uma boa quantidade de €€€€ por isso o ar condicionado vai mesmo ficar "condicionado" :grin: até lá. Quando tiver mais novidades acerca disto coloco aqui.

Offline DanielNogueira78

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Re: ar condicionado
« Responder #32 em: 19 de Março de 2010, 12:08 pm »
Johnny, o Clio I tem ou não um filtro de ar do habitaculo?

Quanto a ser melhor usar recirculação... Depende!

Supõe um dia como estes que esteve sol. A humidade relativa andou pelos 20-30% durante o dia, mas de noite aumenta sempre.. Supõe que o paraste depois de almoço e só pegas nele à noite. Supostamente terás o carro com ar seco no interior, ou pelo menos, mais seco do que o que vais estar a meter!

Grande confusão né? ;p E quem é que anda a acompanhar os níveis de %RH do ar ao longo do dia? Pois, quase ninguém! Eheheh..

Eu geralmente faço assim: ENacional com camiões ou latas velhas, Reciclo. Estrada aberta sem pocilgas nem vacarias, não reciclo!

E como o meu me tem andado a embaciar bastante, mal desligo o AC... Ligo-o e reciclo, para ajudar a secar mais depressa o ar no interior.. E é isso..

Agora a dúvida é mesmo, será que tenho filtro no Clio I?

Se sim, deve tar mesmo a precisar de mudar, a avaliar pelos níveis alergicos elevados em que tenho andado esta temporada.......... :(

DN
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Offline energyprivilege

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Re: ar condicionado
« Responder #33 em: 20 de Março de 2010, 13:25 pm »
Daniel, Abre a caixa das águas pelo lado do macaco, tiras o macaco fora e do lado esquerdo deve estar por ai o filtro....

cumps
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Offline DanielNogueira78

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Re: ar condicionado
« Responder #34 em: 21 de Março de 2010, 07:55 am »
Hmmm... Pois já estou a ver o sítio, só pra dizer que o meu macacóide vive em cima do suplente.. Eheheh.. Mais logo a ver se meto mais uns pares d'olhos à procura! ;)

agradecido, Dan
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Offline rjafonso

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Re: ar condicionado
« Responder #35 em: 14 de Outubro de 2013, 17:36 pm »
Tenho laguna 2002 1.9 dci versao KG0G e o ar condicionado nunca fez frio de forma decente.

Carro chegou estar Renault onde foi recarregado mas não notei nada diferente... já foi bastante tempo e tb nao me lembro ao certo.

A verdade é que nunca fez frio como deve ser!

Uma vez que estou com o motor fora do carro, alguem pode dar uma sugestoes que se possa tentar identificar fugas ou avarias no sistema ar condicionado?

Alguma peça em particular que deva ser analisada?

Obg

Offline Sls a GPL

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Re: ar condicionado
« Responder #36 em: 14 de Outubro de 2013, 21:46 pm »
O AC tem um filtro, que deve ser trocado de vez em quando (+/- 4 anos se não me engano) pois é composto por pequenas esferas que com o tempo diminuem de diâmetro e podem sair do filtro entupindo as tubagens e até danificar o compressor.
Já que tens o motor fora. Aproveita e vê se o ar circula sem dificuldade pelas tubagens (excluindo o compressor, é claro) Se o ar tiver dificuldade a circular, é porque há obstruções.
Depois deves verificar a estanquidade do circuito.

Xmarine

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Re: ar condicionado
« Responder #37 em: 14 de Outubro de 2013, 22:28 pm »
Rodinhas... WTF? Esferas no filtro desidrante? onde foste desencantar isso? Desculpa la que te diga mas tens aí umas asneiras valentes...

Devias saber que nunca se deve meter ar da atmosfera no circuito do AC. E dizes para meter ar nos tubos? Os tubos quando se desligam têm de ser imediatamente tapados com algo de borracha de forma a entrar o mínimo de ar possível!
E sabes porque é que o ar da atmosfera faz mal?

Porque tem água, vapor, que quando arrefece cria gelo. Gelo esse que pode destruír ou entupir a válvula expansora.

Isso que disseste só pode ser feito com azoto, precisamente porque não tem humidade!


Temos então um problema de pouco frio. Que pressões estava a fazer na alta e na baixa (no caso do laguna 2, a alta pressão tem de ser lida com máquina de diagnóstico)? Qual a temperatura ambiente no momento do carregamento? Quanto tempo fez de vácuo? Qual a temperatura do ar logo a saída do evaporador? Qual a temperatura do ar a saír para o habitáculo? Os sensores de temperatura do AC auto estão a dar valores correctos? A ventoinha do radiador funciona quando se liga o AC?

Quando estas questões forem respondidas, posso dar um parecer de um diagnóstico a sério ;)

Offline Sls a GPL

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Re: ar condicionado
« Responder #38 em: 14 de Outubro de 2013, 22:50 pm »
xmarine, eu pura e simplesmente disse o que vi ;)
Estive a ver fazer manutenção ao AC de uma máquina cujo sistema é tal e qual o dos carros. Depois de completamente desmontado o circuito esteve em vácuo bastante tempo, além de ter sido feita uma limpeza do circuito.
O grande problema do ar no circuito é mais pela humidade que estraga o óleo orgânico utilizado no circuito.
Agora se os técnicos de AC, que me explicaram isto, estão enganados, já não te sei dizer ;)

Já agora aproveito para juntar uma informação muito útil, para quem tem AC que é o seguinte:

Todos os ACs tem um filtro, esse filtro é composto por umas pequenas esferas cerâmicas, que com a utilização  vão ficando mais pequenas, acabando por sair do tal filtro. Quando isto acontece, o AC deixa de fazer frio como deve de ser, porque essas esferas vão entupir as tubagens, alem de que podem danificar outros componentes do circuito.
Por isso, é muito importante que se mude esse filtro conforme é o recomendado pela marca, ou de uma forma preventiva, caso não haja um intervalo programado para a troca.

Hoje mesmo estive a ver ao vivo um tubo completamente obstruído por essas tais esferas. Amanhã se tiver hipótese coloco uma foto.

Ficam as imagens :









« Última modificação: 14 de Outubro de 2013, 22:56 pm por rodinhas »

Xmarine

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Re: ar condicionado
« Responder #39 em: 14 de Outubro de 2013, 23:11 pm »
Pelas fotos não vejo nenhuma das ditas esferas que falas...

Essa conexão parece ser junto à válvula expansora. Não poderia ter sido a válvula que se desintegrou?

É que o que dizes do filtro e das esferas não faz absolutamente sentido nenhum. O filtro deve ser substituído porque fica saturado com água e porcarias que circulam no circuito.

Offline Sls a GPL

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Re: ar condicionado
« Responder #40 em: 14 de Outubro de 2013, 23:30 pm »
As ditas esferas ceramicas são o elemento filtrante,  na foto não dá para ver porque não tem resolução suficiente, mas in loco consegue-se ver bem as ditas esferas.  Pelo que me disseram o filtro já tinha para ai uns 10 anos, alem de que o AC tem uma utilização praticamente diaria ao longo desses anos.
Essas esferas são de maior diametro e com a utilização  vão diminuindo de diametro' acabando por sair de dentro do filtro e depois podem obstruir as tubagens.

Como normalmente no diagnostico so fazem vacuo,  não detetam a obstrução das tubagens. Uma pessoa depois gasta  dinheiro a carregar o AC, e ele não faz frio porque o gas depois não circula convenientemente, e os sintomas eram os mesmos, AC carregado e sem fazer frio como deve de ser ;)

Offline lynx09

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Re: ar condicionado
« Responder #41 em: 18 de Janeiro de 2014, 00:15 am »
Ok percebi. Neste caso vou falar pe experiência que tenho e dizer-te que não faz mal usar o a/c para desembaciar os vidros nas condições descritas. Pelo menos até agora não verifiquei nada de mal nas viaturas que tive ou utilizo.

É uma maravilha para desembaciar.
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