Boas boas.
O meu jimny desenvolveu um fenomeno estranho no ultimo mes,mais coisa menos coisa.
Tem montado um 1.5dci 65.
o que se passa é o seguinte, o carro funciona normalmente, tirando algumas ocasionais perdas de resposta, mas isso sao outros 500. pega normalmente, se bem que agora com o frio faz bastante barulho. com o frio, quando ligo o carro, assim que o motor liga, ha um som estranho, quase fricçao, como se fosse qualquer coisa aspera a roçar, dura menos de um segundo, e depois trabalha normalmente, e vai ficando menos barulhento conforme vai aquecendo. nao sei se esse "roçar aspero" pode estar relacionado com o que vou descrever a seguir, ou se é so do motor de arranque ou assim,mas fica referido.
o problema em causa é que o carro começou a fazer um ruido estranho e o som tem vindo a ficar mais alto e receio que seja qualquer coisa que se esteja a gravar.
o ruido em causa começou muito baixo, quase nao se dava por ele, o melhor que consigo descrever é como se estivessem dentro de casa e ouvissem um cao a ladrar muito ao longe, um "onf" seco e abafado. tem vindo a ficar mais alto.é ciclico e regular, mas so faz ruido com o carro a quente e ao ralenti, depois de fazer uns quilometros. ja tentei abrir o motor e ver se era da correia do alternador (porque antes de isto começar, ao ligar o carro, ouvi um chiar e veio um cheiro a borracha queimada, tinha estado uma noite humida, assumi que ela patinou e quando agarrou queimou um bocadinho), mas nao oiço nada de anormal, talvez o som do motor abafe e nao dê para perceber. a bem dizer, so consigo ouvir o som quando estou dentro do carro.
se carregar na embraiagem nao ha diferença,continuo a ouvir. se acelerar um bocadinho, assim que o carro sai do ralenti, sei la primeiras 200 rpm, o som deixa de se ouvir. nao me parece que o som acelere por causa disso.apenas deixa de se ouvir.
alguem tem ideias? será uma correia? ou existe alguma coisa no motor que possa fazer isto? é que nao consigo mesmo perceber de onde vem o som
desde já obrigado