Boas,
Entretanto já resolvi a situação.
Tentei por todos os meios tentar resolver por mim a situação. Atualização de mapas, atualização do core TomTom sem resultados práticos. Tive mesmo que ir à marca.
Como a carrinha é importada, disseram logo que tinha havido marosca e afins, ao que respondi que tal não poderia acontecer com um simples reset de fábrica. É o mesmo que efetuar reset de fábrica a um telemóvel e ter que instalar novamente a ROM. Não faz sentido.
Marcado o dia lá fui e disseram logo à cabeça que seriam 40€ apenas e só para o diagnóstico. Caso fosse necessário instalar o software logo diriam.
Quando fui buscar ao fim do dia, estava como novo. Fiz à frente deles um reset de fábrica, just in case, e funcionou como normal. Na hora de levantar a viatura não me cobraram nada, o que achei estranho dado o que tinham dito anteriormente.
Acho que como não deveria ter sido o único a apresentar este bug, fizeram apenas o reset/upload do software e ficou ok. Não consigo é saber se mantive a mesma versão que tinha anteriormente ou não.
Espero que ajude.