Boa noite a todos,
Tenho uma Laguna III Break com um motor Diesel 2.0, de 2013 e com cerca de 190.000 km.
Sempre trabalhou maravilhosamente...sem ruidos, sem vibrações estranhas...exemplar
Este fim de semana, assim do nada, deu-me a luz vermelha de stop acompanhada da mensagem "Perigo de Gripagem do Motor" e do sÃmbolo da almotolia de óleo....
Chamei o reboque e levei-a para um concecionário Renault. A oficina fez o diagnóstico e informou que tinha uma mensagem de erro de pressão de óleo inadequada.
A primeira pergunta que me fizeram foi se tinha feito a troca de óleo há muito tempo. Na realidade fiz à cerca de 6 meses, mas foi numa daquelas oficinas de franchising e não confio 100% na qualidade dos óleos que usam ali...
O concessionário diz que foi feita uma medição da pressão de óleo e que o valor estava abaixo do especificado, por isso propuseram a substituição da bomba de óleo. No entanto disseram que para trocar a bomba têm que retirar o motor do carro
o que resulta num orçamento astronómico de 3.000€ com montes de horas de mão-de-obra e peças.
Ainda estou a recuperar do choque, e gostaria de apelar aos vossos conhecimentos e experiências para obter respostas a estas perguntas:
- É de facto imprescindÃvel retirar o motor do carro para substituir a bomba de óleo neste motor?
- É normal numa reparação destas trocar capas de bielas, corrente de transmissão, correia de alternador, etc., etc....?
- Um mecânico conhecido disse que um óleo de baixa qualidade num motor que tivesse feito regenerações ao filtro de partÃculas, p.e.(talvez também associado a um filtro de óleo de baixa qualidade) poderia baixar de viscosidade ao ponte de não atingir a pressão mÃnima no circuito. Suriu por isso que eu deveria substituir o óleo, substituir o filtro, fazer um reset nos erros e verificar se a mensagem aparece de novo. Acham que vale a pena tentar?
Desculpem a extensão deste post....Tenho o carro no concessionário e tenho que decidir o próximo passo.....3.000€ é muita pasta....
Agradeço os vossos inputs,
Mat