Autor Tópico: Burlas com oficinas  (Lida 3359 vezes)

Offline scenick

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Mensagens: 2856
Burlas com oficinas
« em: 25 de Março de 2016, 20:33 pm »
Será assim? está alguém a inventar historias? ou será que já vimos uns filmes destes em qualquer lado?


Vão ficar espantados com alguns dos truques que as oficinas estão a utilizar mais burlar os seus clientes, de forma que eles nem sequer reparem.


A Deco arranjou uns carritos à maneira e fez as seguintes alterações: em veículos a diesel desapertou o tubo que liga o turbo ao intercooler (tubo desapertado), nos de gasolina eliminou a folga da vela do 1º cilindro, para além disso colocou um fusível fundido para que o motor do limpa pára-brisas não funcionasse.
Ora vamos lá ver como é que muitas das oficinas resolveram o problema
Desde já vos digo que os valores de oficina para oficina vão de 19 euros (aceitável) a 880 euros (uma maravilha)

A FEU VERT no Sintra retail park pediu 880 euros para reparar o turbo porque este tinha de ser substituído (era só apertar uma abraçadeira!)

A GAMOBAR (PEUGEOT) exigiu o pagamento de 617 euros por uma válvula egr, que tinha de ser substituída (eu dizia onde te punha a válvula)

A PRECISION (em Benfica) pedia 650 euros (deveria ser para o jantar de Natal na marisqueira do bairro)

A PRECISION (no Cacém) pediu 191 euros, usou o fusível suplente do cliente (que estava no carro), recebeu por um novo e afirmou ter reparado a cablagem do limpa vidros traseiro.

Este serviço não foi feito nem era necessário, mas esta operação serviu para elevar o tempo de mão-de-obra

A MIDAS (CENTRO COMERCIAL COLOMBO) apresentou uma factura de 250 euros, substituição da bobine da ignição que, na verdade, não estava avariada

A MIDAS (na Av cidade do Porto em LISBOA), apesar de ter colocado o tubo no sitio, como aquilo era uma coisa pequena, aproveitou para fazer uma revisão ao carro, com mudança de óleo e filtro, bem como o filtro de ar, para além do carro ter mudado o óleo há 2 meses e com 1.000km.

“MAS ALGUÉM MANDOU FAZER UMA REVISÃO AO CARRO COM MUDANÇA DE ÓLEO, FILTRO E COMPANHIA?

 

A AUTO JAMOR (Carnaxide) substituiu também a bobine da ignição, que não estava avariada e cobrou 95 euros pela peça.

A BOSCH CAR SERVICE (Amadora) e a PRECISION (Cacém) indicaram ter reparado os cabos do sistema eléctrico, quando, na prática, apenas substituíram o fusível.

Na PRECISION serviu para justificar as mais de 3 horas de mão-de-obra cobradas.

A ROADY (Valongo) apresenta na factura um tubo de borracha, mas o mesmo não foi substituído.

Mais: a nosso pedido, devolveram-nos um tubo que não pertencia à viatura, o que revela um comportamento inadmissível.

É lamentável que estas e outras oficinas tenham revelado uma atitude desonesta para com o consumidor
Aqui ficam 8 dicas à prova de abusos

1º Peça um orçamento escrito

2º Informe-se sobre o procedimento: qualquer reparação ou substituição não previstas só podem ser feitas com o seu consentimento

3º Quando for buscar o carro: verifique na presença de um técnico se existe algum problema na viatura visível, em caso afirmativo, peça a sua correcção imediata, ANTES DE PAGAR.

4º Pergunte o que foi reparado: peça uma factura descriminada, serve como prova para poder reclamar

5º Quando há peças substituídas: o reparador tem de devolver as velhas ao cliente, se este as quiser.

6º Se detectar cobranças de peças não substituídas ou trabalhos não realizados, apresente queixa na ASAE  (não vale a pena porque funciona mal) ou no livro de reclamações (é a mesma coisa).

7º Caso o problema se mantenha após a reparação, envie uma carta registada com aviso de recepção e exija a correcta reparação.

8º Em caso de conflito poderá sempre recorrer aos Julgados de Paz, uma vez que a sua decisão é tão valida como a de um juiz num tribunal

Offline MauroTM

  • Initiale Paris
  • 1.6 TCe
  • *
  • Utilizador: MauroxD
  • Mensagens: 1717
Re: Burlas com oficinas
« Responder #1 em: 25 de Março de 2016, 21:55 pm »
Por relatos de um colega de trabalho na FEU VERT 4 Pneus na altura e ainda por cima da marca FEU VERT para um Opel Astra de 2007 com a medida 195/65 R15 91 T pediram-lhe 1200€ (e posso-lhe pedir o orçamento) e ainda diziam como oferta, faziam o alinhamento, calibração, etc + uma limpeza ao carro.

É por estas e por outras que eu vou ao Caçoila. Tinha um problema no antigo meu Clio II que fazia um barulho que por mais que tentasse descobrir de onde era não sabia. Dei lá um salto e o Caçoila disse-me passado um pouco de estar a ver que era do alternador. Passado 3 semanas fiquei sem bateria no carro devido ao alternador não estar a carregar a mesma.

Não fez nada que eu não pedisse e se fosse preciso telefonava como já fez na primeira reparação do carro a dizer que era necessário colocar 'x' também.

É preciso pessoas honestas como ele, acerca dessas oficinas nunca hei-de lá meter um carro.
« Última modificação: 25 de Março de 2016, 21:56 pm por MauroTM »
Renault Clio II 1.2 8v RT 99' - https://goo.gl/TEX8Ap  Renault Clio III 1.2 TCe 101cv - https://goo.gl/VXjCfn
Peugeot 308 II 1.6 BlueHDI 120cv - https://goo.gl/V9gjkN

Offline rike1

  • Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa - Portugal
  • Mensagens: 548
Re: Burlas com oficinas
« Responder #2 em: 25 de Março de 2016, 22:57 pm »
Uma vez estava com pouco tempo e como tal não conseguia eu fazer o trabalho e decidi deixar o meu frontera na Precision da Alameda (Lisboa) para trocar os calços de travão de mão do Frontera.

Na folha que se preenche quando se entrega o carro assinalei o trabalho a realizar e salientei que pretendia a troca dos calços de tambor.

No dia seguinte quando fui buscar o jipe disse-me o recepcionista que tinham trocado as pastilhas dos discos de trás...

Fiquei parvo... estupidamente ainda perguntei se tinham trocado os calços dos travões. O Sr veio-me com uma conversa a dizer que o jipe tinha discos atrás e por isso não levava calços. Comecei a deixar de achar graça à conversa e pedi para chamar de imediato o chefe de oficina.

Não é que o chefe me veio com a mesma conversa....   :shocked:

Pedi ao chefe que me acompanhasse e entrei pela oficina a dentro.... cheguei à traseira do jipe, ajoelhei-me e mostrei-lhe os tambores que estão por de trás dos discos de travão e perguntei-lhe se ele sabia o que era aquilo.

O sr nem sabia onde se havia de enfiar.... Pediu-me imensa desculpa e que ia mandar vir os calços e que no dia seguinte me entregava o jipe. Disse-lhe logo que não porque nesse dia precisava do jipe para ir para o Norte e como tal estava fora de questão.

Arranquei para a recepção e pedi a chave do jipe para sair dali. Não é que ainda tiveram a lata de me apresentar a factura. Perguntei ao recepcionista se estava a gozar com a minha cara, pois certamente eu não ia pagar o serviço pelo qual não tinha acordado. Ainda me vieram com conversas e deixei de responder, peguei no telemovel e telefonei para o polícia. A polícia chegou, eu expliquei-lhe o sucedido e disse que eles me estavam a reter indevidamente a viatura e como tal pedi para tomarem conta do assunto.

Foi remédio santo. Entregaram-me o jipe de imediato e a situação ficou por ali. Ainda me disseram que ia levar o assunto para tribunal, a qual eu retorqui, encontraremo-nos lá. Já se passaram 5 anos e até agora nada....

No meio disto tudo o que acho mais piada, é que de vez em quando ainda me enviam mensagem para o telemóvel com informação das promoções.

« Última modificação: 26 de Março de 2016, 09:25 am por rike1 »

Offline MRC

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Mensagens: 5023
  • I'm not old, I'm vintage!
Re: Burlas com oficinas
« Responder #3 em: 25 de Março de 2016, 23:38 pm »
Miseráveis... É por essas e por outras que prefiro ir comprando ferramenta para ir fazendo cada vez mais em casa.
@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96
Monsieur Cléon, What Else?

Offline rike1

  • Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa - Portugal
  • Mensagens: 548
Re: Burlas com oficinas
« Responder #4 em: 26 de Março de 2016, 12:31 pm »
É pena é que este tipo de testes só seja efectuado em oficinas sem marca de construtores associadas.

Porque em representantes de marcas também há histórias fantásticas.


Opel:
Um amigo meu levou o frontera dele à Opel para comprar um fusivel que é todo xpto (do tipo JAPVAL para quem conhece) e como não tinham diziam que o problema era do quadrante... quando ele foi à caixa de fusiveis do motor mostrar o que era, os próprios mecanicos disseram que aquela caixa não era originalmente dali.  :assobio:

Felizmente que ele não é maluco e perguntou-lhe quantos fronteras queria que ele colocasse lá para verem aquela caixa. Mandou-os dar uma curva e foi procurar um fusivel em outro lado.



Alfa-Romeu (Mardis)
Trocaram as pastilhas da frente da 156 e encheram o deposito do oleo dos travões.
Chamei o chefe de oficina. Perguntei-lhe se as pastilhas tinham algum sensor de desgaste. Respondeu-me que não que era feito pelo nivel de oleo. A seguir mostrei-lhe que as pastilhas de trás estavam a 1/4 (quase no fim) e perguntei-lhe se com aquele nivel de oleo quando as pastilhas de trás chegassem ao fim, o carro avisava. Respondeu-me que não. Depois perguntei-lhe quem se responsabilizaria pelo danos causados nos discos por estes andarem a travar ferro com ferro. O Sr. olhou para mim, disse-me que me percebeu... pediu imensa desculpa, disse para não cobrarem o oleo dos travões e com uma seringa tiraram um bocado do oleo do deposito.



Citroen (Sacavem)
1.ª A minha tia tinha comprado um C5. Logo nesse fim de semana foi fazer uma viagem ao norte e com 400 kms em cima a embraiagem dava sinal de qualquer coisa que não estava bem (Fazia um pequenissimo barulho e um ligeiro vibrar no ponto de embraiagem). Fui lá com o meu tio e pedimos para falar com o chefe de oficina... ele experimentou o carro e disse que deveria ser do Bi-massa, mas que para já não se justificava trocar.  :shocked: Pergunta-mos-lhe se achas que isso é admissível num carro novo? Ele respondeu que não... a conversa prolongou-se e chegamos a um acordo. Se o carro com menos de 100 mil kms desse problemas de embraiagem, a oficina responsabilizava-se por isso. Ficou por escrito e carimbado. O que é certo é que a embraiagem não deu problemas (apesar de fazer sempre aquele barulho e leve vibrar).

2.ª Ia a minha tia na A8 e de repente o carro desliga-se, ficou sem servo-freio, direcção assistida e luz de motor acesa. Reboque para a Citroen... deram-lhe um carro de substituição e no dia seguinte entregaram-lhe o carro.

Quando o foi buscar a minha tia perguntou o que tinha sido, e eles disseram que não tinha sido nada. Ela estava com pressa e não teve para se chatear e não ligou....

Quando me contou dei-lhe uma rebocada de todo o tamanho, pois perguntei-lhe se ela tinha consciência da gravidade da situações pois se isto voltasse a acontecer e devido a isso lhe acontecesse qualquer coisa, a ela ou ao carro, não conseguiríamos responsabilizar a citroen.