Boas
Vou tentar ajudar-te (mais dar-te a conhecer detalhes) dentro do campo de eletrónica.
1- se realmente tens o cabo com uma emenda este deve ser substituido.
2- a dimensão fisica da antena é importante, mesmo estas novas antenas que se vêem nos carros novos, apesar de serem pequenas na realidade elas têm lá o comprimento fisico em forma de boobine enrolada, há várias que olhando para elas com atenção se vê o enrolamento debaixo da capa, nas cidades as antenas pequenas servem perfeitamente em 98% dos casos, quando se sai da cidade e se vai para "o campo" estas antenas começam a revelar-se ineficazes dependendo da zona por onde andamos.
3- uma antena destas que se compra em qualquer casa de material auto pode-te custar até menos de 10€, traz cabo, base e antena.
4- as antenas "interiores" não têm melhor comportamento que as antenas exteriores.
5- essas antenas interiores normalmente são amplificadas o que significa que terás de arranjar uma alimentação de 12V + a serem fornecidos à antena quando o rádio é ligado (muitos autoradios aftermarket possuem ligação propria para isto) e a antena também tem um borne a ser aparafusado a uma chapa por forma a fazer massa (-) que podes ter ali perto do local onde ponhas a antena... ou não e aà és obrigado a acrescentar o cabo de massa da antena.
6- quando as antenas são amplificadas tudo é amplificado, quero eu dizer que o sinal de rádio que se está a receber é amplificado mas se nesse sinal de rádio estiver a ser recebido ruido também ele será amplificado.
7- a "má" captação do radio pode não ser devido à antena e sim ao radio, uma das caracteristicas dos receptores de rádio é a sensibilidade e a seletividade em que a sensibilidade é a sua capacidade melhor ou pior de receber sinais fracos e a seletividade a capacidade dele em separar frequências proximas.
Agora a parte mecânica da coisa, nesses carros substituir a antena de tejadilho é simples, pôes à vista o local do tejadilho onde está a base de antena, desaperta-la, segues o cabo até ao rádio e tiras fora.
Limpas o buraco por onde é montada a base de antena do lado de fora bem limpo, colocas um pouco de silicone à volta dele do lado de fora, montas só a base da antena e apertas por dentro evitando muitas oscilações à base ao apertar e estando apertado, deixá-la ficar sossegada sem lhe mexer durante 12 a 24h, claro que a base é para ficar orientada a direito no carro.
No interior passas o cabo desta nova base pelo mesmo caminho até ao rádio e liga-lo ao rádio, em teoria a antena que comprares trará a ficha a ligar no rádio... E está feito