ora viva, trago mais um DIY levado a cabo na minha cobaia.
devido ao facto de estar a fazer este trabalho sozinho não me foi possÃvel retirar muitas fotos, mas penso que com as que tem dá para perceber. qualquer coisa é só perguntar
Ferramenta necessária:
- Chave torx tx20
- Chave torx tx27
- chave de 10mm
- chave de fendas
- espátula de plástico
Material necessário:
- kit reparação. à venda no ebay por 15€ ou menos
- mastique ou massa caralhuda
- lubrificante para as calhas
Vamos começar por retirar a forra da porta. vamos em primeiro lugar retirar tudo o que podemos retirar já que contenha ligações. estou-me a referir aos botões dos vidros, de regular os espelhos e de luz de presença.
para retirar os botões dos vidros temos que soltar 5 encaixes. 2 de cada lado e um na parte da frente. estes encaixes retiram-se fazendo pressão nos mesmos.
para retirar os que se encontram contra a porta eu coloquei um ferro dobrado a 90º para conseguir fazer pressão nesses 2 encaixes.
soltar os que estão virados para nós e o da frente. retirar as 3 fichas.
vamos agora remover o botão dos espelhos retrovisores. para remover este botão com a ajuda de uma chave de fendas soltar um pouco dos lados até passar os encaixes. para o remover completamente temos que rodar o "cu" para cima devido ao formato do botão.
retiramos a lâmpada de presença com a ajuda de uma chave de fendas. relembro que é preciso ter cuidado a usar a chave de fendas para não marcar os plásticos.
removemos o plástico que tapa o acesso à fixação dos espelhos retrovisores. é só fazer força para fora.
Removemos o parafuso que está no manipulo da porta com a chave tx27
Removemos os parafusos com a chave tx 20 que se encontram na parte de baixo da forra.
a porta está praticamente solta. a unica coisa que a segura são umas molas e o mastique que faz a vedação.
usar a espátula de plastico para ajudar a separar o mastique que segura a forra à porta. fazer uma ligeira força para fora para soltar as molas (quando se soltam parece que partimos alguma coisa por isso não se assustem).
com a porta solta puxamos para cima para a desencaixar nas borrachas superiores.
retiramos a ficha da coluna e retiramos o cabo do manipulo. para isso usar uma chave de fendas para soltar o encaixe do mesmo.
pousamos a quartela num sitio seguro
Passamos agora à fase II, remover e reparar o elevador.
Baixar o vidro até 2/3 da sua altura +-. isto vai permitir acesso para soltar o vidro dos clips que o prendem ao elevador.
assim que tivermos acesso retiramos as patilhas que prendem o vidro, uma de cada lado. afastamos o vidro e puxamos para cima e prendemos o mesmo. eu utilizei umas borrachas a fazer pressão entre o vidro e as borrachas da porta.
desligamos o motor do elevador. é só fazer pressão na patilha da ficha e puxar a mesma.
desapertamos os 5 parafusos que seguram as calhas e retiramos tudo.
os problemas do meu elevador:
seguimos agora este tópico que mostra como se faz a reparação do elevador em si
http://www.renaultpt.com/index.php?topic=8822.0Para voltar a monta é fazer o inverso até chegar à parte de colocar a quartela ao sitio. nesta fase é preciso atenção com a vedação da porta que é garantida como mastique. Eu optei por retirar o velho e colocar um novo. o mastique não é mais do que um silicone que nunca seca que se arranja em qualquer casa de peças para automóveis. eu comprei em bisnaga precisando assim da pistola para aplicar o mesmo
retirmos o velho e limpamos a superfÃcie onde vamos colocar o novo. o mastique fica numas calhas por isso não é preciso adivinhar por onde ele passa. colocamos uma boa quantidade para garantir que fica estanque mas tambem não se pode exagerar para não esbordar.
pegamos agora na quartela e vamos passar as fichas pelos sÃtios respetivos. Cuidado para não tocar com o mastique em nenhum lugar porque aquilo suja logo e custa a limpar lol
ligar a coluna e o cabo do manipulo. garantir que o cabo do manipulo ficou bem colocado. colocar a quartela no sitio começando por encaixar na parte de cima.
Agora é só fazer o inverso do que fizemos para tirar a quartela fora. Não esquecer de fazer pressão no local das molas para as mesmas prenderem.
Penso que está tudo. Qualquer dúvida/sugestão digam.