Autor Tópico: Arranque com fumo e vai abaixo  (Lida 4853 vezes)

Offline ijesus

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Arranque com fumo e vai abaixo
« em: 06 de Fevereiro de 2018, 12:30 pm »
Tenho uma megane II 1.5 dci 86cv de 2007.

O carro ultimamente, ao ligar, fica com as RPM a martelar e sem resposta do acelerador, acabando por ir abaixo.

Enquanto vou tentando várias vezes noto que sai um fumo branco pelo escape.

O problema é mais ou menos aleatório, já aconteceu a frio e a quente, e eventualmente acaba por ligar e trabalhar sem qualquer problema.

Tenho um leitor de erros daqueles universais OBD e acusa isto:
P0830-46 - interruptor do pedal de embraiagem A - avaria no circuito
P0409-49 - circuito sensor de recirculação de exaustão de gás A
P0500-4E - defeito no sensor de velocidade de veículo

Já desmontei a EGR e limpei, apesar de não ter sinais de estar bloqueada mecanicamente nem por sujidade.

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Offline Martins SDI

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Re: Arranque com fumo e vai abaixo
« Responder #1 em: 06 de Fevereiro de 2018, 16:45 pm »
Já tentaste apagar os erros e verificar se voltam a aparecer? . 

Offline ijesus

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Re: Arranque com fumo e vai abaixo
« Responder #2 em: 06 de Fevereiro de 2018, 17:27 pm »
Já. Voltam a aparecer logo na vez seguinte.

Offline Sls a GPL

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Re: Arranque com fumo e vai abaixo
« Responder #3 em: 06 de Fevereiro de 2018, 22:30 pm »
verifica a pressão de injecção, e o retorno dos injectores.

Offline ijesus

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Re: Arranque com fumo e vai abaixo
« Responder #4 em: 07 de Fevereiro de 2018, 11:19 am »
A pressão no rail ao ralentim está estável á volta dos 260 bar.

Levou recentemente um regulador de pressão na bomba porque o ralentim estava com quebras.

O retorno, fiz o teste "caseiro" das mangueiras para dentro de garrafas de água. Na altura o injector 1 e 4 estavam com um retorno um pouco superior aos injectores 2 e 3. Mas já foi feito um diagnóstico eletrónico e os resultados deram OK para os 4.

Offline Sls a GPL

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Re: Arranque com fumo e vai abaixo
« Responder #5 em: 07 de Fevereiro de 2018, 12:43 pm »
O fumo branco normalmente é indicador de combustível não queimado ou agua. Há varias situações, ou não se gera calor suficiente para se iniciar a queima do combustível ou então há agua nas câmaras. Agua essa que pode estar no combustível ou ser do circuito de refrigeração.
Se não perde liquido de refrigeração , verifica se não há água no combustível. Se o filtro tiver purga verifica se não tem lá agua.

As causas da falta de temperatura para a combustão do combustível normalmente está associado à falta de compressão e as velas incandescentes estragadas.

Offline ijesus

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Re: Arranque com fumo e vai abaixo
« Responder #6 em: 07 de Fevereiro de 2018, 15:22 pm »
O nível do anticongelante não desceu nos últimos tempos.

Nos últimos tempos isto foi feito:
- mudadas as 4 velas de incandescência;
- mudado o filtro do gasóleo;
- testes de compressão feitos na renault, resultados OK;
- diagnóstico aos injectores na renault e noutras casas por segurança, resultados dentro dos parâmetros;
- verificação de fugas nos tubos de combustível até ao depósito; nada foi encontrado;
- mudança do regulador de pressão da bomba de alta pressão - resolveu-me um problema de ralentim irregular;
- limpeza do sensor de massa de ar.

Já me falaram na possibilidade de ser um sensor de posição da cambota que esteja a dar mal a leitura e consequentemente a descalibrar a injecção. É uma hipótese?

Offline ijesus

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Re: Arranque com fumo e vai abaixo
« Responder #7 em: 07 de Fevereiro de 2018, 15:23 pm »
Acrecento também que tenho dúvidas que seja falta de temperatura na câmara de combustão.

Nestes últimos dias tem estado bastante frio e ele de manhã (quando está mais frio) é quando menos vezes acontece não pegar.

Offline Sls a GPL

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Re: Arranque com fumo e vai abaixo
« Responder #8 em: 07 de Fevereiro de 2018, 21:31 pm »
O captor PMS pode também dar esse tipo de problema. Experimenta fazer-lhe uma limpeza.

Offline ijesus

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Re: Arranque com fumo e vai abaixo
« Responder #9 em: 19 de Fevereiro de 2018, 22:45 pm »
Foi trocado o sensor PMS, reparado um fio que estava partido e reprogramada a centralina.

Está como novo agora.

Obrigado a todos.

Offline ijesus

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Re: Arranque com fumo e vai abaixo
« Responder #10 em: 26 de Fevereiro de 2018, 20:49 pm »
Passados uns dias o problema voltou.

Volta e meia não quer pegar. Dou start ele vai às 800rpm mas depois começa a baixar alternadamente até desligar.

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Offline Sls a GPL

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Re: Arranque com fumo e vai abaixo
« Responder #11 em: 26 de Fevereiro de 2018, 23:36 pm »
E chega combustível com pressão suficiente aos injectores?

Offline ijesus

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Re: Arranque com fumo e vai abaixo
« Responder #12 em: 28 de Fevereiro de 2018, 17:59 pm »
Não sei responder a isso.

Sei que o carro quando pega a pressão no rail mantém-se estável ao ralentim e aumenta com a rotação como suposto.

Há algum teste que possa fazer para perceber isso?

Offline Sls a GPL

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Re: Arranque com fumo e vai abaixo
« Responder #13 em: 28 de Fevereiro de 2018, 19:13 pm »
Só em oficina com equipamento próprio.

VÊ aqui - http://www.renaultpt.com/index.php?board=66.0
« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2018, 19:14 pm por Sls a GPL »

Offline xiibase

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Re: Arranque com fumo e vai abaixo
« Responder #14 em: 05 de Dezembro de 2020, 14:08 pm »
Boas, tenho o mesmo problema no meu megas 1.5 eco 86vc. Alguém sabe mais alguma coisa sobre o problema que causa estes sintomas?

Obrigado