Autor Tópico: Dar uns cv extra ao motor  (Lida 2726 vezes)

Offline Olives

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Alenquer
  • Mensagens: 47
  • Garagem : Renault Clio 1.2 RN
Dar uns cv extra ao motor
« em: 17 de Dezembro de 2020, 05:30 am »
Boas, pessoal.

Sou desde 2010 dono de um Renault Clio de 1997, com o modesto motor D7F. Mas acho que está a chegar a altura de lhe dar um bocadinho mais de músculo. Por isso, planeio num futuro próximo fazer umas maroscas para "extrair mais sumo" ao motor. Mas nada de maroscas "hardcore" que deem cabo do motor, porque quando um dia for para fazer alterações "hardcore" tentarei arranjar um motor F7R (e outras alterações terão de ser feitas, claro, mas isso só muito, muito mais lá para a frente).
Há quem diga que qualquer alteração feita dá cabo do motor (ou pelo menos vai estragando aos poucos). Mas também há quem diga que se forem maroscas "softcore" não há crise. E se for realmente assim, preciso da vossa ajuda e opinião antes de ir com esta ideia avante. Mesmo que ganhe uns míseros 10 cv, certamente vai-se notar toda a diferença num motor que de origem tem 58.

O que dizem se mandar alterar a admissão, colectores, linha de escape, velas, cabos de velas, e reprogramação da centralina? Ou outras sugestões?
Acima de tudo, não quero alterações feitas às 3 pancadas.

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Dar uns cv extra ao motor
« Responder #1 em: 17 de Dezembro de 2020, 12:39 pm »
Primeiro, mede a compressão do motor, se calhar sentes falta de vitalidade por falta de compressão, e afinar as válvulas, se ficar afinadinho é logo outra coisa. Em relação à compressão, se tiver baixa, é mudar os segmentos.
Isto melhora logo o motor sem alterar nada.

Claro que o resto, trocar de velas e bobine por umas novas vais fazer diferença.
Quando falas em alterar a admissão estás a pensar em que?

Offline Olives

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Alenquer
  • Mensagens: 47
  • Garagem : Renault Clio 1.2 RN
Re: Dar uns cv extra ao motor
« Responder #2 em: 19 de Dezembro de 2020, 05:27 am »
Não, falta de vitalidade e de compressão não sinto de todo. E não sei até que ponto um motor na casa dos 75000 km possa precisar de segmentos, mas também confesso que pouco percebo de motores. Portanto, não descarto de todo começar por medir a compressão e mandar afinar as válvulas se for necessário.

Quanto à admissão de ar, ainda cheguei a pensar adaptar um sistema de admissão dinâmica, mas não sei até que ponto valeria a pena, uma vez que este sistema de origem também tem um tubo ligado à caixa do filtro, pelo se poderia fazer ali alguma marosca (se fosse "fazível", evidentememnte). Mas posso estar enganado, claro.
Portanto, estava a ponderar em instalar um kit de admissão directa, mas já ouvi dizer que apesar de em altas respirar melhor, em baixas fica mais fraco e a consumir mais combustível.
Uma coisa é certa: alterar apenas um dos componentes não fará nada. Daí ter falado também nas velas, repro, escape, etc. Mas repito, desde que não estrague o motor. ;)

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Dar uns cv extra ao motor
« Responder #3 em: 19 de Dezembro de 2020, 15:47 pm »
Cuidado com essas coisas, porque é muito importante o poder de filtração,  normalmente esses filtros cónicos e outros sistemas semelhantes têm um puder de filtração menor..
Quanto muito co seguir algo semelhante a uma entrada de ar maior para permitir maior fluxo de ar sem comprometer a filtração.

Offline Olives

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Alenquer
  • Mensagens: 47
  • Garagem : Renault Clio 1.2 RN
Re: Dar uns cv extra ao motor
« Responder #4 em: 20 de Dezembro de 2020, 21:42 pm »
Bem, estava a pensar naqueles filtros de ar reutilizáveis, laváveis, em vez desses filtros cónicos. Prefiro ganhar 1 ou 2 cv com o mesmo poder de filtração do que 3 ou 4 cv com menor filtração.