Boas, pessoal.
Sou desde 2010 dono de um Renault Clio de 1997, com o modesto motor D7F. Mas acho que está a chegar a altura de lhe dar um bocadinho mais de músculo. Por isso, planeio num futuro próximo fazer umas maroscas para "extrair mais sumo" ao motor. Mas nada de maroscas "hardcore" que deem cabo do motor, porque quando um dia for para fazer alterações "hardcore" tentarei arranjar um motor F7R (e outras alterações terão de ser feitas, claro, mas isso só muito, muito mais lá para a frente).
Há quem diga que qualquer alteração feita dá cabo do motor (ou pelo menos vai estragando aos poucos). Mas também há quem diga que se forem maroscas "softcore" não há crise. E se for realmente assim, preciso da vossa ajuda e opinião antes de ir com esta ideia avante. Mesmo que ganhe uns mÃseros 10 cv, certamente vai-se notar toda a diferença num motor que de origem tem 58.
O que dizem se mandar alterar a admissão, colectores, linha de escape, velas, cabos de velas, e reprogramação da centralina? Ou outras sugestões?
Acima de tudo, não quero alterações feitas às 3 pancadas.