Olá a todos e boa tarde.
Tenho uma Renault Espace IV de 2007, motor 2.0 DCI de 172cv's.
Quando a comprei, tinha 60.000km's e estava com um excelente aspecto geral. Os bancos estavam direitos, sem ar amassado; nenhum dos botões apresentava riscos ou desgaste, bem como todas as consolas ou apoios; os tapetes de borracha estavam com a cor homogénea e sem qualquer marca; os vidros (inclusivamente o tecto em vidro) e faróis, não apresentavam picadas e tinha ainda, alguns dos plásticos azuis a proteger algumas das peças cromadas.
Estava como nova.
Entretanto, passados uns 4/5 anos, já lhe meti mais de 100.000 km's em cima e tem agora 185.000 km's feitos.
Sendo um carro grande e pesado, faço um tipo de condução em que o objectivo é sempre manter uma média de consumo aceitável, o que nem sempre é fácil. Aliás, essa é sempre a informação que tenho no painel e pela qual eu me guio.
Se dentro da cidade de Lisboa, onde resido, tento manter a média nos 7L a cada 100 km's (ou abaixo disso), algo que falha por vezes e fico com médias de 7,5L, já em estrada mais aberta, ou seja, sem muito do pára-arranca habitual, o consumo baixa para os 6L (ou 6 e picos) a cada 100Km's percorridos. Costumo fazer viagens a Viseu e com o carro super carregado (sem bancos mas com todo o espaço disponÃvel, ocupado), já cheguei a fazer 5L a cada 100km's. Escusado será dizer que demoro, em média, 3.30h ou 4h a chegar
.
Quando o comprei e passado algum tempo, surgiu-me a informação de "catalisador a regenerar" no painel. Primeiramente porque sou estúpido e em segundo lugar, porque nunca tinha tido um carro com estas modernices, cheguei a casa e desliguei-a, sem completar o ciclo. Escusado será dizer que também nunca tinha lido o manual da mesma e, sendo assim, quando a voltei a ligar, apareceu-me a informação para "verificar a injeção", informação essa que se mantinha sempre visÃvel.
Decidi então, levar a carrinha à Renault em Telheiras. AÃ, foi-me dito para ir andar para a auto-estrada com o objectivo final de fazer com que a carrinha, por si só, voltasse ao normal, mas como tal não foi possÃvel, voltei à oficina e fizeram-lhe uma "regeneração forçada". Com essa operação feita, a carrinha voltou ao seu estado normal.
Desde esse episódio e desde a altura em que eu me sentei a ler o manual do proprietário, que sempre que surgiu essa informação da regeneração do catalisador, que eu nunca mais deixei de completar os ciclos.
Certo dia de manhã, quando chego à carrinha para ir levar a minha filha à escola e seguir para o emprego, a mesma recusou-se a arrancar por falta de bateria. O motor de arranque tentou meter a carrinha a trabalhar, mas após alguns soluços sofridos, desligou-se e surgiram, no painel central, uma série de luzes e a informação de "verificar a injeção", outra vez.
A minha solução imediata foi retirar a bateria, que ainda era a original e substituir essa por uma nova. Com essa simples operação, a carrinha pegou imediatamente. No entanto, a informação de "verificar a injeção" manteve-se acesa, mas desapareceu do painel, mantendo-se, no entanto, em segundo plano, sendo possÃvel chegar até ela, correndo a lista com as várias opções que são disponibilizadas.
Como a carrinha estava normal e pensando eu que o problema tinha sido causado apenas pela falta de bateria e uma vez que a bateria era nova, a informação de "verificar injeção" era algum problema residual, sem qualquer influência no desempenho. De facto, a carrinha sempre se portou de forma normal, até há uns dias atrás, em que comecei a sentir alguma perda de potência.
Agora, essa perda de potênca, que começou por ser progressiva, tornou-se permanente, ou seja, há uns tempos atás, eu tinha que fazer alguns km's para que esse problema se manifestasse, tendo feito com que eu, inclusivamente, tivesse que parar por alguns minutos, numa estação de serviço da AE1, para voltar a ter a carrinha normal, durante o resto da viagem até Lisboa.
Agora que penso nisto, mais a frio, reparo que nunca mais tive a informação relativa à regeneração do catalisador. Desde que fiquei sem bateria, essa informação nunca mais apareceu.
Por este último facto que apresentei, penso que o problema de falta de potência, se deva a um entupimento do catalisador.
Já pensei que a solução fosse voltar a uma oficina Renault para me fazerem uma "regeneração forçada", mas já me disseram que não é aconselhável fazer isso a uma carrinha com estes km's todos, por haver a possibilidade de se partir alguma das bielas do motor. Por outro lado, já pensei em levar a carrinha a algum sÃtio onde me façam uma limpeza do catalisador, retirando-o para o efeito e depois, então, ir a uma oficina oficial, repôr a ordem para que a carrinha volte a fazer as regenerações, sempre que tal seja necessário. Uma coisa que não queria fazer, é retirar o catalisador por completo. Já que a carrinha faz as regenerações por si, então queria tentar manter o sistema o mais "eco friendly" possÃvel.
Existe ainda a hipótese de que esta perda de potência, nada tenha a ver com o catalisador....
Alguém pode dar-me uma dica, uma ajuda.... ?
Obrigado.
João.