Muito boa noite pessoal,
Adquiri uma carrinha Renault Mégane 2, 1.5dCI 105CV de 2007 (190.000km) há cerca de uma semana, e fui buscá-la a uns 300km de distância da minha residência. No momento fiz test-drive, tanto no pendura para ver se ouvia alguns barulhos estranhos e depois a conduzir para sentir o "bicho" nas mão. Correu tudo impecável e conclui a compra. Antes de me pôr à estrada, enchi o depósito com gasóleo simples da Cepsa.
Na viagem de regresso para a capital, vou na autoestrada na 6ª mudança e dá-me o alerta "chave de fendas" e o aviso "Verificar Injecção" no CB. Como novo dono do carro e não conhecendo bem o sistema Renault, fiquei em alerta e encostei logo numa estação de serviço após os avisos aparecerem. Liguei para o stand onde comprei a carrinha e disseram-me que "...tudo o que é Renault parece uma árvore de natal, para ligar e desligar luzes, é do melhor! Essa luz deve apagar por ela ao longo do caminho, e caso não apague vá a uma qualquer oficina para apagarem o erro na máquina. A carrinha esteve parada muito tempo mas está impec, teve revisão aqui na oficina". Bem, decidi dar ouvidos a quem sabe e pus-me à estrada mais descansado. Não senti qualquer alteração na performance do carro durante o resto da viagem e cheguei bem.
Agora, um pormenor: Durante a viagem, a partir das 3000 rotações a carrinha deitava muito fumo cinza claro, durante alguns segundos. Era um fumo denso.
Ora, um dia depois da viagem de uns bons quilómetros para ir buscar a carrinha, vou a pegar nela e verifico que o alerta ainda se encontra activo (chave de fendas e verificar injecção). Desde que se ligou, nunca mais desligou. Outro pormenor que acho importante sublinhar: A carrinha pega sempre à primeira e não noto qualquer esforço.
Para além dos alertas no CB que falo em cima, noto que o problema de fumo em demasia continua sempre que puxo mais um pouco por ela, lá deita uma carrada de fumo denso que deve cegar quem vem atrás de mim. Assim que desacelero um pouco, volta ao normal, sem "cuspir" nada digno de relevo.
Por fim, desde o dia a seguir a ter ido buscá-la, sinto que o carro treme um pouco mais do que devia em "ralenti". Nada que faça tabliers estremecerem ou algo do género, mas sinto o volante, o banco, a manete das mudanças a dançarem um pouco, pouco esse que chega para ser desconfortável e desconcertante.
O meu post serve para vos pedir opinião e ajuda no que pode ser através destes sintomas e se devo ou não estar muito preocupado. Considerem que sou um novato em Renaults, mas não batam no ceguinho, please
. Principalmente porque há muitos tópicos sobre o que eu falo, e que eu inclusive já li, mas que já têm algum tempo e entretanto podem já haver outras soluções ou ideias que me possam ajudar. É tudo bem vindo e eu agradeço.
Um ajuda extra a quem puder: Eu já tentei fazer download do manual da minha carrinha aqui do site, através de um thread só com manuais, mas o link já não funciona. Será que alguém tem para aí um pdf perdido que me possa ceder? A minha carrinha trouxe manual em italiano
Malta, agradeço desde já terem lido e tentarem ajudar. Estou aberto a todas as opiniões e criticas que ajudem, não só a mim, mas quem possa vir a ter o mesmo stress. E perdoem caso diga algo que soe a "noob", é porque sou mesmo
Um abraço e saúde!