Boa noite a todos, ajudem-me se faz favor a ver se percebo isto.
Em Junho deste ano (2023) comprei uma Scenic 2 do ano 2006 (1.5dci 106cv) aparentemente sem nada a apontar e tudo parece ok, como ainda só fiz algumas viagens 3000km no máximo não posso falar ainda muito.
Quando comprei carrinha uma das primeiras coisas que fiz foi logo verificar o nivel do anti-congelante que até estava um nadinha pouquinho acima do MAX.
Na ultima viagem que fiz fiquei com a ideia que o nÃvel de anti-congelante poderia ter baixo um pouco mas como o motor ainda estava quente esperei pelo dia seguinte para verificar.
Já com o motor a frio, vejo o nÃvel a meio entre o MAX e MIN, ao abrir a tampa do depósito automáticamente começou a sair a pressão do ar e o nivel subiu novamente para como estava quando a comprei (um nadinha pouco acima do MAX).
Como não tenho ferramentas de verificação, por descargo de consciência comprei uma tampa nova para o depósito (1.4bar) mas e sempre que ando com a carrinha, o deposito a quente ganha pressão o que faz baixar o nÃvel, e quando o motor volta a ficar frio o depósito mantém a pressão.
Não tem qualquer fuga de agúa, nem mistura de agua ou oleo.
Temperatura normal e ventoinha funciona sem problemas.
Apenas pressão no deposito de expansão até mesmo a frio.
Mesmo tendo posto a tampa nova poderá ter vindo com defeito?
Resumindo: Motor trabalha, deposito ganha pressão e o nivel baixa um pouqinho, o motor quando arrefece o depósito mantem o nivel e a pressão, quando abro o depósito liberta a pressão e o nivel volta ao estado inicial.
ps: em quente o tubo maior do radiador fica um pouco rijo não ao ponto tipo "pedra" ainda dá para apertar um pouqinho minimo mas...