Boa noite. Visto que já procurei ajuda de duas oficinas Renault e não me conseguiram ajudar a tirar realmente as dúvidas, não me resta mais nada a não ser vir aqui ao fórum tirar dúvidas com pessoas que tenham o mesmo carro que eu ou que saibam do assunto.
Comprei recentemente um Renault Mégane GT Line de 2016 com caixa EDC6, com cerca de 130mil km, atualmente com 147mil km, e desde a compra tenho sentido um funcionamento estranho da caixa. Em andamento, às vezes, ao reduzir a velocidade para cerca de 10km/H, a caixa não sabe se mete 1.a marcha ou 2.a. Fica como se tivesse em ponto morto, e quando dou acelerador, não avança… Já fiz um teste até quanto tempo demora para engatar a 2.a e, se não der rotação até às 3000 rotações, o carro demora para engatar. As pessoas até olham para mim a pensarem que estou a tentar fazer rateres enquanto me desloco para o trabalho às 7h da manhã…
Mas isso nĂŁo Ă© o que me preocupa realmente, preocupa-me Ă© as reduções de marcha quando o carro está quente… A partir de 4.a marcha para baixo, a caixa dá trancos… Quanto mais alta a marcha, mais suave o tranco, mas quando chega Ă segunda marcha, o tranco Ă© muito mais agressivo. De salientar que nem sempre dá trancos… Por exemplo, quando pego no carro a primeira vez no dia, a caixa atĂ© trabalha bem, mas quando está suficientemente quente, aĂ Ă© que Ă© o problema. Ou quando o desligo e passado algum tempo volto a liga-lo, Ă s vezes no andamento dá trancos, outras nĂŁo… Procurei na internet que tipo de caixa era, e atĂ© que Ă© uma caixa feita para ser o mais suave possĂvel, derivado Ă sua dupla embraiagem. Fui Ă oficina Renault, experimentaram e disseram que era normal. NĂŁo acredito muito que seja normal...
Mudei o oleo à caixa, nada. Levei o carro ao stand porque ainda está na garantia, fizeram uma reprogramação e até que melhorou um bocado, mas passado algum tempo, voltou ao mesmo ou até mesmo pior, nada também…
Outra, não sei se tem haver com a caixa edc ou não, mas quando tenho o carro parado pelo menos 2 dias seguidos, quando tiro o pé do travão, o carro parece que vai desligar. Já aconteceu mesmo desligar-se ao tirar o pé muito rápido do travão…
Preciso esclarecer este assunto o mais rapidamente possĂvel. A quem tenha todos ou um dos problemas que aqui referi, que me dĂŞ um feedback.
Cumprimentos.