Antes de mais, saudações a todos os utilizadores do forum.
Este é o meu segundo post no forum (o primeiro foi a apresentação) e gostaria de colocar algumas questões a donos mais experientes deste modelo, já que para mim é tudo novidade.
Comprei a carrinha recentemente (menos de 1 mês) com 124.000 km e ainda não lhe fiz absolutamente NADA. Apenas a levei ao mecânico para ele ver a carrinha. Deu uma vista de olhos, deu uma volta com ela e deu-me os parabens pela compra. segundo ele está em óptimo estado.
No entanto, depois de uma leitura rápida de diversas opiniões fiquei bastante apreensivo quanto à compra já que não conhecia o historial de problemas do modelo e estava relativamente confiante porque os Renaults que tive (3 Clios da primeira geração) eram autenticamente, carros de guerra.
A carrinha foi importada (França) mas não por mim. Já cá deve estar há uns anos e entretanto o dono decidiu trocá-la. Pela Matricula deve ter sido registada cá em 2005.
Podemos duvidar dos 124k km mas indo por essa via, um carro nacional é igualmente susceptÃvel. A única diferença é que será mais facilmente detectável se as revisões tiverem sido sempre feitas na marca (suponho eu).
Confio até certo ponto na carrinha porque não foi alvo de operações de cosmética. A carrinha tinha (e tem) pequenos arranhões e raspadelas tÃpicos da utilização. Não foi feito qualquer tipo de esforço para esconder o que quer que fosse para vender a carrinha. Pelo menos a nÃvel exterior.
Para mim, um dos principais indicadores do cuidado que foi colocado na manutenção de um carro sempre foi o seu interior. Percebe-se pelo interior se a pessoa era cuidadosa ou não com o carro e nunca comprei carro nenhum que tivesse um interior tÃpico de dono que faz do carro escravo até um dia ele estourar e ser altura de enganar alguém, vendendo o escravo morto, e comprar o próximo escravo. Eu sei que pode parecer estranho, mas em todos os carros usados que tive, o interior cuidado sempre foi sinonimo de igual cuidado no resto da viatura.
A carrinha tem o interior em óptimo estado. Apenas o volante apresenta um pequeno desgaste natural da utilização (a pele na parte superior do volante está ligeiramente baça) e o manipulo da manete de velocidade que é em pele e está um pouco gasto (e onde vou mandar colocar pele nova).
Pequenos problemas já encontrados;
Isto para começar bem, um carro usado TEM que ter logo problemas

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- Vidro do condutor avariado (parafuso solto, deslocação de uma calha qualquer, problema resolvido)
- Vidro de trás direito avariado. O vidro abre/cai em piso degradado e o motor 'gira' mas faz um barulho esquisito. Pelos visto foi o motor que deu o berro e vai ser substituÃdo.
- Consumo em cidade perto do 8L/100. Não sei se é muito ou normal. Ainda não fiz um verdadeiro teste de estrada (150/200km) mas em troços mais curtos (5/6km de IC) o consumo parece nunca baixar dos 6/6.5Lt.
- Parece-me um pouco 'molenga' a baixas rotações. A minha experiência nos Diesel é relativamente curta e nunca tinha conduzido um Diesel Renault mas comparado com Audi (tdi) e Mercedes (cdi) é muito mandrião. Ou então passa-se alguma coisa com o motor.
- Passagem de caixa para 3ª esquisita. 'Sente-se' a velocidade a engrenar. Só acontece com a 3ª e a única forma de passar suavemente é passar de 2ª a ponto-morto, esperar tipo meio segundo, e depois 3ª. Também pode ser culpa minha e ser tipo um 'vicio' adquirido do meu carro anterior e esta caixa não gostar muito.
- Em 2ª por vezes 'engasga' ao chegar perto das 2.000 rpm. Não acontece sempre. Parece acontecer mais quando se acelera suavemente.
Para terminar, duas perguntas;
- Que cuidados devo ter
especialmente com este modelo?
- O que devo verificar já, para evitar futuros dissabores?
Se conseguiram ler tudo até aqui obrigado pela paciência demonstrada

AT