Autor Tópico: Manual do processo detalhistico  (Lida 12012 vezes)

Offline MLVtecpt

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Manual do processo detalhistico
« em: 20 de Outubro de 2009, 19:17 pm »
As fases devem ser efectuadas segundo a ordem descrita.
Deverão certificar-se que trabalham à sombra e que a pintura está fria.
Existem 2 etapas: o tratamento e a manutenção.

A. Tratamento
A.1 Exterior
A.1.1 Lavagem


Deve ser utilizado um champô de qualidade, que seja suave com a pintura do carro e que simultaneamente elimine a sujidade acumulada no dia-a-dia. O que acontece com a maioria dos champôs disponíveis é que, ou são demasiado agressivos e retiram a camada protectora (glaze/selante/cera) e a longo prazo provocam danos na camada superior do verniz ou são tão suaves que não limpam eficazmente. Como exemplos de champôs temos: 1Z Glanz, 1Z Raindance, Carlack Re-greasing, Duragloss champô, CG Maxi Suds II ou CG Citrus.
 
Dever-se-á usar um balde duplo ou dois baldes. Quem costuma lavar o carro, com certeza que se lembra que a água do balde fica escura no final da lavagem. O que se está a fazer é a levar novamente a água suja para cima da pintura, com todos os inconvenientes que isso acarreta.

A lavagem segundo o método detalhístico é muito simples: um balde ou uma metade do balde duplo só com água limpa e outro balde/metade com água e champô. Lava-se uma área do carro e passa-se a luva na água limpa para remover a sujidade da luva e depois então passa-se novamente na água com champô.

Como é que é aplicado o champô no carro? Com uma luva de pele de ovelha ou uma Shmitt. Estas luvas não riscam o carro, desde que usadas com cuidado, mesmo quando "agarram" a sujidade dum painel do carro. Quando passadas por água, libertam a sujidade acumulada e ainda absorvem champô para a próxima secção a ser lavada.

A lavagem deve ser feita por secções. Começa-se pelas mais altas (tecto, capot e parte superior da mala) até às mais baixas e mais sujas (pára-choques, metade inferior das portas, embaladeiras) .

No final deve-se utilizar uma toalha Waffle Weave para secar o carro. É uma toalha muito absorvente, que por ser de microfibras não risca a pintura. É tão absorvente que se consegue secar o carro todo, sem ter que a torcer.

Qual a razão pela qual o carro deverá ser seco e não deixado a secar como nas lavagem Jet-wash? Pelo simples facto que como a água contém calcário que ao secar deixa marcas de água na pintura. Se estas estiverem muito tempo em contacto com a pintura, poderão tornar-se definitivas, já que o calcário tem tendência a entranhar-se no verniz, especialmente no verão, que com o calor e depois do carro ter estado bastante tempo ao sol o verniz amolece ligeiramente o que permite ao calcário ir-se entranhando.

As jantes devem ser limpas antes de lavar o carro com um produto apropriado tal com o  Premium Wheel Cleaner (um produto que não contém ácido). Deverá ser borrifada a jante, esperar alguns segundos, e espalhar com um pincel com bordos de plástico, ou se forem de metal devem ser isolados com fita 3M para não riscarem a jante. Depois dever-se-á passar a jante por água e depois então lavar com o champô.

De salientar que se estiverem detalhadas e seladas com um selante de jantes como o Poorboy’s Wheel Sealant ou CG Wheel Guard, basta apenas água com champô para as lavar, dispensando-se o uso do Wheel Cleaner.

Para finalizar podemos cuidar e dar um bom ar aos pneus, lavando-os com uma escova e champô ou Premium Engine Cleaner, aplicando depois uma camada de condicionador para pneus, com um aplicador de espuma. Umas jantes e pneus limpos dão logo outro ar ao carro.

A.1.2 Superfície pintada
A pintura é o que dá vida ao carro, é o que causa mais impacto e é uma das partes do carro à qual devemos dar mais atenção, pois além de muito sensível, exige manutenção periódica!

A lavagem é extremamente importante para manter o carro em condições, mas não é suficiente para resolver todos os problemas com que nos deparamos na pintura de um carro. Existem vários tipos de problemas que poderão ter no carro: contaminação, oxidação, riscos e swirls, etc.

A.1.2.1 Claybar
A pintura sofre contaminação constantemente. Muitas das vezes não se vê, mas sente-se. Se depois de se lavar o carro passarem com a mão muito ao de leve sobre a pintura, vão notar que parece quase lixa ou pelo menos não é suave. Isso indica-nos que a superfície está contaminada. Desde resinas, alcatrão, dejectos de aves, chuvas ácidas, etc. Caso não seja tratada, a longo prazo os danos podem ser irreparáveis.

Como descontaminar? Fácil, usando a "Claybar". É uma espécie de plasticina inventada pelos Japoneses e que de forma fácil e segura para a pintura, remove a quase totalidade contaminação presente.

Como é que se usa a Claybar? A plasticina como é abrasiva, necessita de um lubrificante na pintura para poder deslizar e fazer o seu trabalho. Poderá ser utilizado um produto chamado Quick Detail, ou então uma mistura de champô e agua destilada numa concentração superior à que se usa para a lavagem (normalmente 2 tampas para 500ml de água).

Borrifa-se a zona com o lubrificante e desliza-se a claybar, sempre com o mínimo de pressão possível, numa direcção com a mão até que se sinta que a zona na qual estamos a trabalhar já está descontaminada. É um processo que requer habituação, e que em principio causará micro-riscos, que depois serão eliminados com o polimento, por isso não se preocupem. A ênfase neste processo é usar o mínimo de pressão possível, e ir amassando a claybar várias vezes de modo a termos sempre superfície limpa na claybar em contacto com a pintura.

Deve ser aplicada na pintura secção a secção e depois lavada novamente cada secção ou limpa com um pano microfibras. O pano microfibras é importante por 2 razões: absorve muito mais que um pano de algodão normal e não risca como os panos de flanela. Em termos de panos microfibras quantos mais se tiverem, melhor.
 
A.1.2.2 Polimento
Depois do carro lavado e descontaminado será que já chegámos ao fim? Não. A lavagem remove a sujidade depositada na superfície. A claybar remove os contaminantes, mas ainda temos oxidação, marcas e riscos na pintura. Para os eliminar teremos que recorrer ao polimento.

Existem várias gamas de polishes que normalmente são usados pelos detailers: a gama Menzerna de utilização sobretudo mecânica é uma delas, e a gama Einszett de utilização manual ou mecânica, entre outras. Comecemos por esta última. Existem três tipos de polish disponíveis: o Ultra Paint Polish (UPP), Paint Polish (PP) e Metalic Polish (MP).

O Einszett Ultra Paint Polish é o mais abrasivo e deve ser utilizado para remover a oxidação da pintura, bem como os defeitos mais profundos. O Einszett Paint Polish é o polish normal, devendo ser utilizado para polir uma pintura com poucos defeitos e com marcas da lavagem. O Einszett Metallic Polish é o mais suave e deve ser aplicado em pinturas em muito bom estado e/ou para finalizar o polimento, já que realça o brilho deixando a superfície pronta a encerar.

Como são polishes que contêm silicone, escondem pequenos defeitos e são recomendados para pinturas mais frágeis já que permitem um desbaste inferior do verniz ao mesmo tempo que escondem os defeitos.

A gama Menzerna é mais completa, dispondo neste momento de cerca de 10 polishes diferentes. Para simplificarmos, vamos apenas falar de 4. O Menzerna Power Gloss (PG), o Menzerna Intensive Polish (IP), o Menzerna Final Finish (85RD) e o Menzerna Final Finish (106FF).

Começando pelo PG é o composto de corte da Menzerna, usado tal como o UPP para remover a oxidação e os defeitos maiores na pintura. O IP é o composto de polimento por excelência, super versátil deixa a superfície praticamente sem defeitos. O Final Finish 85RD é o polish de acabamento por excelência. Realça o brilho, não tendo quase poder de corte, deixa a superfície pronta a encerar com um aspecto excelente. O Final Finish 106FF é também um polish de acabamento, embora com um maior poder de corte que o 85RD, foi especialmente formulado para o acabamento nas novas pinturas de verniz cerâmico CCC (ceramic clear coat).

Vamos apenas referir neste guia rápido a utilização manual dado que há tópicos específicos no fórum sobre o polimento mecânico.

Utilizando um aplicador German Pad na sua face laranja ou um Polishing Pal com esponja amarela/laranja aplicamos uma pequena quantidade de polish, neste caso UPP. Trabalhamos uma pequena secção com movimentos circulares/orbitais sobrepondo os círculos/orbitas em 50%, exercendo apenas uma ligeira pressão, até o produto começar a desaparecer, ficar translúcido ou a secar.

Outro método utilizado para polimento manual é em vez de fazer movimentos circulares/orbitais, fazer movimentos rectilíneos, paralelos ao chão (frente-trás) nos painéis horizontais (capot, tejadilho e mala) e perpendiculares ao chão (cima-baixo) nos painéis verticais (portas, guarda-lamas, etc.). Retira-se os resíduos com um pano microfibras limpo. De salientar que dever-se-á usar um pano diferente e um aplicador/esponja para cada tipo de polish.

Começámos por eliminar os maiores defeitos (riscos e oxidação). Passa-se então para o polish intermédio (PP) para remover as marcas de água, os swirls e os pequenos riscos do verniz que são causados sobretudo pela utilização dos rolos das lavagens automáticas. Para terminar, dá-se uma passagem de polish de acabamento (MP), ficando a superfície pronta a encerar e por esta altura bem mais brilhante e cristalina.

A.1.2.3 Protecção
Agora que a pintura está limpa em profundidade, os riscos quase desapareceram e o verniz ficou outra vez cristalino, não vamos deixar que tudo volte atrás, pois não?
A protecção da pintura é conseguida frequentemente à custa da cera. Mas há também hoje em dia vários tipos de ceras e até de vários selantes. É aconselhável selar o carro e depois então encerar, para potenciar a protecção.

A.1.2.3.A Selagem
O que é a selagem? Trata-se de um produto de longa duração que é aplicado na pintura para evitar que os contaminantes que se depõem sobre ela se possam “agarrar” e trazer de novo aquele tacto áspero à superfície. Há vários selantes disponíveis: Poorboy’s EX, Poorboy’s EX-P, CG Factory Sealant, CG Extreme Top Coat Sealant, CG Jet Seal, Wolfgang Deep Gloss Sealant, Duragloss 601, etc.

Cada um tem o seu tempo de aplicação e de cura. Entende-se por tempo de aplicação o tempo em que o selante repousa na pintura antes de ser removido e por tempo de cura o tempo que deve mediar entre a remoção dos excesso e a aplicação de nova camada ou da cera.

Neste aspecto os selantes da CG são os que menos tempo de aplicação (sela-se o carro todo e está pronto a remover) e de cura necessitam (½h). Aplicam-se com um aplicador poliespuma humidificado com uma borrifadela de Quick Detail numa secção pequena de cada vez. Depois de aplicado no carro todo deve-se respeitar os tempos de aplicação e cura recomendados pelo fabricante.

A.1.2.3.B Enceramento
Agora que temos o carro selado e a cura foi respeitada, podemos então proceder à aplicação da cera. Em termos de ceras há 2 grandes famílias: as ceras em pasta e as ceras liquidas.
Como exemplos de ceras em pasta temos: Poorboy’s Natty’s (Red, White ou Blue), Detailer’s Pride Max Wax, CG Pete’s 53, CG 5050, Collinite 845IW, Collinite 476S, Meguiars #16, Pinnacle Souveran, etc. Neste aspecto há ceras que vão desde os 18€ até aos 18.000€.
Como exemplos de ceras líquidas temos a Optimum Car Wax e a Duragloss Aquawax.

As ceras em pasta que devem ser aplicada com um aplicador poliespuma devidamente humedecido. Passa-se o aplicador no boião da cera e espalha-se deixando uma camada muito fina de cera na pintura. Trabalha-se secção a secção. Deixa-se a cera a repousar durante uns minutos e remove-se gentilmente sempre sem qualquer pressão com um pano microfibras limpo. Caso não removam tudo à 1ª, passem novamente o pano sempre sem pressão. É preferível passar 10 vezes sem qualquer pressão do que 2 ou 3 com pressão que potencia a criação de swirls/riscos.

Se quiserem aplicar mais camadas devem esperar 24h para que a cera cure. Antes de aplicar a nova camada de cera é aconselhável lavar novamente o carro ou limpar a superfície com o Quick Detail, com um pano microfibras e sempre sem pressão.

As ceras liquidas são muito fáceis de aplicar. Trabalhando secção, a secção borrifam um pano microfibras passando depois pela pintura. Com um pano microfibras limpo removem os excessos. Simples e eficaz.

O carro está agora prontinho para sair e impressionar todos quanto olham para ele.

A.1.3 Capotas de descapotáveis
Existem vários produtos próprios para as capotas dos descapotáveis: é o caso do Einszett Cabrio Protect, bem como os kits da Raggtop para tecido e vinil.

Antes de aplicar deve-se lavar a capota com uma escova para retirar toda a sujidade acumulada. No caso dos kits da Raggtop, o próprio kit traz um detergente especialmente formulado para as capotas. Depois passa-se a capota por água e seca-se com a toalha Waffle Weave ou deixa-se secar ao ar.

É então altura de proteger a capota. Pulveriza-se uma quantidade adequada numa esponja húmida. Partindo do centro, aplicar longitudinalmente na área em questão, secção a secção.

A.1.4 Vidros
Os vidros são muito importantes na segurança rodoviária. Tal como a pintura devem ser descontaminados e polidos. Depois de usada a claybar para descontaminar, devem ser novamente lavados e secos com a toalha Waffle Weave ou panos microfibras.

Com um polish para vidros, como por exemplo o Einszett Glass Polish faz-se o polimento para limpar em profundidade e remover pequenos defeitos. O processo é em tudo semelhante ao do polimento da pintura, podendo-se usar à mesma o German Pad, o Polishing Pal, ou se quiserem um aplicador de algodão.

Depois deverão ser limpos com Einszett/Premium Windscreen Clear e panos microfibras.

Para terminar poderão também ser selados/encerados os vidros. Contudo não aconselhamos a selar/encerar o pára-brisas, pois há a tendência a criar embaciamento com a passagem das escovas. Isto dificulta a visibilidade sobretudo à noite com chuva. O ideal é manter o pára-brisas o mais limpo possível, usando apenas o Einszett/Premium Windscreen Clear e panos microfibras.


A.1.5 Plásticos não pintados e borrachas
Os plásticos não pintados devido à acção do sol e do calor, facilmente perdem a cor, mas agora podemos voltar atrás no tempo e devolver-lhes o brilho de outrora.

Devem limpar todos plásticos exteriores e borrachas com o Premium Multi Propose Cleaner (MPC) ou o Einszett Universal Cleaner (1Z UC) e com um pano de microfibras low-cost.
Depois de tudo limpo é altura de proteger e recuperar. De uma só vez conseguem-se as duas coisas com o Einszett Kuntstoff. Este produto permite recuperar a cor original e deixa uma camada protectora que evita que descolorem novamente.

Aplica-se com um pincel de espuma ou um poliespuma velho, deixando uma camada homogénea. Deixa-se actuar uns minutos e depois passa-se com um pano microfibras low cost limpo, para remover os excessos. Outros exemplos de condicionadores de plásticos exteriores temos: Einszett Balsam, CG New Look Gel, etc.

As borrachas devem também ser limpas com MPC ou 1Z UC devendo depois ser condicionadas com Einszett Gummipfledge ou Premium Rubber Conditioner com recurso mais uma vez a um poliespuma velho, um pincel de espuma ou mesmo um pouco de espuma densa cortada à medida. Os excessos serão removidos após cerca de ½h de aplicação.

Offline MLVtecpt

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Re: Manual do processo detalhistico
« Responder #1 em: 20 de Outubro de 2009, 19:17 pm »
A.2 Interior

Normalmente passamos bastante tempo no interior do carro. Tal como a pintura, todas as superfícies à nossa volta degradam-se com o Sol e com os abusos que cometemos no dia-a-dia. Tudo o que fazemos dentro do carro, seja comer, fumar, beber, “transpirar”, tem consequências caso, tal como a pintura, o interior não seja devidamente limpo, protegido e condicionado.

Devemos começar por aspirar o carro todo muito bem. Todos os tapetes são retirados, bem como os objectos no porta-luvas, bolsas das portas e nos espaços de arrumação. Com os tapetes cá fora e depois de bem aspirados com o auxílio de uma escova, utilizem o Premium Carpet Cleaner ou o 1Z UC e escovem bem os tapetes para libertar toda a sujidade e poeira. Aspirem novamente e deixem ao sol para secar.

A.2.1 Tecidos

Os tecidos facilmente se sujam e o aspirador não consegue limpar toda a sujidade entranhada. A solução é limpar com uma pequena quantidade de MPC ou 1Z UC e uma escova, aplicando o MPC na escova e secando com um pano microfibras. Aqui estão incluídos os estofos, o chão interior, a chapeleira, o tecto, etc. De salientar ainda que o tecto deverá ser limpo com todo o cuidado, borrifando para um pano microfibras e secando com outro, pois caso contrário, terá tendência a descolar.

A.2.2 Vidros

Utiliza-se o Einszett/Premium Windscreen Clear com um pano microfibras limpo. Borrifa-se uma pequena quantidade no pano e limpa-se uma área. Depois com uma parte seca do pano, ou mesmo com outro, seca-se. Não ficam manchas e o vidro fica limpo e cristalino. Um truque que permite ver a sujidade que ainda restar, se é da parte de dentro ou de fora do vidro, é limparem em sentidos diferentes o vidro, caso seja o exterior ou o interior. Por exemplo, limpem o exterior no sentido paralelo ao chão (frente-trás) e o interior no sentido perpendicular (cima-baixo). Isto permite que vejam mais facilmente se a sujidade que resta se encontra no interior ou no exterior do vidro.

A.2.3 Tablier, porta-luvas, bolsas das portas e espaços de arrumação

Tudo isto deve ser limpo com o MPC/1Z UC e aplicadores microfibras. Limpa-se em profundidade permitindo retirar os restos de produtos usados anteriormente...nos sítios mais difíceis (grelhas de ventilação, grelhas de colunas/tweeters, botões do rádio, painel de instrumentos, etc.) podem-se usar pincéis de várias durezas sempre isolados com fita 3M caso tenham os rebordos em metal, bem como escovas de dentes e acessórios para o aspirador.

Depois de bem limpo e devidamente seco com panos microfibras, devemos proteger com um condicionador. Como exemplos de condicionadores interiores temos: Einszett Tiefenpfledger, Poorboy’s Natural Look, CG Silk Shine, etc. São produtos semelhante aos dos plásticos exteriores, mas desta vez a sua fórmula é à base de água. Devem ser aplicado com um aplicador de microfibras ou um poliespuma, borrifando uma pequena quantidade e espalhando uniformemente. Deixam-se actuar durante alguns minutos e removem-se os excessos com um pano microfibras limpo.

Estes produtos são também anti-estáticos, para que o pó não agarre tão facilmente e contêm protectores de UV para evitar o envelhecimento e descoloração do tablier.

A.2.4 Pele

Quem tem aplicações em pele (volante, banco, etc.) deve ter especial cuidado e usar um produto específico. Como exemplo entre muitos outros temos o Einszett LederPflege, o Poorboy’s Leather Stuff, etc. São produtos 2 em 1, de limpeza e manutenção (nutrição) da pele. Devem ser aplicados em pequenas quantidades, com um aplicador de microfibras limpo. Massaja-se bem a superfície para que o produto penetre bem e nutra a pele. Deixam-se actuar alguns minutos e depois retira-se os excessos com um pano microfibras limpo.
A pele fica suave, elástica, nutrida e diminui consideravelmente as rugas.

B. Manutenção

O carro esta agora devidamente tratado. Como deveremos manter o que conseguimos?

B.1 Exterior

Devemos lavar o carro preferencialmente todas as semanas. Isto permite que a sujidade não se entranhe pela pintura, especialmente no Verão.

Os processos e os produtos são tal e qual como quando se iniciou o tratamento: água, luva de pêlo de ovelha/Shmitt, champô de qualidade, toalha Waffle Weave, dois baldes/balde duplo, etc. As jantes agora não precisam de Wheel Cleaner, basta apenas água e champô para as lavar. O selante de jantes tem uma duração aproximada de 1 a 2 meses. Quando começarem a notar que o ferodo começa a sair com mais dificuldade com o champô, devem repor a camada de selante nas jantes. Os pneus também devem ser lavados e condicionados.

A cera natural de carnaúba evapora com o tempo e especialmente com o calor. Normalmente dura entre um a dois meses, pelo que após esse intervalo de tempo convém repor a camada protectora. É um processo rápido que não demora mais que ½h. As ceras liquidas têm usualmente a mesma duração e a sua aplicação é ainda mais rápida.

O selante dura cerca de seis meses. A reposição do selante deve ser precedida de uma limpeza à pintura, usando por exemplo o Poorboy’s Polish w/ Carnaúba (PWC) ou o Grojet2000, pois elimina o selante anterior e as ceras, uma vez que contém agentes de limpeza. Após a selagem deve novamente voltar-se a encerar o carro.

Os plásticos exteriores devem ser novamente condicionados quando acharem necessário.

B.2 Interior

Preferencialmente deve ser aspirado e os vidros limpos semanalmente.
O interior agora já só necessita do condicionador uma vez por mês ou quando se achar necessário. Os tecidos devem necessitar apenas de aspiração. Caso hajam nódoas difícil de retirar devem repetir o processo descrito acima no ponto 1.2.1
As aplicações de pele devem ser mantidas uma vez por mês ou quando se achar necessário.

Este é apenas um guia expresso. Para informação mais detalhada, consultem os fóruns da especialidade, como por exemplo o www.carpremium.net  ;)

Offline remorse

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Re: Manual do processo detalhistico
« Responder #2 em: 10 de Novembro de 2009, 19:09 pm »
MLVtecpt em primeiro lugar muito bom post e uma informaçao muito util para quem quiser começar a tratar melhor do seu carro !

Podes nos dizer em que lojas online ou não se pode comprar esses produtos?

Desde já Obrigado

VN

Offline johny-

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Re: Manual do processo detalhistico
« Responder #3 em: 11 de Novembro de 2009, 11:41 am »
loja online : http://www.detailstore.pt/

(peço aos mods/admins para apagar caso nao seja permitida a pub)

Offline Artur

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Re: Manual do processo detalhistico
« Responder #4 em: 11 de Novembro de 2009, 15:26 pm »
loja online : http://www.detailstore.pt/

(peço aos mods/admins para apagar caso nao seja permitida a pub)


;) no prob
nada tem a ver com os nossos conteudos e é util para ajudar o pessoal

Offline remorse

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Re: Manual do processo detalhistico
« Responder #5 em: 11 de Novembro de 2009, 20:26 pm »
Obrigado jonhy  :grin:
Agora já podem tratar bem da pintura do vosso carrinho !
e ja sabem cuidado com os swirls!!  :cheesy:
Toca a por os renault's a brilhar !
Por acaso isto é um bom processo para manter o meu classico sempre "Novo"  :evil:
abraço

VN

Offline Gonçalo

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Re: Manual do processo detalhistico
« Responder #6 em: 11 de Novembro de 2009, 21:43 pm »
altamente, grandes dicas, algumas delas nao tinha conhecimento de causa, o meu brinquedo vai agradecer o cuidado extra  :grin: bom DIY  :laugh:
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline 3 ás coupe

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Re: Manual do processo detalhistico
« Responder #7 em: 28 de Novembro de 2009, 13:34 pm »
bom post.
cumps

Offline brooklyn_bounce

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Re: Manual do processo detalhistico
« Responder #8 em: 05 de Outubro de 2011, 16:38 pm »
Epah, desculpem lá o desenterranço mas este tópico está excelente...


Há algum tempo que ando para me atirar de cabeça ao mundo do detalhe e não o tenho feito por preguiça de procurar um fórum decente sobre o mesmo e começar a ambientar-me, e afinal tinha um óptimo ponto de partida já aqui no forum...


Pergunto eu, porque é que isto não está fixo?  :assobio: :assobio: