Autor Tópico: [DIY] - Clio I - Montagem de barra estabilizadora frontal  (Lida 9083 vezes)

Offline FlipClioI

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[DIY] - Clio I - Montagem de barra estabilizadora frontal
« em: 10 de Dezembro de 2012, 15:07 pm »
Boas malta!

Então venho hoje mostrar como se monta a barra de estabilização para qualquer Clio I, podendo este DIY servir para tirar conclusões sobre substituições dos casquilhos/sinoblocos desta barra (isto para quem já tenha montada no carro)

Estas barras vêm de série nos Clios I com os motores 1.4 a gasolina e 1.9 diesel, não existindo nos 1.2 a gasolina nem nos 1.1. Tendo eu um 1.2 energy, e aparecendo a oportunidade certa com a aquisição da barra tudo o resto são facilidades  0:))

Pois bem, passemos á explicação:

A única coisa a ser desmontada é o braço da manete das mudanças para a caixa. Desapertem-na da caixa (é facilimo. é só desapertar) e podem deixá-la pendurada na zona da manete. Quanto á linha de escape, deixem estar! A barra, com muito jeitinho dá perfeitamente para passar.



Este é um dos sinoblocos dos triângulos, sendo precisos dois, eles desmontam-se em 3 partes: Parafuso, sinobloco central, borracha e porca.



Nesta imagem podem ver apenas o parafuso no triângulo, visto que ainda estava só a apontar a barra. A borracha que está a meio da barra tem de ficar bem encostada ao charriot, sendo a posição dela, assim como se nota nesta foto com o lado arredondado para o gancho e o lado achatado bem encostado ao charriot. Se esta borracha não ficar devidamente encostada, esqueçam que não irão conseguir apertar o gancho ao charriot que isto é mesmo muito justo.

Montagem:

Os sinoblocos dos triangulos são facilimos de montar, quase que ensinam por si mesmos, visto de cima para baixo a ordem é, parafuso, triangulo, sinobloco (tem de estar bem apontado com o buraco do triângulo senão quando forem a apertar ficar todo torto, correndo o risco de o danificar a longo prazo), borracha e porca para apertar.

O aperto dos ganchos da barra ao charriot é mais "chato" e requer alguma paciencia. Recomendo o uso de um alicate de pressão para segurar um gancho (que já esteja minimamente acertado) enquanto vocês acertam o outro gancho


Nesta foto, em cima, ainda está o alicate agarrado a um dos ganchos.

É obrigatório, primeiro acertar tudo (sinoblocos de triangulos e sinoblocos do charriot) e só depois de estar tudo acertado é que se pode apertar a fundo.
Força usada para aperto? Não usei chave dinamométrica, tendo em conta as peças usadas (são coisas que têm é de ficar bem apertadas, não estalam, nem entortam. Se estiver tudo nos conformes as peças aguentam o dobro daquilo que vocês conseguem dar de certeza, e usem as barras que quiserem que nem a Lei de Lavoisier vos safa, salvo seja. Vá, nem tanto!  :tongue: )
Mas para os mais brutos, apertem apenas com um braço, toda a força que consigam dar... Está bom!  :laugh:

Os parafusos e porcas dos sinoblocos dos triângulos vêm logo com a peça em si, se vocês a adquirirem. O parafuso que aperta no charriot, não vale a pena ser muito comprido até porque aquilo tem de ficar devidamente encostado, ferro com ferro!

Medidas de parafusos e isso já não faço a menor ideia... Nah me lembro!  :laugh: Eram uns que haviam por lá que ficavam justos... Serve!  :laugh: Só um acrescento, não sei se na original está desta forma, mas quando forem a apertar a porca dos parafuso que fica no charriot, ponham uma anilha... Só por vias, também não custa nada  :tongue:

Deixo aqui as restantes fotos, espero que este DIY tenha sido util (pena não ter tirado mais fotos mas tinha as mãos com tudo menos limpas...)

Recomendações finais:

Isto com duas pessoas bem despachadas é trabalho para durar no máximo dos máximos 15/20 minutos. Mas sim, é possivel ser só uma pessoa a fazer isto.
Recomendo o uso de um elevador. Torna-se muito mais fácil e muito mais eficiente.

Se é possivel fazer com o carro levantado dos dois lados por umas boas preguiças?
Sim é possivel... Mas demoram ainda mais. Estes conselhos são a diferença entre demorarem 15 minutos ou demorarem hora e meia  :wink:



Cumprimentos a todos fica o resto das imagens que tenho




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Offline FlipClioI

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Re: [DIY] - Clio I - Montagem de barra estabilizadora frontal
« Responder #1 em: 10 de Dezembro de 2012, 15:15 pm »
Agradecimentos á equipa da Renaultpt pelas recomendações iniciais de montagem da barra (que eu estava completamente ignorante em relação a isto), ao caçoilauto pelo "tira-dúvidas" inicial também, e ao Artur pela venda da barra (barra óptimo estado, zero de empenos e com as borrachas que agarram ao charriot e ganchos incluidos, o que foi uma óptima ajuda).

Cumprimentos
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Offline Sls a GPL

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Re: [DIY] - Clio I - Montagem de barra estabilizadora frontal
« Responder #2 em: 10 de Dezembro de 2012, 16:03 pm »
Bom DIY!! Estas a ver, não foi difícil :laugh: Para a proxima usa umas luvas, para não teres as mãos sujas para tirares mais fotos  :wink:
Obrigado pela partilha!!

Offline FlipClioI

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Re: [DIY] - Clio I - Montagem de barra estabilizadora frontal
« Responder #3 em: 10 de Dezembro de 2012, 16:04 pm »
lool. Já tentei várias vezes... Mas não dão jeito nenhum  :tongue:

Cumprimentos
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Offline carlosjcm

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Re: [DIY] - Clio I - Montagem de barra estabilizadora frontal
« Responder #4 em: 10 de Dezembro de 2012, 16:09 pm »
Obrigado pela partilha!!

Offline Sls a GPL

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Re: [DIY] - Clio I - Montagem de barra estabilizadora frontal
« Responder #5 em: 10 de Dezembro de 2012, 16:12 pm »
 :laugh: há coisas que não dão jeito nenhum mas têm que se usar looool eu já me vou começando a habituar a usar luvas....

Offline ORLANDO 13

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Re: [DIY] - Clio I - Montagem de barra estabilizadora frontal
« Responder #6 em: 29 de Dezembro de 2012, 22:53 pm »
bom diy. parabéns e obrigado pela partilha. :wink: :wink:
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Offline mascondez

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Re: [DIY] - Clio I - Montagem de barra estabilizadora frontal
« Responder #7 em: 30 de Dezembro de 2012, 18:33 pm »
Bom DIY, obrigado pela partilha.