Em mecânicas mais arcaicas como a do meu Super5 , a regulação da mistura ar/gasolina no carburador nas situações de ignição a frio é feita pelo condutor.
Este comando manual de regulação andava meio perro e acabou por partir. Como tenho o Manual Haynes, que diz que a substituição é fácil, aventurei-me sozinho a corrigir a situação. Comprei a peça (comando e cabo) na concorrência por 31,44€. Na Renault custava 42,62€.
1 -
desligar terminal negativo da bateria e retirar filtro de ar (no caso do Super 5 1.1, basta soltar três peças como esta e puxar para cima).
2 - soltar mola e laço que prendem cabo ao carburador.
3 - desaparafusar e retirar comando manual do "ar" e soltar terminal da lâmpada avisadora do tablier.
4 - puxar cabo para dentro do habitáculo. Se necessário, retirar antes a borracha gorda que poderá envolver parte do cabo, para que este possa passar à vontade no orifÃcio.
5 - Instalar a peça nova, começando por inserir o cabo na ranhura onde ficará o comando manual. Inserir no orifÃcio de acesso ao cofre do motor que lhe está destinado. Ligar terminal da lâmpada.
6 - Colocar o manÃpulo para baixo (posição aberta), até encostar a uma frágil patilha que já iremos partir no fim de tudo.
7 - prender laço final do cabo ao carburador. Esta parte foi a mais difÃcil. Consegui depois de lubrificar o laço com WD-40 (cuidado com a direcção do spray, que o carburador está aberto!), soltar a mola do cabo do acelerador (setas azuis) e rodar peça onde encaixará o cabo (seta branca) para ter melhor acesso ao encaixe e fazer força a puxar com um alicate nesta posição (seta azul). Não mexer repetidamente na peça onde encaixa o cabo do acelerador para evitar encharcar o motor.
8 - colocar esta peça onde prendemos o cabo novamente na posição aberta (seta branca) e prender os dois cabos com as respectivas molas (setas vermelhas).
9 - colocar o comando manual no sÃtio e aparafusar.
10- Montar filtro de ar e ligar bateria.
11 - Depois de experimentarmos se o carro pega (claro que pega!), puxar (só agora) o manÃpulo todo para baixo, até sentirmos a patilha a ceder.
Confirma-se que é fácil.
Desculpem se a linguagem técnica está incorrecta, mas estou pouco familiarizado com os termos do ofÃcio.
Espero não ter sido muito confuso.