Autor Tópico: [DIY] - Super 5 (carb) - substituição comando e cabo do "ar"  (Lida 5761 vezes)

Offline carvalhovsky

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[DIY] - Super 5 (carb) - substituição comando e cabo do "ar"
« em: 02 de Outubro de 2012, 00:56 am »
Em mecânicas mais arcaicas como a do meu Super5 , a regulação da mistura ar/gasolina no carburador nas situações de ignição a frio é feita pelo condutor.
Este comando manual de regulação andava meio perro e acabou por partir. Como tenho o Manual Haynes, que diz que a substituição é fácil, aventurei-me sozinho a corrigir a situação. Comprei a peça (comando e cabo) na concorrência por 31,44€. Na Renault custava 42,62€.

1 - desligar terminal negativo da bateria e retirar filtro de ar (no caso do Super 5 1.1, basta soltar três peças como esta e puxar para cima).


2 - soltar mola e laço que prendem cabo ao carburador.


3 - desaparafusar e retirar comando manual do "ar" e soltar terminal da lâmpada avisadora do tablier.


4 - puxar cabo para dentro do habitáculo. Se necessário, retirar antes a borracha gorda que poderá envolver parte do cabo, para que este possa passar à vontade no orifício.
5 - Instalar a peça nova, começando por inserir o cabo na ranhura onde ficará o comando manual. Inserir no orifício de acesso ao cofre do motor que lhe está destinado. Ligar terminal da lâmpada.



6 - Colocar o manípulo para baixo (posição aberta), até encostar a uma frágil patilha que já iremos partir no fim de tudo.
7 - prender laço final do cabo ao carburador. Esta parte foi a mais difícil. Consegui depois de lubrificar o laço com WD-40 (cuidado com a direcção do spray, que o carburador está aberto!), soltar a mola do cabo do acelerador (setas azuis) e rodar peça onde encaixará o cabo (seta branca) para ter melhor acesso ao encaixe e fazer força a puxar com um alicate nesta posição (seta azul). Não mexer repetidamente na peça onde encaixa o cabo do acelerador para evitar encharcar o motor.




8 - colocar esta peça onde prendemos o cabo novamente na posição aberta (seta branca) e prender os dois cabos com as respectivas molas (setas vermelhas).


9 - colocar o comando manual no sítio e aparafusar.
10- Montar filtro de ar e ligar bateria.
11 - Depois de experimentarmos se o carro pega (claro que pega!), puxar (só agora) o manípulo todo para baixo, até sentirmos a patilha a ceder.

Confirma-se que é fácil.
Desculpem se a linguagem técnica está incorrecta, mas estou pouco familiarizado com os termos do ofício.
Espero não ter sido muito confuso.

Offline Sls a GPL

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Re: [DIY] - Super 5 (carb) - substituição comando e cabo do "ar"
« Responder #1 em: 02 de Outubro de 2012, 01:12 am »
Bom DIY, obrigado pela partilha  :dance:

Offline carlosjcm

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Re: [DIY] - Super 5 (carb) - substituição comando e cabo do "ar"
« Responder #2 em: 02 de Outubro de 2012, 09:50 am »
Bom DIY!!

Offline Caçoilauto

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Re: [DIY] - Super 5 (carb) - substituição comando e cabo do "ar"
« Responder #3 em: 02 de Outubro de 2012, 10:16 am »
Bom post Carvalhovsky.

Sempre a melhorar esse r5

Offline scenick

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Re: [DIY] - Super 5 (carb) - substituição comando e cabo do "ar"
« Responder #4 em: 02 de Outubro de 2012, 22:58 pm »
citando :
Confirma-se que é fácil.
Desculpem se a linguagem técnica está incorrecta, mas estou pouco familiarizado com os termos do ofício.
Espero não ter sido muito confuso.

antes pelo contrário , muito bem explicado , parabéns

Offline carvalhovsky

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Re: [DIY] - Super 5 (carb) - substituição comando e cabo do "ar"
« Responder #5 em: 02 de Outubro de 2012, 23:35 pm »
Obrigado a todos pelos comentários.
Pelo menos nestes problemas menores, tenta-se evitar uma ida ao mecânico.

Offline MRC

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Re: [DIY] - Super 5 (carb) - substituição comando e cabo do "ar"
« Responder #6 em: 04 de Outubro de 2012, 14:52 pm »
Muito bem! 8)
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Offline Black Phoenix

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Re: [DIY] - Super 5 (carb) - substituição comando e cabo do "ar"
« Responder #7 em: 04 de Outubro de 2012, 19:14 pm »
Corrijo:

Mecânicas arcaicas como o Super 5 e os Clio I Phase 1 1.1 com o motor com caixa de 4 vel. do Super 5.

Mas bom DIY.