Bom dia,
Visto que isto não é só para consultar quando se está "à rasca", vim partilhar algo que poderá ser util (e que ainda estou em duvida) na troca da distribuição completa.
Após ter trocado tensor, bomba de água ... ao tentar colocar a correia, a mesma não entrava como deveria entrar.
A correia era igual à anterior, tal como bomba de agua e tensor. Com o tensor no minimo e cumprindo todos os "passos" como manda a regra para susbtituir a mesma, a correia teimou em não entrar nas polies.
Após umas 4h de guerra, "monta e desmonta", força e dedos sem carne... Nada feito.
Até que... alguém amigo chegou e simplesmente desapertou a bomba de água, ajustou a correia no sitio e voltou apertar a bomba de água.
Supostamente a bomba de à gua "cede" uns milimetros para cada lado... (tipo tensor)
e pelo que sei é dos unicos carros que isto acontece, e só quem passa por "elas" é que aprendeu!
Agora, vocês que percebem disto, é normal? ... ou tiveram a sorte de montar tudo à 1ª e nem notaram em nada de anormal ?
Supostamente, a troca de bronzes que iria trazer mais dores de cabeça, mas pelo contrario, foram substituidos numa tarde e até é de facil troca... é mais o trabalho de desmontar o que é necessário para tirar o cárter do que proceder à troca dos bronzes.
Tinha apenas desgaste/riscos/destemperamento nos bronzes dos cilindros 2 e 3... de resto, com 200.000 kms, estavam bastante bons!!
Se alguém que esteja a pensar fazer o mesmo, e tiver duvidas... apite
Cmpts