Autor Tópico: Inspecção Periódica Obrigatória nas motos de cilindrada superior a 250 cc  (Lida 6999 vezes)

Offline gclio

  • 1.6 TCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens: 1869
  • Garagem : Clio II Fase II Expression 1.2 75cv 16v 2003
Pesquisei e não encontrei tópico acerca disto, por isso abri aqui e cá vai.....

O que eram apenas boatos até há pouco tempo, passou à realidade: acaba de sair hoje o decreto-lei que rege a inspecção periódica obrigatória nas motos de cilindrada superior a 250 cc.

O governo quer alargar o universo das Inspecções Periódicas Obrigatórias (IPO) às motos com cilindrada superior a 250 cc. O decreto-lei n.º 144/2012, publicado hoje no Diário da República,  transpõe para a lei nacional, a directiva comunitária n.º 2009/40/CE, a qual já previa este alargamento das IPO a esta categoria de veículos.
As regras de excepção deste diploma são idênticas para os veículos de duas e quatro rodas, estando, assim, isentos os veículos de interesse histórico e os destinados a fins especiais.
Segundo o mesmo decreto-lei, os motociclos, triciclos e quadriciclos elegíveis terão a primeira inspecção “agendada” para quatro anos após a data da primeira matrícula; a partir daí de dois em dois anos (até perfazerem oito anos); e em seguida, todos os anos.
A entrada em vigor está dependente da publicação de uma portaria a ser elaborada pelo membro do governo responsável pela área dos Transportes.

(Fonte: http://www.automotor.xl.pt/Not%C3%ADcias/DetalheNoticia/tabid/118/itemId/12156/Default.aspx )

Para quem quiser consultar o decreto: http://dre.pt/pdf1sdip/2012/07/13300/0360603625.pdf
[img width= height=]http://img94.imageshack.us/img94/239/manel2.jpg[/img]
                 Podia viver sem o meu menino..podia! Mas não era o mesmo ronco!

Offline RenaultTurbo

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 5852
  • Garagem : Clio II 1.6 16v / Scenic I 1.4 16v / Velsatis 2.2dci
Re: Inspecção Periódica Obrigatória nas motos de cilindrada superior a 250 cc
« Responder #1 em: 11 de Julho de 2012, 21:37 pm »
Tretas para ganharem mais uns trocos.
Acho que qualquer motociclista anda com a sua mota em condições de circular até porque a sua segurança está ainda mais em jogo do que num carro.

Offline scenick

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Mensagens: 2856
Re: Inspecção Periódica Obrigatória nas motos de cilindrada superior a 250 cc
« Responder #2 em: 11 de Julho de 2012, 22:03 pm »
Eu pessoalmente não conheço nenhum centro com certificado e com máquinas capazes de inspecionar uma *MOTO*

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Inspecção Periódica Obrigatória nas motos de cilindrada superior a 250 cc
« Responder #3 em: 11 de Julho de 2012, 22:06 pm »
Tirando a questão do pagamento, até acho bem, porque muitas vezes julgamos que temos tudo a funcionar bem e na verdade não está, se não fossem as inspecções muitas vezes andávamos para ai a julgar que temos tudo a 100 % e depois quando nos espetamos é que vemos que não tínhamos tudo como julgava-mos. Alem da segurança também a poluição, também deve andar para ai muita mota a queimar mal e a poluir desnecessariamente. Acho que é uma boa forma de as pessoas (algumas) se consciencializarem-se de que não é só comprar carro/moto, que também é necessário manter.
Quanto a questão dos IPOs assim que estejam aprovadas as leis todas, até "chovem" certificações.....

Offline Black Phoenix

  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Shenzhen - Mainland China
  • Mensagens: 5146
  • Fotografo da treta!!!
  • Garagem : Renault Clio Sport Tourer 1.5dCi 78kW
Re: Inspecção Periódica Obrigatória nas motos de cilindrada superior a 250 cc
« Responder #4 em: 11 de Julho de 2012, 23:59 pm »
Também existe muita mota alterada. E motas roubadas com os números de quadro alterados. Por isso assim vai-se apanhar muitos, ou então será como nos carros!

Offline red46

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens: 451
  • Garagem : Clio II.III Dynamique 1.2 16v 75cv 2004
Re: Inspecção Periódica Obrigatória nas motos de cilindrada superior a 250 cc
« Responder #5 em: 13 de Julho de 2012, 05:03 am »
Boas.

Parece-me é que isso até ser implementado nos centros, ainda vá demorar um pouco. Deixo um link onde falam sobre isso e na resposta nº12 que é do user SataN vê-se o porquê.

http://www.forumtransalp.com/t4123-inspeccoes-para-motas-de-cilindrada-superior-a-250cc

Cumprimentos

Offline depx

  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Faro
  • Mensagens: 4354
  • Electrónica é para meninos, aqui usa-se o ouvido!
  • Garagem : muito aço... para mandar enfardar!
Re: Inspecção Periódica Obrigatória nas motos de cilindrada superior a 250 cc
« Responder #6 em: 13 de Julho de 2012, 10:48 am »
Eu sou apologista das inspecções periódicas, a minha mota não precisa de fazer inspecção mas a que está em planos de aquisição precisa.
Sejamos realistas, existem alterações que não têm pés nem cabeça, escapes directos sem qualquer silenciador, matriculas dobradas, xenon em médios e máximos que andam ambos acesos na estrada, pneus muito mais largos, motores alterados, etc etc... sei bem que vai acontecer como nos carros 2 ou 3 dias antes a malta mete as motas stock e toca de fazer a IPO, mas demove sempre alguns a fazer tais mods.
Custa dar os 28€ de cada IPO, mas tem que ser.
Opel Kadett 1.2S - 1983  | Mercedes W123 Limousine 300D - 1977 - aguadar restauro | Sado 550 - 1984 - aguardar restauro