Segundo o manual de revisões do clio, o tempo indicado corresponde ao tempo máximo e com uma utilização normal. Por isso, antes de terminar esse prazo deveria ser feita a inspecção da correia.
Há aqueles que se fiam na virgem santissima, e só olham para a correia depois de a substituÃrem, e depois há aqueles que tem os pés bem assentes na terra e sabem que o material sofre desgaste, e que apesar de os intervalos de substituição terem já em conta a fiabilidade do material, há sempre factores que nos fogem do controlo, como por exemplo, desgastes nos dentes das rodas dentadas, contaminações de óleo na correia provenientes dos retentores, ou mesmo de derrames acidentais quando do atestar do motor, etc.
Para alem dos factores de desgaste provocados pelo tipo de condução que se possa ter, tipo andar a fazer arranques À maluca, reduções à herói, e etc e tal, que podem causar danos na correia e depois esta não durar os 5 anos ou os 120 mil km.
Depois quando elas partem, e ficam com o motor todo fo* vem se queixar que a virgem se esqueceu deles.
Não são dez minutos que se perde a desapertar 2 parafusos e ver se a correia apresenta danos que vai deixar um gajo mais pobre, e pode antecipar uma despesa bem maior.
Mas lá está, é a minha opinião e a dos gajos da renault que fizeram o manual, não quer dizer que por isso todos tenham que ter a mesma opinião.
Como os mecânicos não tem bolas de cristal nem avenças com o bruxo de Fafe, tem que olhar para a correia para saber se ela ainda está em condições ou não
A altura indicada para fazer essa inspecção depende de muitos factores, por isso se for feita quando for feia a revisão, não se perde muito.