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Pneus novos - direcção desalinhada
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Tópico: Pneus novos - direcção desalinhada (Lida 7268 vezes)
nonnus
1.0 SCe
Mensagens: 3
Pneus novos - direcção desalinhada
«
em:
03 de Outubro de 2012, 15:01 pm »
Olá a todos,
É o meu 1º post aqui no forum, mas já o visito a algum tempo.
Gostaria de saber a vossa opinião acerca de um problema num Clio 3 dci van 68cv de 2007 com cerca 70mil km.
Recentemente foram trocados os 4 pneus e montados uns Hankook novos, no entanto o carro começou a fugir para a direita, foi alinhado a direcção mas continuou a fugir, trocaram-se o pneus da esquerda para a direita e novamente alinhado, parece ligeiramente melhor mas continua a fugir para a direita.
Motivos? Existe algum problema do género já referenciado nestes modelos?
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Re: Pneus novos - direcção desalinhada
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Responder #1 em:
03 de Outubro de 2012, 20:33 pm »
para andares com o carro a direito o volante não te fica ligeiramente torto para a esquerda?
tenho igual no meu e salvo o erro é por não definir o ponto 0 da direção aquando do alinhamento. é o mau da direção elétrica
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Re: Pneus novos - direcção desalinhada
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Responder #2 em:
03 de Outubro de 2012, 21:28 pm »
Quanto à posição do volante, tem a ver com quem alinha a direcção, pois é necessário colocar uma ferramenta que prende o volante, na posição correcta, para depois fazer o alinhamento, mas muitas vezes quem alinha a direcção não tem o cuidado de deixar o volante devidamente alinhado.
Quanto ao desvio da direcção tem a ver com vários factores, se olharem para a folha do alinhamento, vão verificar que existem lá vários valores, o que normalmente é alinhado é a convergência das rodas da frente.
O sopé e o avanço das rodas da frente e a convergência e o sopé das rodas de trás, normalmente não é possÃvel corrigir, o que faz com que o carro tenha desvios quando em andamento.
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Re: Pneus novos - direcção desalinhada
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Responder #3 em:
03 de Outubro de 2012, 22:04 pm »
Não sou o condutor habitual do carro, mas no fim de semana vou verificar se mantendo o volante ligeiramente à esquerda deixa de fugir.
Não pudera ser de algum defeito nos pneus? Se for do sopé traseira não se deveria ter sentido o problema com o antigo jogo de pneus?
Obrigado pelos comentários
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Re: Pneus novos - direcção desalinhada
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Responder #4 em:
03 de Outubro de 2012, 23:07 pm »
O antigo jogo de pneus já podia estar acamado e não se notar tanto o desvio, por exemplo, eu de 10 mil em 10 mil km troco os pneus do lado esquerdo para o lado direito, porque a roda de trás do lado esquerdo tem um ângulo de sopé fora dos valores de fábrica, e por conseguinte desgasta mais uma parte do pneu. Para manter os pneus com um desgaste mais uniforme possÃvel, faço essa troca de pneus. Quanto faço essa troca, noto logo um grande desvio na direcção, que ao longo do tempo vai diminuindo.
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Re: Pneus novos - direcção desalinhada
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Responder #5 em:
04 de Outubro de 2012, 10:00 am »
A mim aconteceu-me algo parecido mas não foi com a troca de pneus. Resumindo quem me alinhava o carro não tinha por habito tirar as medidas do eixo traseiro logo a máquina dava as medidas erradas para correcção. Levou pelo menos uns 3 alinhamentos e ficava sempre na mesma, foi efectuada o ajuste do ponto 0 da coluna de direcção e melhorou mas não resolveu. Até que eu em conversa com o gajo perguntei se ele tinha tirado as medidas do eixo traseiro e ele me respondeu que não... toca de meter o carro na máquina e voilá direcção bem alinhada.
Ao que parece antes do meu também tinha lá andado um Qashqai que tava com o mesmo problema e que levou inclusive o dono da casa de pneus a suspeitar que a máquina de alinhamento não estava boa, mas era falso alarme.
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Re: Pneus novos - direcção desalinhada
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Responder #6 em:
04 de Outubro de 2012, 10:34 am »
boas,
eu nunca troco pneus dos meus carros de um lado para o outro.
Apenas troco de trás para a frente.
ps. sempre pensei que fosse errado trocar de um lado para o outro....
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Re: Pneus novos - direcção desalinhada
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Responder #7 em:
04 de Outubro de 2012, 11:03 am »
E pensas muito bem.
eu tambem nunca o faço, so troco de eixo (de trás para a frente e vice versa)
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Re: Pneus novos - direcção desalinhada
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Responder #8 em:
04 de Outubro de 2012, 13:17 pm »
Pois... antes cruzavam-se os pneus de trás para a frente (o da frente direita ia para trás para o lado esquerdo) , agora dizem que isso já não é necessário. Eu como prefiro ter os pneus com maior aderência no eixo traseiro, só coloco esses pneus no eixo da frente, quando coloco 2 pneus novos, que vão obviamente para o eixo traseiro.
Depois como não estou para andar com o pneu do lado direito com piso razoável e o pneu do lado esquerdo semi-careca, faço essa troca para o desgaste dos pneus ser homogéneo.
Mesmo com a direcção alinhada, mas devido ao problema do eixo traseiro, o desgaste dos pneus da frente, também não é homogéneo , e para depois não andar com uns pneus mais gastos que outros faço a troca de lado.
Se se deve ou não fazer, não sei, a verdade é que consigo ter os pneus durante a sua vida útil, praticamente com o desgaste do piso por igual.
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