Bem retirei esta noticia do forum dos focus e achei por bem partilhar aqui no nosso cantinho dado que é um assunto transversal a todos e que podera ser util no futuro
"Hoje estive a ler a portaria que define os requisitos técnicos a que os centros de inspeção devem obdecer e o cerco vai-se apertar!! Aquilo que eu já previa, deve estar para acontecer em breve: uma corrida aos FAP e catalisadores nas sucatas!
E não vai ficar por aqui... PelÃculas e escapes demasiado abertos também vão ser controlados.
Se se derem ao trabalho de ler a portaria 221/2012 na diagonal, vão lá ver que os centros de inspeçao são obrigados a ter aguns equipamentos novos: equipamento de diagnóstico electrónico OBD, sonómetro, medidor fotometrico de transmissão luminosa e medidor de partÃculas!
Só não se sabe ainda qual o rigor com que irão utilizar o sonómetro mas se os centros são obrigados a adquiri-los certamente é para limitar o barulho dos escapes a pouco mais do que o barulho original.
Depois temos o medidor fotometrico de transmissão luminosa que vai lixar a vida aos chicos espertos que arranjaram formas de contornar a lei em vigor para as pelÃculas nos vidros. As pelÃculas vão passar a ser controladas nas ITV e os esquemas de colar pelÃculas sem homologação por cima de peliculas homologadas para escurecer mais o vidro e ficar lá com a homologação gravada vão ser desmontados com este equipamento!
O medidor de particulas acho que nem é preciso explicar o que irá fazer... O que vale este equipamento, apesar de já estár legislado, ainda não está a um nÃvel que permita resultados fiáveis mas a solução não deverá demorar muito a chegar.
Quanto ao equipamento de diagnóstico é que não percebo muito bem a lógica... Com o dianóstico OBD só se conseguem ler códigos de avaria relacionados com os sistemas que controlam a emissão de poluentes, mas caso haja alguma avaria a luz de avaria do motor acende. Logo para que é que os centros ITV precisam da máquina de diagnostico? Mas alguém leva o carro à inspecção com uma luz de avaria acesa?
Deixo aqui a informação que li hoje. Agora quem tiver interesse que dê uma olhadela na portaria e que faça como entender melhor. No meu caso, ainda fiquei mais convencido de que tirar o FAP e o catalisador só mesmo quando arranjar um escape suplente para limpar aquilo e manter o meu material guardado em casa para ir às ITVs."
By User: Nuno8210