Ora, caso os vossos sensores já não sejam fiáveis e com a velhice estejam já a acusar..
Mais uma vez o carro em questão é um Renault Clio 1.2 RT motor energy.
Como já andava a refilar pois o ponteiro de temperatura no quadrante não passava do mÃnimo, decidi então efectuar o teste para saber se o problema era do quadrante ou do dito sensor.
Assim agarrei num clip ( um fio electrico também da ) retirei a ficha do sensor ( castanho ) que fica por baixo da caixa do filtro de ar e mesmo ao lado do termostato introduzi o clip de modo a fazer "ponte" entre os conectores da ficha que retirei, e dei a chave (sem ligar o carro), assim vi que o ponteiro disparou ao máximo, fixe, assim fiquei a saber que o problema não éra do quadrante, mas sim do sensor...
Ora após pesquisa e opiniões, soube que quando se substitui a junta da cabeça, devido a excaldoes, o sensor não é fiável e convém se substituir o mesmo, logo aqui esta a prova.
Assim comecei a aventura.
Primeiro, retirar a caixa do filtro de ar
Depois com a caixa fora comecemos por retirar o distribuidor, mas antes é preciso muita atenção, devido a pormos os cabos das velas nos seus sÃtios sem trocas, para tal, façam um desenho\esboço de qual o cabo que sai do motor e entra no distribuidor.
Após isso retiramos os cabos de velas no distribuidor, o dito distribuidor ( para sair basta 1\4 de volta ), os ambos parafusos sextavados de cada lado, nao retirarem não se preocupem de cair um cadito de óleo, é normal.
Após isso vamos então retirar os sensores, assim temos mais espaço de manobra.
O que fiz foi aproveitar que ia trocar o sensor de temperatura do quadrante (sensor castanho) trocar também o sensor de temperatura do relantim ( sensor branco)
Começando a retirar o sensor castanho, desconecta-se o ficha e com uma chave de bocas comecemos a rodar, o liquido de refrigeração ira começar a cair, mais uma vez é normal, não se preocupem , pois é assim que o sensor "lê" a temperatura.
Depois de retirarem o sensor castanho, partimos para o sensor branco, o processo é o mesmo, mas a agua não ira cair, pois já caiu anteriormente.
Sensores velhos fora, só falta os sensores novos, o processo de montagem é igual ao desmontagem, apertar sensores, conectar as ditas fichas respectivamente
Voltar a introduzir o distribuidor como estava antes, e na mesma posição (1\4 de volta), voltar a introduzir os cabos de velas no distribuidor conforme o esboço...
depois partimos para o sensor do radiador, ora optei por trocar o dito sensor, tanto pela velhice do sensor, como queria que a ventoinha dispara-se mais cedo ( dos 92º para 86º )
O sensor situa-se entre o tubo superior e inferior do radiador, o dito sensor esta embutido no radiador, o processo de substituição é o mesmo que outros, desconectar a ficha, desapertar sensor, apertar novo e conectar a ficha.
Desculpem mas esqueci de tirar fotos, no entanto mais tarde ponho para saberem a sua localização
e terminamos ao por agua no reservatório, fazer a purga do sistema, que é feito da seguinte maneira:
Põem agua no reservatório ate ao máximo, depois tem um parafuso no radiador ( propriamente no lado direito ), retiram o parafuso, ira sair o ar do sistema, e quando começar a cair bastante agua voltam a introduzir o parafuso e metem novamente agua no reservatório, voltam a fazer o mesmo processo de modo a ter certeza que não ficou ar no sistema, e voltam a encher o reservatório ate ao topo, fecham, ligam o carro e esperam ate a ventoinha disparar pelo menos 2 vezes, e fiquem atentos a temperatura no quadrante para terem a certeza que ficou tudo ok.
Assim termino o DIY de " como mudar os sensores de temperatura "
PS: FINALMENTE ja tenho o ponteiro da temperatura a funcionar, para alem de que nas filas de transito o ponteiro mal chega ao segundo traço (um pouco antes), pois a ventoinha dispara logo
Cumprimentos