Primeira coisa a ver: capôt. Procura babadelas, ferrugens (possÃvel apesar de os carros serem novos), um dos faróis mais novo que outro (substituÃdo por causa de um acidente que possa eventualmente ter alterado a estrutura do carro). Procura também estofos arranhados por causa de um botão de calças que tenha esfolado o tecido ou a pele. Testa bem os carros a todos os nÃveis: aceleração, recuperações, travagem, estabilidade a guinar (imagina que tens de te desviar de um obstáculo que tenha caÃdo de um camião). Atenção ao estado dos pneus: desgaste em geral, desgaste desigual causado por direcção desalinhada, bolhas nas paredes, data de fabrico destes (aparece um conjunto de 4 algarismos a indicar a semana do ano e o ano em que o pneu foi fabricado e tu não queres pneus com mais de 5 anos). Vê também pequenas moças e esfoladelas (isto é óbvio). Vê também a quantidade de frio e de calor que o ar condicionado e a chauffage. Aproveita para sentir o cheiro quando ligas o AC para averiguar se o filtro de ar ou o próprio evaporador não estão impregnados em bactérias que causam mau cheiro e alergias.
Se fosse a ti, preferia procurar apenas sport tourer's e esquecer as berlinas. A berlina não tem espaço nenhum para pernas atrás e sempre se fica com uma mala maior para as férias.
Última dica: os kms nos carros usados são subjectivos. Tive a sorte de encontrar um carro que era estimado pelo antigo dono e que apesar da brutalidade de kms que tinha quando o comprei, estava muito melhor que carros que nem têm 50 mil feitos.