Depois de ter as peças todas, foi vez de colocar mãos à obra. Assim deixo aqui a descrição de como mudar o liquido de refrigeração neste motor. Para ajudar a retirar toda a água anterior, usei um compressor(quem tiver uma mangueira à mão, também serve) para enviar ar para dentro do motor e forçar a saÃda do resto de água(resultou perfeitamente). Neste motor, convém tirar a caixa do filtro do ar para tirar os tubos mais facilmente e o vaso de expansão. Desliguei a bateria para evitar males maiores.Para tirar o filtro do ar, desaperta-se duas braçadeiras, retira-se os tubos ligados a ele. Depois é tirar as duas patilhas onde está as setas.O problema: A solução: Tudo cá para fora e toca a inspeccionar. Tudo em ordem, mole e sem grande ferrugem no interior. Maravilha! Assoprei com a ajuda do compressor para tirar o máximo de lixo possÃvel. Assoprei por estes tubos e começou a sair água por outros. Ou seja, depois de tirar o tubo inferior do radiador, ainda saiu à vontade 2litros de liquido..Por mera curiosidade, aqui fica o estado actual do cilindro principal dos travões:A razão pela qual me levou a ver os tubos todos era ver se encontrava algum sitio onde perdia liquido. Afinal, acertava o nÃvel a cada 3 meses aproximadamente. Aqui fica as surpresas:O interruptor de temperatura que liga ao radiador do motor e que nunca tinha trocado desde que tenho o carro, tinha estas caracterÃsticas:Depois de ter colocado tudo no lugar, foi vez de encher o circuito com água e sangrar o circuito novamente. Esperei até disparar as ventoinhas duas vezes e voltei a vazar o circuito da mesma forma que a primeira vez(tubo inferior do radiador, assoprar pelos tubos que liga ao motor e mesmo ao radiador da climatização do habitáculo) após ter arrefecido o suficiente para não me queimar [] Saiu água limpa como também saiu ainda mais barro/lama.Assim, foi vez de colocar o liquido da marca, vaso de expansão, sangrar o circuito e acertar o nÃvel.Aqui fica a cor do liquido:Purgador do radiador da climatização do habitáculo:Purgador do radiador do motor:Espero ter mostrado como se faz. Agora é a vossa vez de mostrar como se faz nos vossos.
Obrigado pelos créditos.