Autor Tópico: Renault clio 1.5 dci com ferrugem no sistema de refregeração do anticongelante  (Lida 7114 vezes)

Offline Nogueira

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Boas, sou novato aqui no fórum.
A situação é o seguinte, tenho um clio 1.5 dci comercial de 2005 e recentemente aparece-me ferrugem no circuito refregeração do anticongelante.
Comprei o carro com 150 mil km, e nessa altura fiz a revisão toda incluindo a mudanca do anticongelante, o liquido que trazia era cor verde e eu substitui-o para a liquido de cor rosa ( HUSKY orgânico com o ter de refrigeração 50%) agora aos 220 mil Km aparece-me ferrugem, já mandei limpar e trocar o anticongelante assim como substituir o deposito do nivel do anticongelante, mas aparece-me novamente ferrugem.
Estou lixado com esta situação, será que me podem ajudar?

Offline Sls a GPL

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O nível mantém-se certo ou costuma haver  algum consumo?
E tens usado agua da torneira para atestar ou agua destilada?
Para isso acontecer há a probabilidade de haver alguma fuga, que faz com que o circuito não atinja a pressão certa, fazendo com que o liquido ferva dentro do motor, e causar uma degradação dos metais, e por isso aparece essa ferrugem no liquido.
A agua da torneira também pode causar esse efeito.

O que deve ser feito é lavar bem o circuito de refrigeração, verificar a existência de fugas, e colocar anti-congelante ou a 100% nos que não necessitam de diluição ou então dos diluídos mas usar agua destilada, em vez da agua da torneira.

Offline Nogueira

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Obrigado por me responderes Rodinhas.
Eu nunca usei água da torneira nem água destilada, apenas uso anticongelante orgânico da Husky (50% refrigerante) uso direto
Costumo acrescentar uma coisa menos mínima de anticongelante de 4 em 4 mil km, acho que não há fugas, porque não noto nenhuma mancha na garagem!

Offline Sls a GPL

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Atenção que a fuga pode não ser visível,  ou até ser num sitio que só a quente se vê, ou até num sitio onde a agua sai e evapora de imediato, se gasta agua, é provável que tenha alguma fuga.
Qual é a quantidade que gasta, mais ou menos?

Offline Nogueira

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É para ai 3 rolhas cheias da tampa do anticongelante, é memos mesmo minimo o que acrescento de anticongelante.

Offline Sls a GPL

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Nesse caso até nem é muito, mas é uma questão de ires vigiando. É provável que ande para ai alguma fugazita.
Mas faz o seguinte quando estiver novamente sujo, faz uma boa limpeza ao circuito e volta a colocar novamente o anticongelante. Se voltara a aparecer ferrugem ao fim de pouco tempo é porque há algum problema no circuito.

Offline Nogueira

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Por isso é que eu ando lixado,
Aparece-me ferrugem em Maio deste ano ( Borra), mandei logo limpar o circuito de refrigeração e o anticongelante por um novo e troquei também o depósito de verificação do nível do anticongelante, em junho já me apareceu novamente ferrugem, só que desta vez como mais intensidade.
Também já me disseram que estes motores são constituídos por ferro na parte superior?

Offline Nogueira

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Eu acho que nunca levou água no sistema de refrigeração, isto porque, quando chegou as minhas mãos o líquido que trazia parecia ser o de origem (era verde claro). E então eu retirei o líquido de cor verde e substitui-o por um de cor rosa (Husk organico).
Será que o anticongelante da Husk não é bom demais, que até limpa em demasia?????
Não faco a mínima ideia, mas o anticongelante de origem da Renault não é de uso direto, pois não, ou será que é diluído com agua destilada?????
Também já me lembrei que carrinha podia ter mais quilómetros do que marca, mas a bataria ainda de origem?

Offline Sls a GPL

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O anti-congelante ser de cor verde, azul ou cor de rosa, não quer dizer nada, pois é só uma questão de corante, agora tudo depende do resto, o anti-congelante tem um determinado ph, concentração a mais torna-se acido corroendo em demasia o sistema, diluído de mais não faz o seu trabalho de limpeza esperado, alem de não fazer o efeito anti-congelante também. Tem que haver o equilíbrio adequado.
A ferrugem aparece normalmente quando há corrosão nos elementos do circuito e pode ser provocada por vários motivos, por exemplo falta de pressão no circuito, usar agua da torneira, etc

Offline Nogueira

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já mandei limpar novamente e desta fez foi mesmo a fundo, ou seja, primeiro foi limpo com água com ajuda de um mandeira, depois levou um produto próprio para ajudar a soltar a ferruge( este a trabalhar uma 1h sem ternostato) depois disto foi novamente limpo com água e mais 15mim a trabalhar, e por foi colocado um líquido bom diluído à 33%. Depois desta limpeza já fiz 850 km e ainda não apareceu ferrugem, pelos menos onde seja visível. O mecânico disse-me que ia falar com o tipos da wush, porque parece que o anticongela não deve ser muito compatível com o meu caro, que até era o rosa G12. Coloquei de cor azul diluído com água destinada a 33% e mandaram fazer 1000km e depois vou retirar este e meter meter o anticongelante azul para limpar e por fim vou meter o original da renault.