Renault 25
O Renault 25 foi um carro executivo produzido pela Renault entre 1983 e 1992. Este modelo de luxo foi na altura 2º classificado do concurso de Carro do Ano Europeu de 1985. Sofreu alguns problemas de fiabilidade (especialmente em modelos construÃdos antes de 1988, data em que foi introduzido um restyling), vendeu razoavelmente, na sua França natal, não conseguindo no entanto desafiar o poderio da marcas Premium alemãs nos mercados do resto da União Europeia. Todos os 25s foram construÃdos em Sandouville, perto de Le Havre, França.
Introdução
Lançado em finais de 1983 como um modelo do ano de 1984, o Renault 25 representou um garnde passo em frente relativamente aos Renault 20 / Renault 30 que vinha substituir. Com uma carroçaria de 5 portas de dois volumes e meio com desenho da autoria de Robert Opron (designer do Citroën SM), estilo pouco convencional, o vidro traseiro envolvente (foi a sua caracterÃstica mais famosa) de forma a que tivesse uma silhueta que se parecesse com um mais clássico 3 volumes (linha mais apreciada fora de França).
O 25 foi um dos primeiros carros concebidos a tirar partido da eficiência aerodinâmica (Coeficiente de forma Cx=0,31), factor fundamental para melhorar a economia de combustÃvel. O TS modelo fabricado de forma “não oficial†foi o automóvel de produção em série com melhor coeficiente de forma (Cx=0,28), mas aquando do seu lançamento o R 25 foi facilmente o melhor na sua classe no que toca á economia de combustÃvel.
Todos os Renault 25 foram de tracção dianteira, com motores de 4 ou 6 cilindros motores montados longitudinalmente à frente do eixo dianteiro. O R 25 V6 Turbo tinha um desempenho acima da média para a sua classe, sendo um rival a ter em conta quando comparado com algumas versões do Mercedes Classe E e BMW Série 5.
O 25 foi elogiado pelo se conforto de marcha e agilidade (apesar do comportamento algo subvirador das versões V6 Turbo devido á grande descarga de binário gerada por este motor). Uma nova transmissão manual colheu a unanimidade da crÃtica e clientes devido à sua precisão e suavidade. O interior futurista desenhado pelo estilista italiano Marcello Gandini (desenhou os Lamborghini Countach e Diablo) era controverso, mas foi altamente elogiado pelo seu espaço, luminosidade interior e equipamento de alto nÃvel.
O R25 teve nos três primeiros anos de existência alguns problemas de qualidade, com vários problemas electrónicos, assistência que não funcionava de acordo com o produto. Tudo isto contribuiu para deslocar os clientes para as marcas alemãs, tradicionais dominadoras deste segmento de mercado. A chegada à direcção da Renault de Georges Besse e Raymond Lévy, marcou a viragem em termos de qualidade. Apesar de ser demasiado tarde para virar a situação fora de França, o R 25 vendeu muito bem no mercado interno.
Facelift
Um grande facelift em 1988 (nova frente, novos grupos ópticos, materiais interiores, e suspensão dianteira) e a introdução de motores mais potentes possibilitou ao R 25 ter argumentos para fazer face ao surgimento de concorrência doméstica (Peugeot 605 e Citroën XM). A produção do R 25 cessou em 1992 para abrir caminho para o Renault Safrane. Apesar de bons números de vendas, especialmente para as versões gasolina de 4 cilindros, em virtude do mau desempenho no mercado global dos seus diferentes sucessores (Safrane, Avantime, Vel Satis), pode-se dizer que o R 25 pode ter sido o melhor produto da Renault neste segmento de mercado.
R25 no mercado de usados
O R25 teve uma grande procura no mercado de usados na década 1990 em França, em parte graças à boa resistência à corrosão (a primeira num Renault) e da longevidade acima da média de todos os motores 4-cilindros.
Francesa do mercado de especificações
• NÃvel 1: Alimentação direcção, vidros eléctricos frente, e sistema de som opcional. Não lado corpo revestimento ou limpador traseiro-janela. Single-beam faróis.
• NÃvel 2: Power steering, frente vidros eléctricos, 2-falante estéreo, corpo revestimento lateral, traseira e janelas limpador-padrão. 2 x 6 W com sistema de som volante-montado controles (especialmente concebido pela Philips para este modelo) opcional.
• NÃvel 3: dianteiro e traseiro vidros eléctricos, espelhos potência, e 2 x 6 W Philips sistema de som padrão. Viagem computador digital e medidor de combustÃvel nas versões gasolina. Travões anti-bloqueio, ar condicionado, e 4 x 20 W Philips sistema de som com a direcção-roda-montados controlos opcionais.
• NÃvel 4: 4 x 20 W e sistema de som Philips express-up/down do condutor poder janela padrão. Dual-beam faróis.
• NÃvel 5: Ar condicionado, couro interior, travões anti-bloqueio, 7-way poder assentos dianteiros, ajustáveis headrests retaguarda, elm madeira e pastilhas (porta painéis, marchas manÃpulo) padrão.
Motores
(Francês especificações de mercado, salvo indicação. Tudo hp métrica.)
Gasolina Motores
• 2,0 L carbureted 8v I4 103 hp TS (1984-92, acabamentos de nÃvel 1) e GTS (1984-92, caimento nÃvel 2). Velocidade máxima: 190 km / h (118 mph)
• 2,0 L de combustÃvel injectado 8v I4 120 cv (107 com catalisador na exportação versões)
TX (1987-88, remates para o nÃvel 2; 1989-92, caimento nÃvel 3) e TXE (1990-92, caimento nÃvel 4) Velocidade máxima: 195 km / h (122 mph)
• 2,0 L de combustÃvel injectado 12v I4 140 hp TI (1991-92, acabamentos de nÃvel 3) e TXI (1990-92, caimento nÃvel 4) Velocidade máxima: 205 km / h (128 mph)
• 2,2 L de combustÃvel injectado 8v I4 123 hp (110 com catalisador na exportação versões)
GTX (1984-89 em todos os mercados, acabamentos de nÃvel 3; 1990-92 apenas para exportação, do caimento nÃvel 4) Velocidade máxima: 195 km / h (122 mph)
• 2,7 L de combustÃvel injectado 12v V6 144 hp V6 de injecção (1984-88, caimento nÃvel 4) Velocidade máxima: 201 km / h (126 mph)
• 2,8 L de combustÃvel injectado 12v V6 160 hp (153 com catalisador após 1990)
TX-V6 (1991-92, acabamentos de nÃvel 3), V6 de injecção (1989-92, caimento nÃvel 4), e Baccara (1989-92, caimento nÃvel 5) Velocidade máxima: 210 km / h (131 mph)
• 2,5 L de combustÃvel injectado 12v V6 Turbo 182 hp V6 Turbo (1985-90, nÃvel 4, com acabamentos em modelos especÃficos volante, jantes, grelha e até 1989). Velocidade máxima: 225 km / h (140 mph)
• 2,5 L de combustÃvel injectado 12v V6 Turbo 205 hp V6 Turbo (1990-92, caimento nÃvel 4) e V6 Turbo Baccara (1990-92, caimento nÃvel 5) Velocidade máxima: 230 km / h (143 mph)
Motores diesel
• 2,1 L 8V I4 65 hp TD (1984-88, acabamentos de nÃvel 1) e GTD (1984-92, caimento nÃvel 2) Velocidade máxima: 155 km / h (96 mph)
• 2,1 L 8V I4 88 cv Turbo-D (1984-92, caimento nÃvel 3) e Turbo-DX (1984-92, caimento nÃvel 4, excepto express-up/down nenhuma janela do motorista antes de 1989) Velocidade máxima: 172 km / h (107 mph)