Autor Tópico: RENAULT 14 - HISTORIA  (Lida 2885 vezes)

Offline laguna1994

  • 1.2 TCe
  • *
  • Localidade: guarulhos - são paulo - brasil
  • Mensagens: 319
RENAULT 14 - HISTORIA
« em: 29 de Outubro de 2009, 20:47 pm »
Renault 14

O Renault 14 foi uma pequena família carro produzido pelo fabricante francês Renault entre 1976 e 1983.

Caracterizando a roda dianteira unidade, o R14 foi desenvolvido como um concorrente no segmento dos pequenos familiares carro, que havia sido aberto pela Volkswagen Golf. Inicialmente, os 14 estava disponível em L e TL caimento níveis, com um 1.2 L único overhead camshaft motor proveniente da Peugeot. O desenho foi geralmente bem elaborada e prática com um espaço interior grande ponto de venda.

Coisas que saia de um mau começo com uma desastrosa campanha publicitária que, comparado a 14 para o formato de uma pêra. Uma visualização em Paris' Centro Pompidou como uma carroçaria nua ela fez pouco para ganhar clientes. O carro seria mais tarde uma reputação de corrosão prematura organismo que viram os 14 a ser montada como a "pêra podre" pelo automobilismo prima. Em França, "La poire" (literalmente: "a pêra") ainda se refere ao 14.

Renault depois tentou melhorar o carro do recurso interposto por ele com melhor equipamento relançamento níveis, mas o dano foi feito e executar a produção durante 1983 terminou com cerca de um milhão de unidades vendidas ao longo de um período de pouco menos de sete anos. O 14 é agora uma visão rara nas estradas da Europa, mesmo no seu país natal, a França, onde eles têm tendência a durar mais tempo do que noutras regiões, sobretudo devido à fácil disponibilidade partes através da extensa rede de concessionários.

Seus sucessores conjunta, a 9 / 11 apareceu em 1982 e no início dos anos 1983, respectivamente.

Cronograma

• 1976 - R14 lançado, com motor de 1,2 litro em todos os modelos.
• 1979 - TS especificação lançado com motor de 1,2 litro. L R14 e R14 TL rebadged R14 e R14 GTL.
• 1980 - Novo motor de 1,4 litro para o R14 TS e novo LS especificação.
• 1982 - GTL especificação dar um novo motor de 1,4 litro (diferente da unidade de 1.4 na TS e LS).
• 1983 - Produção do R14 termina, o carro é substituída pela Renault 9 / 11






A força da sua inveja, é a velocidade do meu sucesso e a certeza da minha Vitória!!!

Offline Artur

  • Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Mensagens: 16086
Re: RENAULT 14 - HISTORIA
« Responder #1 em: 29 de Outubro de 2009, 20:53 pm »
ja há por aqui alguns que nunca cheguei a ver ao vivo ....

MRC

  • Visitante
Re: RENAULT 14 - HISTORIA
« Responder #2 em: 29 de Outubro de 2009, 20:57 pm »
A única parceria com a PSA, deu neste fiasco, muito pelo mau design, má publicidade e carroçaria muito sensível à corrosão. De motores até era bom, segundo tenho lido.

Pessoalmente nunca vi nenhum ao vivo. O que valeu é que não conseguiu manchar a reputação da Renault, uma vez que o 9 e o 11 conseguiram vingar muito bem em todo o mundo. Eu que o diga, sempre me atraíram estes dois últimos, especialmente o 11!  :grin: :cool: