A Ameaça de Carlos GhosnÉ certo que por estes dias, a Renault anda a pensar o seu futuro na Formula 1, e tem várias ideias na mesa. Ou compra uma equipa e volta a estar por lá de corpo inteiro, ou poderá até abandonar de vez a competição e concentrar-se na Formula E, por exemplo. A conclusão a que chegaram os comandados de Carlos Ghosn é que as coisas, tal como estão, já não compensam, e ele disse isto esta quarta-feira, no Salão de Frankfurt. "Em 2009, Honda, BMW e Toyota deixaram a Formula 1", começou por afirmar. "Nós mesmos hesitamos. Ficamos por lealdade e porque o nome Renault está associado com a história da Formula 1. Temos dito claramente às autoridades da Formula 1 que não queremos ser mais meros fornecedores de motores", avisou. "Uma coisa é certa, não somos mais capazes de tolerar com a situação atual: quando ganhamos, é a equipa que vence; quando perdemos, é culpa do fabricante do motor. Nós começamos a sentir que o retorno sobre o investimento é demasiado fraco para um fornecedor de motores. O nosso nome nunca é mencionado quando ganhamos. Então, com o novo motor, as equipes que fornecemos têm apontando os seus dedos para nós. Se isso é justo ou não? Essa não é a questão. É um desporto. É uma questão de comportamento desportivo. E neste tipo de desporto onde o trabalho é um esforço conjunto. Vencemos juntos e perdemos juntos ", concluiu. Estas declarações podem ser entendidas desta forma: a Renault não fornecerá mais motores à Red Bull e esta provavelmente cairá nas mãos da Ferrari, pois a Mercedes não fornecerá motores a eles por veto de Toto Wolff, mesmo quando se sabe que já havia um acordo entre Bernie Ecclestone, Dietrtich Mateschitz e a cúpula da marca de Estugarda, que ficaria à partida com os motores vindos da Lotus. Agora, com esse vento, a probabilidade é que esses motores irão para a Manor, enquanto que Maranello ficará com a equipa de Milton Keynes.Quanto à chance da Renault ficar com a Lotus, apesar de nada ter transparecido nesta conversa de Ghosn, sabe-se que há intenções, mas que as negociações não estão tão adiantadas como muitos pensavam. Aliás, há duas semanas, por alturas de Monza, a realidade era que elas nem sequer tinham começado.Também há outra coisa que se transparece nesta conversa: a Renault só pensa sériamente na ideia de ter uma equipa de Formula 1 se for compensado devidamente. Ou seja, algo semelhante que tem a Ferrari em termos financeiros. E a equipa do losango tem as suas razões: afinal, andam por ali desde 1977, há quase 40 anos, que como equipa, quer como fornecedor de motores. Só são superados, neste momento, por McLaren e Ferrari, e em termos de motores, só a Cosworth está lá há mais tempo. Em suma, é uma bota que a Formula 1 terá de calçar. E há uma equipa em maus lençois por causa deste braço de ferro financeiro... ou se preferirem, também é uma questão de respeito.
"Renault has done a fantastic job in the past," he said,"Supplying us a strong engine, supplying us with the latest technique that I think was required to be competitive when we had the era of blown exhausts."I think there Renault was probably one of the best ones and most advanced."So there's a lot of things that people tend to forget now, that Renault has achieved, but I hope they stay in the sport."
McLaren driver Fernando Alonso also won both his F1 titles with Renault, during its last stint as a factory team in 2005-06.He hopes the deal for Renault to re-acquire Lotus and restart its works operation is completed."It's a very big manufacturer with a lot of history behind Renault in Formula 1, so I think if they stay as an official team or whatever, if they decide this is best for them, I think this is also good for Formula 1," he said."Renault and Formula 1 are quite linked together in the history of this sport, so hopefully they stay."
GP de SingapuraTerceira vitória do ano para Sebastian VettelGrande fim de semana para a Ferrari que dominou por completo o Grande Prémio de Singapura de Fórmula 1. Depois de dar um forte sinal no terceiro treino livre, confirmou depois na qualificação que este fim de semana era dele, e confirmou-o com toda a autoridade na corrida, curiosamente, um Grande Prémio cheio de incidentes. O piloto alemão da Ferrari arrancou da pole position e venceu com toda a autoridade o GP de Singapura, com Daniel Ricciardo a ser segundo e Kimi Raikkonen a completar o pódio. Mesmo com a entrada do safety car em pista por duas vezes nunca Vettel deixou de impor o seu superior andamento, mantendo sempre Daniel Ricciardo e Kimi Raikkonen perfeitamente sob controlo até à bandeirada final. O líder do campeonato, Lewis Hamilton viu a sua margem diminuir já que abandonou no circuito de Marina Bay, com problemas de potência na sua unidade motriz. De qualquer modo, o seu rival na luta pelo título, Nico Rosberg também não ganhou muitos pontos a Hamilton, já que foi apenas quarto, dimuinuindo em 12 pontos a margem para o inglês, colocando-a em 41 pontos. Mesmo tendo a possibilidade de se chegar a Vettel devido aos safety car, Daniel Ricciardo nunca esteve em condições de bater o seu antigo colega de equipa na Red Bull. Kimi Räikkönen foi ao pódio, e andou sempre perto dos dois homens da frente, mas tirando a fase inicial da corrida, nunca lutaram verdadeiramente por posições, pois andaram sempre separados por alguns segundos. Nico Rosberg foi quarto, na frente de Valtteri Bottas, Daniil Kvyat, Sergio Pérez, Max Verstappen, Carlos Sainz e Felipe Nasr, que voltou a pontuar. Classificação 1º Sebastian Vettel Ferrari 2:01.22.1182º Daniel Ricciardo Red Bull Renault a 1.4783º Kimi Räikkönen Ferrari a 17.1544º Nico Rosberg Mercedes a 24.7205º Valtteri Bottas Williams Mercedes a 34.2046º Daniil Kvyat Red Bull Renault a 35.5087º Sergio Pérez Force India Mercedes a 50.8368º Max Verstappen Toro Rosso Renault a 51.4509º Carlos Sainz Jr Toro Rosso Renault a 52.86010º Felipe Nasr Sauber Ferrari a 1:30.04511º Marcus Ericsson Sauber Ferrari a 1:37.50712º Pastor Maldonado Lotus Mercedes a 1:37.71813º Romain Grosjean Lotus Mercedes a 2 Voltas14º Alexander Rossi Manor Marussia Ferrari a 2 Voltas15º Will Stevens Manor Marussia Ferrari a 2 Voltas16º Jenson Button Mclaren Honda Nc17º Fernando Alonso Mclaren Honda Nc18º Lewis Hamilton Mercedes Nc19º Felipe Massa Williams Mercedes Nc20º Nico Hülkenberg Force India Mercedes Nc