Assim que comprei a minha banheira reparei que tinha muitos defeitos de pintura e sabia que tinha de a polir, os defeitos:
- pintura casca de laranja em 3 painéis da esquerda
- capo e mala com muitos riscos
- lateral direita do carro totalmente riscada (tudo riscos superficiais) e cor morta
- tejadilho quase preto de tanta oxidação
Solução? Mandar polir ou comprar o material e fazer eu mesmo. Forreta como sou, claro está, fiz eu.
Devo dizer que se soubesse no que me estava a meter, se calhar não voltava a fazer. No meu caso, polir uma Espace de 4.8m de comprimento, não é pêra doce. O carro nunca mais acaba e para piorar a coisa, o material que usei, reconheço que não é o melhor. Mas, aqui na terra foi o que encontrei. E por 20€ o resultado final considero bom.
Eis o que fiz, apesar de não ter documentado isto com um antes e depois, o resultado final fala por si.
A certa altura devo dizer que temi o pior, sim tive receio de ter estragado a pintura, pois a massa de polir não estava a surtir efeito. Nessa noite nem dormi. Mas, com esforço e calma lá consegui. O meu erro foi nos "painéis casca de laranja" não ter lixado ainda mais para tirar o efeito, mas tive medo de estragar. E quem não sabe, não arrisca.
Enfim, adiante. Não sei se o meu método foi o melhor ou não, mas resultou mais ou menos. Claro que um polimento não tira riscos profundos, esqueçam isso, mas resolve riscos superficiais e de que maneira. Eis os passos que segui:
- lavar cuidadosamente e retirar todo mas todo o tipo de impurezas (o ideal é depois de lavar usar uma daquelas barras azuis, clay bar, não sei o nome em pt). Eu lavei e voltei a lavar
- sequei bem para ver se os paineis estavam mesmo limpos
- lixei com lixa de água 1200 (cuidado com isto!!!) e com 2000. A 1200 foi apenas usada em painéis que estavam mesmo muito mal (tejadilho e os que tinham casca de laranja muito pronunciada), muito cuidado com isto, na duvida usem apenas a 2000 senão podem causar riscos irreversÃveis
- lavei e sequei de novo
- voltei a lixar os paineis que tivessem imperfeições de forma a deixar tudo bem suave e uniforme. Cuidado que isto de lixar é só para tirar uma camada muito pequena de verniz, não exerçam força a mais. É mesmo ao de leve pessoal. Não digam que não avisei
- passo seguinte é aplicar massa de polir fina na polidora, espalhar no painel e regular para uma velocidade baixa. Com calma e com passagens uniformes, ora na vertical, ora na horizontal, acabam por conseguir brilho no painel fosco da lixagem
- depois é lavar de novo e polir com polish. Ora o polish também vai polir como a a massa de polir mas é muito mais suave e praticamente apenas dá lustro à pintura
- lavar de novo e se quiserem apliquem cera, eu não o fiz. Faço na próxima lavagem
E é basicamente isto. Deixarei de seguida o exemplo da mala que poli. Vejam como fica depois de lixar com lixa 2000 e depois de aplicar massa de polir e polish.
Devo dizer que tive de lutar contra o material. Tanto as "boinas" da polidora, como a massa de polir e o polish eram de má qualidade. Era tudo da Roady e digo. Nunca mais. A massa de polir secava logo e só reativava com um spray de água. As boinas acabaram todas comidas e descoladas e o polish poliu, mas pouco. Valeu pela polidora que aguentou horas e horas de trabalho sem parar. 50€ no Ebay espanhol muito bem gastos. Recomendo.
Se voltava a fazer tudo de novo? Não com este material. Se for para polir com material de qualidade superior, aà sim, arrisco, agora com lixo, que é quase isso, não obrigado. Demorei 3 ou 4 vezes mais do que demoraria com melhor material. Mas, vivendo e aprendendo.
Devo dizer que sou um completo amador e este foi o primeiro carro que poli na vida. Não olhem para o que escrevi como tutorial, pensem antes de fazer e aconselhem-se. Eu arrisquei com uns vÃdeos no youtube e lá me safei.
Na dúvida paguem a um profissional.
Ficam então as imagens da carrinha polida que estão também no tópico do meu diário de bordo.
Já agora o capô depois de polido:
A minha miúda a divertir-se com o efeito espelho do capô
Acreditem, estava uma miséria.