Será assim? está alguém a inventar historias? ou será que já vimos uns filmes destes em qualquer lado?
Vão ficar espantados com alguns dos truques que as oficinas estão a utilizar mais burlar os seus clientes, de forma que eles nem sequer reparem.
A Deco arranjou uns carritos à maneira e fez as seguintes alterações: em veÃculos a diesel desapertou o tubo que liga o turbo ao intercooler (tubo desapertado), nos de gasolina eliminou a folga da vela do 1º cilindro, para além disso colocou um fusÃvel fundido para que o motor do limpa pára-brisas não funcionasse.
Ora vamos lá ver como é que muitas das oficinas resolveram o problema
Desde já vos digo que os valores de oficina para oficina vão de 19 euros (aceitável) a 880 euros (uma maravilha)
A FEU VERT no Sintra retail park pediu 880 euros para reparar o turbo porque este tinha de ser substituÃdo (era só apertar uma abraçadeira!)
A GAMOBAR (PEUGEOT) exigiu o pagamento de 617 euros por uma válvula egr, que tinha de ser substituÃda (eu dizia onde te punha a válvula)
A PRECISION (em Benfica) pedia 650 euros (deveria ser para o jantar de Natal na marisqueira do bairro)
A PRECISION (no Cacém) pediu 191 euros, usou o fusÃvel suplente do cliente (que estava no carro), recebeu por um novo e afirmou ter reparado a cablagem do limpa vidros traseiro.
Este serviço não foi feito nem era necessário, mas esta operação serviu para elevar o tempo de mão-de-obra
A MIDAS (CENTRO COMERCIAL COLOMBO) apresentou uma factura de 250 euros, substituição da bobine da ignição que, na verdade, não estava avariada
A MIDAS (na Av cidade do Porto em LISBOA), apesar de ter colocado o tubo no sitio, como aquilo era uma coisa pequena, aproveitou para fazer uma revisão ao carro, com mudança de óleo e filtro, bem como o filtro de ar, para além do carro ter mudado o óleo há 2 meses e com 1.000km.
“MAS ALGUÉM MANDOU FAZER UMA REVISÃO AO CARRO COM MUDANÇA DE ÓLEO, FILTRO E COMPANHIA?
A AUTO JAMOR (Carnaxide) substituiu também a bobine da ignição, que não estava avariada e cobrou 95 euros pela peça.
A BOSCH CAR SERVICE (Amadora) e a PRECISION (Cacém) indicaram ter reparado os cabos do sistema eléctrico, quando, na prática, apenas substituÃram o fusÃvel.
Na PRECISION serviu para justificar as mais de 3 horas de mão-de-obra cobradas.
A ROADY (Valongo) apresenta na factura um tubo de borracha, mas o mesmo não foi substituÃdo.
Mais: a nosso pedido, devolveram-nos um tubo que não pertencia à viatura, o que revela um comportamento inadmissÃvel.
É lamentável que estas e outras oficinas tenham revelado uma atitude desonesta para com o consumidor
Aqui ficam 8 dicas à prova de abusos
1º Peça um orçamento escrito
2º Informe-se sobre o procedimento: qualquer reparação ou substituição não previstas só podem ser feitas com o seu consentimento
3º Quando for buscar o carro: verifique na presença de um técnico se existe algum problema na viatura visÃvel, em caso afirmativo, peça a sua correcção imediata, ANTES DE PAGAR.
4º Pergunte o que foi reparado: peça uma factura descriminada, serve como prova para poder reclamar
5º Quando há peças substituÃdas: o reparador tem de devolver as velhas ao cliente, se este as quiser.
6º Se detectar cobranças de peças não substituÃdas ou trabalhos não realizados, apresente queixa na ASAE (não vale a pena porque funciona mal) ou no livro de reclamações (é a mesma coisa).
7º Caso o problema se mantenha após a reparação, envie uma carta registada com aviso de recepção e exija a correcta reparação.
8º Em caso de conflito poderá sempre recorrer aos Julgados de Paz, uma vez que a sua decisão é tão valida como a de um juiz num tribunal