Renault Avantime O Renault Avantime foi um monovolume-coupé comercializado pela Renault (embora, de facto, projectado e construÃdo pela Matra) entre 2001 e 2003. Por causa do seu desenho inovador e radical, pode-se considerar que foi um autêntico flop de vendas. A sua produção viria a ser interrompida 2 anos após o lançamento.
O Avantime foi concebido e desenvolvido pela Matra, a quem foi dada a oportunidade de conceber um novo segmento para a Renault em troca da transferência da concepção e produção do Renault Espace para a Renault. A ideia base do desenho de Patrick Le Quement destinava-se a oferecer o luxo e exclusividade de um coupé com o estilo e flexibilidade de um MPV de base Espace.
Apareceu pela primeira vez em 1999, como protótipo no Salão Auto de Genebra. No entanto, levou mais dois anos para passar à produção, em parte como resultado do trabalho necessário para chegar a um bom compromisso de segurança devido à sua estrutura sem pilar B (central).
O nome deriva da junção da palavra francesa "Avant" (à frente), e da palavra inglesa "Time" (tempo), dando assim a entender que era um conceito à frente do seu tempo." Deve ser pronunciado metade em francês e a outra em inglês.
O carro tinha apenas 2 portas muito grandes para permitir fácil acesso aos dois bancos traseiros, e dobradiças originais que permitiam a sua abertura em locais estreitos como parques de estacionamento.
Inicialmente equipado com um motor Renault 3.0L V6, 250 cv (186 kW) e cabeça de 24 válvulas, acoplado a uma transmissão de 6 velocidades.
Nos primeiros anos do século XXI, apesar de outros modelos Renault possuÃrem um design ambicioso, casos do Mégane II e do Laguna II, as vendas do Avantime vendas foram extremamente pobres (a não sair de 2 dÃgitos em muitos paÃses). Também não ajudou o facto do Vel Satis, ter sido lançado quase ao mesmo tempo.
A Matra, face aos prejuÃzos com o projecto Avantime, decidiu cessar a produção de automóveis em 2003 e a Renault optou por interromper a produção do modelo ao invés de a deslocar para outro paÃs
Apenas 8.545 foram construÃdos entre 2001 e 2003.