O Renault 5 é um supermini produzida pela automobilística francesa Renault em duas gerações entre 1972 e 1996. Ele foi vendido em os E.U. marca Le carro na década de 1970 e 1980.
Primeira geração (1972-1984)
O Renault 5 foi introduzido em Janeiro de 1972. Renault Foi a primeira incursão na supermini mercado, e sua característica mais proeminente era o seu estilo de Michel Boue (que morreu antes de o carro da libertação), que incluía uma forte inclinação hatchback traseiro e frontal fáscia. Boue tinha solicitado a lanterna para ir toda a maneira acima do pára-choques para o C-pilar, na moda da Volvo V70 muito mais tarde, mas esta não era para ser. As luzes se manteve a um nível mais convencionais.
Por debaixo da pele, é emprestado pesadamente da Renault 4, usando um motor montado longitudinalmente-motriz as rodas dianteiras com barras de torção suspensão. OHV motores foram emprestados da Renault 4, Renault 8 e Renault 12, e variou de 850 a 1400 cc.
Early R5s utilizado um painel idiossincrásica-gearshift montado na verdade estilo francês, mas este foi posteriormente abandonada em favor de um piso montado passador. A outra característica era o porta alças, que foram formadas a partir de um simples corte-out no painel da porta e B-pilar. Outras versões do primeiro carro da Renault 5 Alpina incluída (Gordini no Reino Unido), Alpina / Gordini Turbo, e uma versão quatro portas sedan foi chamado a Renault 7 e construído pela FASA-Renault de Espanha.
O carro da Renault, que foi concebido exclusivamente para o mercado norte-americano e vendidas pela American Motors viu a sua introdução retardada até 1976 devido à elevada procura na Europa. A escolha do nome foi muito ridicularizada entre francófonos, na medida em que significa literalmente "o treinador". Os E.U. versão caracterizado um motor 1297cc que produziu 55hp, eo traço montado artes mudança foi substituído por um piso mais convencionais montados unidade. Vendas continuou através de 1984.
Houve também um grande sucesso rallying versão, desenvolvido de acordo com o Grupo 4 (Grupo B posterior regulamentação. Foi nomeado como o Renault 5 Turbo, mas que seja em meados de motor e roda traseira de carro, suportaram pouca semelhança com o técnico-estrada indo versão . A forma ea aparência geral da 5 foi mantida usando a mesma luz, e curiosamente, ele só painéis porta partilhada no que diz respeito ao corpo. Motivados por Jean Ragnotti, este carro ganhou o Rali Monte Carlo para a sua primeira corrida na World Rally Championship .
O original Renault 5 continuou a ser construída no Irã por Pars Khodro, como o Sepand. Em 2002, o Sepand foi substituído pelo PK, um carro que adoptou um estilo que lembra da segunda geração, mas continuam usando-a ligeiramente modificado original carroçaria. Image: PK-ParsKhodro.jpg
Em Agosto de 2006, um inquérito realizado pela revista Auto Express automobilismo revelaram que apenas 317 dos 216.699 pré-1984 Renault 5s registada no Reino Unido estavam ainda na estrada.
Motores
• 0,8 L (845 cc) 8-valve I4; 36 cv (26 kW), velocidade máxima: 120 km / h
• 1,1 L (1108 cc) 8-valve I4; 45 cv (33 kW), velocidade máxima: 135 km / h
• 1,3 L (1289 cc) 8-valve I4; 55 cv (40 kW), velocidade máxima: 140 km / h (automático)
• 1,3 L (1289 cc) 8-valve I4; 64 cv (46 kW), velocidade máxima: 151 km / h
• 1,4 L (1397 cc) 8 válvulas I4, 63 cv (46 kW), velocidade máxima: 142 km / h (automático)
• 1,4 L (1397 cc) 8-valve I4; 93 cv (67 kW), velocidade máxima: 175 km / h, 0-100 km / h: 8,9 s
• 1,4 L (1397 cc) turbo 8 válvulas I4; 110 cv (81 kW), velocidade máxima: 185 km / h, 0-100 km / h: 9,1 s
• 1,4 L (1397 cc) turbo 8 válvulas I4; 160 cv (118 kW), velocidade máxima: 201 km / h, 0-100 km / h: 6,9 s
Segunda geração (1985-1996)
A segunda geração Renault 5, muitas vezes referido como o Supercinq ou Superfive, apareceu em 1985. Apesar de a carroçaria foi completamente novo (o que foi baseada na plataforma do Renault 9 / 11), o clássico 5 styling retoques foram deixados intactos, e foi desenhado por Marcello Gandini. A maior alteração foi a adoção de um montado transversalmente-motopropulsoras tomadas directamente a partir do 9 º e 11 º, acrescido de uma suspensão menos sofisticado design, que utilizou MacPherson Struts.
A segunda geração R5 também gerou um painel van versão, conhecida como a Renault (Extra No Reino Unido / Irlanda), a Renault Express (França, Espanha, Portugal, Itália) ou como o Renault Rápida (principalmente na Alemanha falado países como Alemanha, Áustria ), que se destinava a substituir a R4 F6 que haviam cessado a produção em 1986.
Um "hot hatch" versão, o GT Turbo, foi um carro amado do rapaz através de pilotos de 1980 e 90. Sporting 115PS (85 kW/113 hp) na Fase 1, a Fase 2 GT Turbo 5 potência extra, mais tarde trazidos para a mesa, uma ligeira alteração binário banda e maior confiabilidade. Vindo de um simples motor de 1397 cc OHV, esta foi considerada uma grande façanha. Devido às rigorosas exigências de emissão de certos países europeus, o GT Turbo não estava disponível em todos os lugares. Devido a esta decisão sobre a utilização da Renault naturalmente aspirados de 1,7 litros da Renault 19, que utilizaram combustível injecção multiponto. Sob o nome GTE, é produzido 95PS (70 kW/94 PS). Embora não tenha sido tão rápido como o modelo turbo, é caracterizado exatamente a mesma aparência exterior e interior, bem como uma configuração idêntica suspensão e freios.
O modelo foi começando a mostrar sua idade até 1990, quando foi efetivamente substituído pelo mais moderno e mais bem construído Clio, que foi um sucesso instantâneo de vendas em toda a Europa. Produção do R5 foi transferida para a fábrica na Eslovénia Revoz quando o Clio foi lançado, e manteve-se à venda como um orçamento escolha até o carro tem 24 anos de produção executar finalmente chegou ao fim em 1996.
Cronologia
• janeiro 1972: Introdução do Renault 5 em L e TL formas. Ambos os modelos tinham retaguarda puxar alças, um banco traseiros rebatíveis, cinza, pára-choques, dianteiro encerrar janelas, e um painel de instrumentos-montada alavanca de mudança. O TL foi melhor equipado, e tinha uma vaidade espelho para o banco da frente passageiro, três cinzeiros (um na porta do condutor armrest e dois na traseira), dois assentos reclináveis frente, em vez de um banco corrido, frente puxar pegas, e três Arrumação bolsos.
• 1973: engrenagem movida alavanca do painel no chão, entre os assentos dianteiros. TL ganhos aquecida janela traseira.
• 1974: Introdução do R5 LS, mesmo que R5 TL, mais palavra-montada alavanca de mudança, elegantes rodas, iodo H4 faróis, pára anilhas elétrico, totalmente alcatifados andar à frente dos bancos da frente, traseira alcatifados parcela prateleira, electrónica rev counter , totalizador diário, duas velocidades sistema de ventilação, iluminadas com ashtry isqueiro.
• Março de 1975: R5 LS renomeados R5 TS. O TS tinha todas as características da anterior LS, mais novos assentos dianteiros com apoios de cabeça integrados, preto, pára-choques, painel iluminado aquecedor, spoiler dianteiro, limpador traseiro, relógio, abrindo trimestre luzes traseiras e reverter luzes.
• Fevereiro de 1976: Introdução do R5 GTL. Tinha o motor 1289cc do R5 TS (embora com a potência reduzida para 42bhp), a especificação dos equipamentos R5 TL lado mais cinzento protecção tiras e algumas funcionalidades do R5 TS como o estilo roda jantes, invertendo luzes, isqueiro , iluminado painel aquecedor, vidro elétrico arruelas.
• 1977: Introdução do R5 Alpine, semelhante a R5 TS plus 1397cc motor e 5 velocidades.
• 1977: R5 GTL recebe abertura traseira trimestre luzes.
• 1977: R5 L recebe novo motor de 845cc.
• 1978: Introdução do R5 automáticas, semelhantes às R5 GTL, mas com 1289cc (55bhp) motor, 3-velocidade transmissão automática, teto de vinil e assentos frente de TS.
• 1980: 5 portas TL, GTL e Automática modelos chegam.
• 1982: Introdução do R5 TX.
• 1985: Introdução da segunda geração Renault 5 3 portas bicorpo intervalo na TC, TL, GTL, Automático, TS e formas TSE. A entrada de nível TC teve o motor de 956cc (nominal em 42bhp), enquanto o TL teve o motor de 1108cc (nominal em 47bhp), e do GTL, Automático, TS e TSE tinha o motor 1397cc (nominal em 60bhp para o GTL, 68bhp para o automático, e 72bhp para o TS e TSE). O TC e TL tinha um 4 velocidades, enquanto que o GTL, TS e TSE tinha um 5 velocidades (que era opcional no CT), e as automáticas tinha uma velocidade de 3 caixa de velocidades automática.