eu mandei aquele tipo de resposta porque vi que, tal como eu, não és nenhum intendido na matéria. estava a ver se tomavas a iniciativa de pesquisar mas está dificil.
eu pouco percebo, mas vou escrever pelo que leio pela internet.
existem essencialmente 2 tipos de turbo: de geometria fixa e variável.
o de geometria fixa penso que apenas dá para afinar a pressão máxima através da wastgate.
o de geometria variável podes afinar a pressão máxima bem como a abertura da geometria sendo que esta ultima pode ser controlada electronicamente ou por vácuo.
sendo o teu turbo o kp35 é de geometria fixa logo só afinas a pressão máxima.
agora vem a principal questão. a queima de combustÃvel é feita por "razões" ou seja para um trabalhar correto precisas de X partes de gasóleo para Y partes de ar. ora se aumentares à pressão do turbo vais aumentar a entrada de ar para o motor mas o gasóleo (que é o combustÃvel) continua a ser o mesmo.
por isso é que quando se mexe no turbo ajusta-se a electrónica (centralina) para compensar a maior necessidade de combustÃvel.
agora cuidados a ter... no teu caso seria em primeiro lugar colocar um intercooler para potenciar os resultados. se gostares de fazer muitos quilómetros a fundo aconselharia a remover o catalisador, se deres uma utilização "normal" eu deixava ficar. revisões sempre a tempo e horas, óleo do bom, não abusar com o carro frio, o normal...
sinceramente, como és de relativamente perto do Porto vai ao parceiro do fórum. esses motores são os "meninos" dele
http://www.renaultpt.com/index.php?topic=8057.0