A tendência dos «restlyings», actualizações para os adeptos dos jogos do tipo «descubra as diferenças», chegou aquele que é considerado «o carro mais barato do mundo», o Tata Nano. As novidades não são muitas, destacando-se apenas melhorias ao nÃvel da mecânica e reforço do equipamento, com o objectivo de aumentar as vendas de um modelo que está longe de convencer.
A grande actualização foi mesmo para o pequeno motor de 624cc, com a Tata a anunciar
um aumento de potência na ordem dos 3cv, dos 35 para os 38cv e melhoria do binário máximo, dos 48 para os 51 Nm . Mais importante são os consumos anunciados: 4 litros aos cem.
As suspensões e o sistema de travagem também foram revistos, com a introdução de uma barra anti-rolamento à frente, melhor assistência à travagem e a melhorias na direcção, agora menos dura.
Na gama 2012, o Nano estaá disponÃvel com três nÃveis de equipamento – standard, CX e LX -, sendo que o base inclui, de série, espelho retrovisor do lado do condutor e banco traseiro reclinável. No nÃvel de equipamento intermédio, destaque para os encostos de cabeça traseiros, opção de ar condicionado, chapeleira da mala, tampões para as rodas e espelhos de condutor e passageiro reclináveis.
Na versão topo de gama, além de fecho central das portas, nota para a inclusão de puxadores das portas para não ter que abrir a janela para fechar a porta, vidros eléctricos à frente, conta-quilómetros digital, aileron traseiro, entre outros.
Desde que foi lançado em 2009, o Tata Nano «luta» para conquistar as preferências dos consumidores indianos. A verdade é que a Tata esperava vender 25 mil unidades por mês, mas, em Setembro, comercializou apenas 1.200 unidades. Os preços do Tata Nano 2012 arrancam nos 1.40 lakhs, algo como 1.980 euros.