É suposto ser um comercial? Porquê o nome diferente?
O facto dos pára-choques não pararem choques dá graças.
São desenhados com base em materiais resistentes e deformáveis que permite absorver e dissiparem a maior quantidade de energia possÃvel num curto espaço de tempo para proteger a integridade do habitáculo e ocupantes.
Para parar são os travões e pneus
Sent from my ASUS_X017DA using Tapatalk
Certo, o desenho dos mesmos mudou muito ao longo do tempo devido às alterações necessárias para a correta dissipação de energia.
Mas as alterações devido à componente estética também tiveram parte importante. E o meu comentário ia mais neste sentido.
Atualmente, o desenho da parte frontal dos carros não é amigo de pequenos toques que possam ocorrer no dia a dia, e que infelizmente são comuns em coisas tão simples como manobras de estacionamento.
Basta olhar para a evolução de um modelo Renault: vamos escolher o Megane, começando no II que foi o primeiro a ter 5 estrelas no EuroNcap.
No Megane II tinhas um parachoques frontal que, em caso de um pequeno embate, ficava marcado mas nada que chateasse muito.
No Megane III essa área diminuiu, mas ainda lá estava.
No Megane IV, ao dar (ou receber) um toque, praticamente estás logo a tocar com o farol, não com o parachoques. Talisman idem, já presenciei um descuido de um a estacionar, e com um pequeno toque partiu logo a parte do DRL.
O meu Megane II recentemente levou uma pancada enquanto estava estacionado, e foi encostado a uma parede. Fiquei com uma marca ligeira na traseira, e uma raspadela considerável no canto à frente. No entanto a optica continua lá, se fosse no IV duvido muito.