Alguns filtros, não sei se é o caso, na base tem um purgador, que serve para se retirar a agua que acumula no filtro.
A agua é um dos maiores inimigos dos injectores.
Pouco importa se o gasóleo é do xpto ou do simples, se os teores de humidade forem elevados, não há aditivo que o salve.
Pois, mas a marca recomenda revisões de x em x tempo em condições "normais" , ora o normal deles são uma condições muito especificas quase laboratoriais, tudo controlado quase ao milÃmetro. Por isso o mais prudente é encurtar o intervalo de revisões. Se fosse condução em cidade, então seria de reduzir para metade do tempo/km recomendado pela marca.
Depois há que ter em conta o seguinte, o gasóleo é dos combustÃveis mais sujos que pode haver, para mais agora com a obrigatoriedade de terem uma percentagem de biodisel. O que se não forem tomadas as devidas medidas para garantir a qualidade do combustivel, esta percentagem de biodiesel pode começar a ganhar bactérias que depois fazem uma nanha boa para entupir tudo e mais alguma coisa, se juntarmos a humidade excessiva, temos o cocktail perfeito.
Não é só ter em em conta o tipo de combustÃvel que se põe, mas também o sitio onde se coloca, se é uma bomba muito movimentada (grande quantidade de partÃculas em suspensão) ou se é pouco movimenta (não há tanto risco de de existir partÃculas em suspensão, mas aumenta o risco de humidade elevada).
Como não conseguimos ter controlo na qualidade do combustÃvel devemos tomar mais atenção ao que protege o motor, neste caso o filtro de gasóleo. Sempre que possÃvel retirar a agua e não poupar filtros nas revisões. Sempre que for possÃvel, observar o filtro velho e aferir a quantidade e tipo de sujidade.