Hora de balanço da "Caixa de Reclamações" da Auto Bild. Que carro trouxe mais razões de queixa aos nossos leitores em 2010? Aqui estão os piores e os melhores da nossa estatÃstica.O primeiro ano após o incentivo ao abate não trouxe a acalmia à nossa "Caixa de Reclamações". Pelo contrário: apesar de em 2009 muitos chassos terem ido parar à s máquinas de prensar das sucatas e de em 2010 terem surgido muitos carros novos nas estradas, recebemos ca. de 1800 queixas a mais do que no ano transacto. Quais foram as maiores queixas? Quantas falhas houve a nÃvel electrónico e quão prestáveis foram as marcas na resolução dos problemas? Nós respondemos à s questões mais importantes:Quais foram os defeitos mais reportados?Claramente a corrosão. Neste ano, a "peste castanha" ocupa o 1.ºlugar na estatÃstica de problemas. Em 2009 ocupava a 6.ª posição. Especialmente problemático é o facto de este fenómeno surgir com frequência em zonas que supostamente tinham sido melhoradas, e onde a corrosão acaba por reaparecer.Os defeitos de electrónica aumentaram?Não. Na estatÃstica do ano 2009, as centralinas foram as peças que mais avariaram. Este ano já nem no top 10 se encontram. Por outro lado, este ano houve mais queixas relacionadas com caixa de transmissão automáticas e manuais do que em 2009, bem como em relação a correntes de distribuição e compressores de ar condicionado.Houve grandes defeitos em série?Felizmente não. Não se perceberam defeitos crónicos tÃpicos de certas marcas ou modelos. A maioria esmagadora dos defeitos estendeu-se a todas as marcas.As marcas aprenderam com os seus erros e reagem de forma prestável em caso de defeito?Claramente, não. Em demasiados casos se verificou que as oficinas rejeitavam liminarmente os pedidos para assumirem parte das despesas ou mesmo aceitar reclamações. As oficinas querem muitas vezes transformar situações que podem ser resolvidas a esse nÃvel com uma pequena atenção em casos de garantia. Nesse caso, as regras passam a ser mais apertadas para o cliente, e quem assume os custos é a marca.Assim funciona a "Caixa de Reclamações":Ao longo de 2010, recebemos ca. de 8800 reclamações através da nossa página de internet. Todos os mails recebidos pela Auto Bild entre 1 de Dezembro de 2009 e 30 de Novembro de 2010 com informações sobre defeitos, marca, modelo, ano de construção e número de chassis foram lidos pela redacção, avaliados e registados numa base de dados. No entanto, para apurarmos quem foi a "Cenoura Dourada"* não nos limitámos simplemente a somar os casos recebidos, já que dessa forma os carros mais vendidos iriam sempre receber o prémio. Para que haja justiça, consideramos o número de defeitos de determinado modelo em relação ao seu número total de vendas nos anos em apreço. Assim, o modelo com o valor mais elevado de defeitos em relação à s unidades vendidas é quem recebe a "Cenoura Dourada". Este ano, "calhou a fava" ao Alfa Romeo 159. A lista das melhores e piores marcas é também elaborada em função dos mails recebidos e da quota de mercado.As "Cenouras dos anos anteriores":2009:1.Peugeot 4072.Volvo V503.Fiat Ulysse 2008:1. VW Eos2. Citroën C83. Peugeot 807 2007:1. Citroën C82. Alfa Romeo 1593. Peugeot 807 2006:1. Peugeot 3072. Mazda 63. VW Touran 2005:1. Mercedes Classe C2. Audi A43. Mercedes Classe A2004:1. Kia Carnival2. Fiat Ducato3. Skoda Octavia 2003:1. Saab 9-52. Seat Alhambra3. Audi TT Os defeitos mais frequentes em 2010 (%):1. Corrosão na carroçaria: 5,632. Caixa de transmissão manual: 3,533. Compressor de ar condicionado: 2,864. Corrente de distribuição: 2,765. Turbo: 2,406. Caixa de transmissão automática: 2,207. Cabeça do motor: 2,108. Bancos: 1,749. Discos de travão: 1,3810. Injectores: 1,38 As 10 melhores marcas em 2010 (menor número de queixas):1. Daihatsu2. Subaru3. Suzuki4. Renault5. Toyota6. Mitsubishi7. Volvo8. Nissan9. Honda10. MercedesAs 10 piores marcas em 2010:1. Alfa Romeo2. Kia3. Mazda4. Chevrolet4. Skoda6. Citroën7. Dacia8. Seat9. VW10. Audi
Prémio "Cenoura Dourada":Ouro - Alfa Romeo 159 Principais defeitos: Erros e avarias de motor. Causa principal: filtro de partÃculas. Um leitor teve de ir 8 vezes à oficina para resolver o problema e viu-se obrigado a fazer frequentemente a "regeneração" do filtro, devido ao facto de andar muito em cidade. Corrente de distribuição. Supostamente, deveria durar a vida do carro. Um leitor teve de trocá-la após 45.000 km num 2.2 JTS. Prata - BMW Z4Principais defeitos:Direcção assistida eléctrica: funcionamento aleatório. Quanto maior for a temperatura exterior, mais o fenómeno se acentua. Houve mesmo casos de perda total de assistência na direcção. Capota: posição do motor de comando hidráulico faz com que acumule água, levando a corrosão e à avaria total do sistema, obrigando à desmontagem total da peça. Oficina mostra-se pouco cooperante na resolução do problema. Bronze - Ford S-MaxPrincipais defeitos:Pintura extremamente sensÃvel. Basta deixar cair o capot meio aberto para o verniz estalar. Literalmente. Ford escuda-se no livro de instruções, dizendo que a altura máxima a que se pode deixar cair o capot são 30 cm. Mas a pintura também estala abaixo disso, mesmo usando de grande cuidado. Desembaciador do pára-brisas. Falhas frequentes, obrigando a trocar o vidro por inteiro. Posição da Ford pouco clara. Latão - todas as marcasQuando se pensava que esse problema já não existia, verifica-se que são cada vez mais frequentes os casos de corrosão, e um pouco em todas as marcas. Daà este ano haver excepcionalmente esta categoria como forma de protesto contra todos os construtores. Os casos mais frequentes são em carros com 5 a 10 anos. Exemplos: um Mercedes E de 2004 ou um Mazda 6 de 2003. No entanto, também há casos em carros mais recentes, como um Ford C-Max de 2006. Outros perdedores:Opel Signum (bomba do combustÃvel na versão 2.2i a gasolina; válvulas nos canais da admissão no 1.9 CDTI) Mazda 6 (intercoolers e injectores no 2.0 CD; corrosão) VW Touareg (avarias no motor, especialmente o 2.5 R5 TDI) Kia Cee'd (problemas nas válvulas da versão a gás) VW Scirocco (bomba de água no 1.4 TSI) VW Eos (infiltrações de água na capota) Fiat Doblò (problemas de motor no 1.6 Diesel) Vencedores 2010:Skoda Yeti Toyota Yaris Verso BMW X1 Mitsubishi Pajero Mercedes Classe S Daihatsu Cuore Hyundai i30 Chevrolet Matiz Nissan Qashqai Toyota Auris