os gajos estavam deseperados para vender o carro ou que?
deixa-me adivinhar é um stand na berlenga e é o primeiro carro que vendem em 50 anos?
Não Pedro, foi-me recomendado por um primo que tinha acabado de lá comprar uma Megane, e que tambem lhe tinha sido recomendado por colegas de trabalho.
Na minha opinião, há quem prefira vender mais com uma margem menor e há quem não queira mexer nas suas margens.
No meu caso a frota é só de 3 carros incluindo a GS.
É preciso pedir preços em vários sÃtios e negociar. Eles nunca perdem dinheiro, podem é perder a venda.
não é bem assim . Tentando explicar mais ou menos :
cada concessão , tem X desconto na compra ( a renault )
indo por termos praticos , imagina , a renault dá 12% a concessao na aquisição de um clio ( atenção , exemplo , não são valores reais )
essa mesma concessão , tem autorização para fazer 8% desconto maximo , não pode fazer mais ( a renault não deixa para ser igual para todas as concessões )
depois , o que varia , é os objectivos de venda , que se forem atingidos , terás um valor extra , chamado rappel , que poderá ser usado extra desconto .
Alem disso , depois ha os tempos de pagamento , se for pago de imediato , o desconto extra será X , se for a 30 dias será Y , se for a 60 dias já não terá mais desconto .
Acima destes valores , vamos para viaturas de serviço ( que teem um desconto extra e consoante o numero de vendedores / administrativos na empresa poderão ser pedidos X por ano , teem um desconto maior e um prazo de pagamento mais alargado )
Depois acima disto tudo , temos as frotas , que os descontos variam consoante o apoio Extra que a renault decide dar , tem a ver com historial na marca , numero de viaturas em frota ( renault ou não renault , para angariar mais clientes ) etc .
Concluindo , posso te dizer que já vendi viaturas novas com o mesmo desconto que a renault atribuiu a concessão , apenas para não perder cliente . E dentro da propria marca , há concorrencia e formas de contornar os descontos maximos , apesar da renault dizer que não se pode vender , por exemplo , um clio com mais de 8% de desconto , há formas de o fazer , nem que seja com os descontos extras . As vezes é complicado fazer estas vendas , pois a propria renault para controlar a situação , factura directo ao cliente , facturando depois a concessão uma comissão a renault .
Nunca em caso algum , alguma concessão deixa de vender um carro mesmo com lucro 0 , pois quanto mais não seja , pode contar para o nivel de facturação ( rappel ) e conseguir melhores preços para o ano seguinte . Um carro novo , mesmo sem lucro , nunca deixa prejuizo , pois a garantia é de fabrica , ao contrario de um usado , que se der um problema , tem de existir margem para isso . Aelm disso , parte se sempre do principio , que o cliente vai usar a oficina da concessão , portanto vender carros novos sem lucro , é o que se ve mais por ai hoje .
espero ter conseguido passar os traços gerais