Boas, terás de retirar os pilares onde estão os cintos de segurança e os laterais onde pousa a chapeleira, junto aos vidros traseiros. Aà conseguirás o acesso que falas..Relativamente ao tablier, ele divide-se em dois. A parte de cima é necessário retirar os frisos, e atrás deles, tens parafusos pra tirar. 4 no total.Na lateral, com as portas abertas, tens dois em plástico. AÃ, convém retirares os pilares de plástico porque está a fixar a parte superior do tablier.Retiras a tampa entre o volante e o quadrante. Tens aà mais dois parafusos. E nas grelhas de ventilação para o pára-brisas, tens mais 3.Depois é puxá-lo para o interior para tirá-lo do sÃtio e fazê-lo sair pelo lado do passageiro.E está feito!Se precisares de fotos, avisa, que também se arranja..
Já que vais desmontar, era de valor tirar fotos de todo o processo e fazer um DIY.Pode sempre ser útil a alguém.
Essa chapa está fixada por 4 parafusos (salvo erro, chave 18) e dois bocados de cola.2 dos parafusos estão de lado (salvo erro, na versão de passageiros, é onde está o aperto inferior dos cintos laterais) e para aceder é necessário retirar os forros laterais da bagageira.Os outros 2 estão na parte traseira da chapa. É necessário retirar 2 tampas circulares de plástico para aceder.Tanto os primeiros 2 parafusos, como as tampas estão pintadas à cor da carroçaria.Os dois bocados de cola estão localizados na parte da frente da chapa e colam a chapa ao fundo do carro. Se a chapa nunca foi tirada, vai dar um bocadito de trabalho a descolar.
Desconheço o que a legislação diz em relação ao uso de acrilico. O que te posso dizer do ponto de vista da sua utilização é que é uma grande merd*! Sobretudo com o sol. É mais um "vidro" para se limpar. E se se andar com o vidro aberto ainda é pior! E risca-se muito facilmente. Para além de que, quando o sol está baixo, os reflexos não deixam ver nada.Se não gostas dessa grade, podes usar as com desenho rectangular como se vê nos Clios comerciais importados. Desde que não passe um cubo com 5 cm de aresta é legal.
não sei a lei ao certo mas ainda vou basculhar o disco do pc que berrou, pois ja tive uma ibisa comercial e fiz a alteração tirando o acrilico e colocando do genero do ibisa de 95+/- e tive a carrinha apreendida na altura pela brigada fiscal numa operaçao stop...foi uma carga de problemas mas com umas cunhas e como tinha tudo de origem guardado em casa troquei lá e trouxe o carro...se encontrar os decretos de lei coloco aqui...